Fumaça no respiro

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Fumaça no respiro

Mensagem não lida por dutra s a »

jorgeAP escreveu:Só para finalizar a discussão, em alguns casos é difícil fechar um orçamento sem fazer o desmonte, dá apenas para fazer algumas previsões com base em """SE ISSO"", abrindo e desmontando é que vai ter certeza da troca de peças, de reparo das partes danificadas, EXEMPLO, um teste de trinca em cabeçote pode condenar o cabeçote e MATAR seu orçamento para junta do cabeçote queimada, daí o cliente que não de conhece e desconfia até da própria sombra pode achar mil coisas de vc, ou ainda se não tiver o DH para a compra de um cabeçote pede para montar tudo de novo e guardar o carro.
É muito importante o reparador ter conhecimento, e passar todas as possibilidades ao cliente com uma conversa franca e profissional, daí cabe o cliente decidir o que fazer.
No caso do nosso amigo já deixou abrir, melhor acompanhar de perto só por precaução, e fazer todo o serviço necessário para o motor ficar bom,
PORQUE EM SE TRATANDO DE MONZA, SEMPRE VALE A PENA, NO MEU SEMPRE ACHEI ISSO.
Quando não valer a pena troco o carro, ""e olha que já vai 17 anos ""
tambem concordo jorge , existes reparos que só abrindo e desmontando pra saber , mas dependendo do que se trata como no caso do amigo ai , voce mesmo sabe que se a oficina tem equipamentos adequados pra testes , ele iria saber se realmente precisa abrir em baixo , e nao ja ir desmontanto e afirmando sem ao menos diser se tem certeza segundo testes com aparelhagens , pode ser que seja um bom mecanico ? pode , porque nao ? mas muitas coisasq ue o maigo compartlha e tamo vendo ta entregando algumas atitudes suspeitas , eu mesmo nunca iria colocar um cabeçote em cima de um chao de barro e sim numa bancada por exemplo, se é meu carro vai de mim , mas de cliente é outro criterio ,

suponhamos que o monza do freire ou rafaelo que sao os caras , precise com certeza trocas aneis e nao os pistoes , pergunta pra eles se eles deixam riscar os pistoes pra saber qual é do cilindro retirado pra ver os que eles fazem kkkkkkkkkkkkkkkkk, entao isso se aplica num bom serviço onde quer que seja e com quem for ,

eu mesmo se vou viajar , dou uma olhadas nas velas etc.... eu nao misturo as velas , elas voltam pro mesmo buraco caso nao precise de troca
quando se corta um cabelo , e lá seja a distancia que for , se for de seu agrado sempre , nao importa o preço , voce so vai cortar o cabelo lá rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992

Mensagem não lida por RappeR »

dutra s a escreveu:bom , pra começar eu desejo boa sorte ,

como seu mecanico dignosticou ovalizaçao do cilindro ? ele usou um subito pra isso ?
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

RappeR escreveu:
dutra s a escreveu:bom , pra começar eu desejo boa sorte ,

como seu mecanico dignosticou ovalizaçao do cilindro ? ele usou um subito pra isso ?

Dutra, Obrigado.
Primeiramente eu estou muito com pé atrás por eu não entender muito bem do assunto, não fazer as devidas perguntas criteriosamente, e por ele me responder algumas coisas eu não saber se está correto ou não, resumindo se eu estiver sendo enrolado eu não sei, mas prefiro acreditar que ele esteja sendo honesto e queira me ajudar.

É como eu te falei, da forma que vc vem conversando sobre passar aparelho para verificar tal coisa, verificar folgas, balanceamento, montagem micro milimetricamente entre outras coisas, já passa mais uma certa confiança, mas ele não me falou nada disso. Agora não sei se é porque eu não entendo do assunto e ele acha que vai ser perda de tempo ou se é outra coisa.

Referente a ovalização eu não sei se ele usou súbito, mas só ao passar o dedo deu pra sentir que estava ovalizado 2 cilindros, ele informou que ali não pode ter falha nenhuma. Foi diagnosticado primeiramente por ele, e depois na retifica.

Eu não acompanhei a desmontagem , deixei o carro lá e no outro dia que fui lá já estava todo desmontado e ele foi me falando. Não tenho muito tempo pois trabalho direto, mas teria vontade de acompanhar tudo, infelizmente não da.

Antes de ele desmontar o carro, ele não me disse que ia ter que trocar pistões, apenas anéis, por isso ele marcou os pistões na ordem certa se acaso eu não optasse em trocar.

Quanto as outras perguntas me desculpa mas não sei te responder nenhuma, pois como não entendo não perguntei nada a ele referente a isso. Única coisa que ele me disse é que tudo que precisaria ser trocado ele iria me informar, pois quer ver o carro bom e o cliente satisfeito com o trabalho, ressaltou ainda que precisa mais do cliente do que do dinheiro.

Pois é, fiquei 8 meses assim, mas nunca tinha visto aquele café com leite na tampa e quando vi isso me incomodou bastante e me trouxe medo, parei na hora de andar com o carro e encostei.
O bloco e o cabeçote foi hoje pra retifica. Ele havia me dito que tinha 4 pistões zerados de um Monza la, mas não vai dar pra coloca-los pois ficou com folga nos cilindros, me disse que teria que comprar os pistões novos standard, acho que é isso. Ta correto?

Qual óleo devo colocar após esse serviço? Devo manter o mesmo que eu sempre usava AC DELCO 20W 50?

Ahh.. ele comentou que minha embreagem já era, perguntou se eu queria trocar nova ou recondicionar e gastaria R$140,00 recondicionada e daria pra rodar 2 anos.

Obrigado pela sorte, vou precisar pois fico em cima do muro assim, Deus queira que esteja fazendo um serviço honesto.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

WALDSR escreveu:Essa de deixar para orçamento e qdo volta está td desmontado, é sacanagem.
Aconteceu comigo qdo fui orçar reparo na DH de um importado, qdo cheguei o carro tava desmontado e no elevador, bem lá no alto. Para causar impacto psicológico. E o cara explicando e explicando.., mas no fundo dizendo; "ou faz ou faz..".
A resposta foi, "monta td pq vai para outra oficina, não autorizei nada e sem mais papo". Foi dito e feito.

Se o colega combinou em fazer o serviço, sugiro que ele mesmo compre as peças. Exija que separe as trocadas e tb a embalagem das novas, pois estão em garantia.
Ele disse iria tirar fotos dos pistões novos ou se eu quiser poderia ia la ver no dia pessoalmente antes de ele coloca-los.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

jorgeAP escreveu:Só para finalizar a discussão, em alguns casos é difícil fechar um orçamento sem fazer o desmonte, dá apenas para fazer algumas previsões com base em """SE ISSO"", abrindo e desmontando é que vai ter certeza da troca de peças, de reparo das partes danificadas, EXEMPLO, um teste de trinca em cabeçote pode condenar o cabeçote e MATAR seu orçamento para junta do cabeçote queimada, daí o cliente que não de conhece e desconfia até da própria sombra pode achar mil coisas de vc, ou ainda se não tiver o DH para a compra de um cabeçote pede para montar tudo de novo e guardar o carro.
É muito importante o reparador ter conhecimento, e passar todas as possibilidades ao cliente com uma conversa franca e profissional, daí cabe o cliente decidir o que fazer.
No caso do nosso amigo já deixou abrir, melhor acompanhar de perto só por precaução, e fazer todo o serviço necessário para o motor ficar bom,
PORQUE EM SE TRATANDO DE MONZA, SEMPRE VALE A PENA, NO MEU SEMPRE ACHEI ISSO.
Quando não valer a pena troco o carro, ""e olha que já vai 17 anos ""
Foi justamente o que ele me informou no momento que deixei o carro. Parte de cima ele já tinha me informado que era certeza a junta queimada e plainar. Parte de baixo aneis, mas não sabia que os pistões estavam ruins e os cilindros ovalizados após a desmontagem, foi como ele falou motor é uma caixa de surpresa, você vai desmontando e vai vendo o que tem de errado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jorgeAP »

RappeR escreveu:
Foi justamente o que ele me informou no momento que deixei o carro. Parte de cima ele já tinha me informado que era certeza a junta queimada e plainar. Parte de baixo aneis, mas não sabia que os pistões estavam ruins e os cilindros ovalizados após a desmontagem, foi como ele falou motor é uma caixa de surpresa, você vai desmontando e vai vendo o que tem de errado.

Confia desconfiando, acompanha tudo na medida do possível, e posta aqui os avanços dos trabalhos, não faça economia porca, peças boas a gente reconhece pela marca, pela forma que é embalada. Daí não vai ter surpresa desagradáveis, é carro para muito tempo e como falei ""sempre vale a pena"" estou com o meu a 17 anos.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

nao entre nessa de embreagem recondicionada , é o mesmo que bater martelo em parafuso srsrsr ponha nova

a embreagem possui uns rebites , se tiver muito rente aos rebites , muito rentes mesmo , ai sim aproveita a carona e ponha um kit de embreagem nova , se nao continue usando , mas tem muito que avaliar nisso, a começar se quando voce andava sentia o carro trepidar quando fosse arrancar principalmente em subidas , e se sentia cheiro forte de embreagem e dificuldades de engatar marchas , outra é quando foi colocado e a media do que se anda por dia ate e co quanto ta ate o dia que retirou ela , entao é relativo dizer se deve ser trocado ou nao ja que ta tudo fora ,isso só pessoalmente e vai do criterio do mecanico se ele ta certo ou nao

cara , na net voce acha tudo de como funciona um motor, injeçao etc... retificas como sao feitas , folgas , aqui tambem tem muiiiitos topicos sobre motores se vale a pena retificar ou comprar novo , montagem e desmontagem , testes com fotos videos etc.....é só da uma olhada , pois dependendo de quanto ele ira fechar o orçamento de tudo , no fim , possa ser que voce diga , nossa ! deveria ter botado um motor novo kkkkkk, mas cada um sabe o passo que pode dar e respeito isso,

se a retifica for de muita responsa pra determinar o que seu mecanico afirma , entao procure saber de garantias de m.o / retifica/ peças ..... e vá ate o fim

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

As valvulas lavadinhas de agua.. sabia!

Bom.. vou dar a minha opinião.

ja que desmontou tudo, eu levaria cabeçote, bloco, arvore e bielas pra retífica. E lá, com relógio comparador, deixaria o profissional medir a ovalização (quase certa na minha opinião) dos cilindros.
Se realmente tiver ovalizado, retífica nele (se for pra 025 ou 050)
Se realmente tiver ovalizado, e ele ja tiver pego retífica, eu iria de bloco 0km.

E não aproveitaria nada, nem se o bloco tiver ok e não pegar retífica. Bronzinas, casquilhos, pistões e anéis. Compraria novo.
Vi que vai trocar os pistões, COBRE SEU MECÂNICO para que ele coloque pistões da marca Metal Leve ou KS, as Únicas do brasil com selo ISO 9001 e certificadas pelo INMETRO, corra da da marca Suloy!
Seria interessante dar um passe nas bielas só pra elas ficarem do mesmo peso, bielas fora dos padrões de peso produzem MUITA vibração no motor principalmente frio, e eventualmente podem até fazer o motor bater pistão.

Pensem comigo: bronzinas, casquilhos, pistões e anéis novos, aqui onde eu moro, sairia por 700r mais ou menos. Se os cilindros não tiverem ovalizado, otimo.
Camisas ovalizadas precisaria retificar. Meu bloco custou 120r pra retificar (primeira retifica) + 120r de retifica da arvore + 50r do banho quimico. 290r a mais pra você rodar mais 200 mil kms sem esquentação de cabeça. Isso pq foi a primeira retífica do meu carro. Se teu bloco ja tiver recebido algum trabalho aí recomendo o parcial novo.

Trabalhando com o cenário pior (retifica de bloco) 990r (bloco) + 400r (geral do cabeçote - banho, plaina, troca de retentores e guias) ficaria em 1390 sem o kit de juntas e sem a MO.

Claro, tudo isso que eu to falando seria o pior cenário, o preço pode ser bem menor que isso.
Avaliaria tambem o estado da árvore (vc nao postou foto dela Rapper) e já retificaria se fosse o caso tambem. Bomba de óleo é o coração do carro, e eu, tambem trocaria, como troquei no meu, Mas aí, depende de você e da sua situação e disposição.

Como você não ta acompanhando o trabalho, é fundamental você cobrar marcas de qualidade, e se possivel, peça pra ele guardar as caixas das peças novas.

Em relação ao óleo, olhe esse tpc, dei minha opinião lá: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=33752
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Responder