Bem o mecânico trocou as buchas e munhão porém as duas buchas que comprei sequer entravam no varão, ele ligou onde comprei e mandaram 7 pacotes delas daí foi aberto todos e um buxa de um pacote serviu com folga no varão e outra de outro pacote tbm serviu com folga (com folga pq ele disse que as buchas ñ podem travar o varão), daí ele usou a prensa pra coloca-las no tubo e passou uma lixa no interior delas pra retirar um pouco de material por precaução, lixou o varão e montou tudo. O resultado foi que agora ñ tem mais problema pra entra ré a alavanca ficou mais justa pra engatar marchas porém ainda esta com folga. Ele me disse que eu posso tirar aquele guarda pó embaixo do carro e esquentar um pedaço de mangueira e revestir aquela "bolinha" que fica no final da alavanca a fim de tirar a folga que se dá alí.
Pensei no seguinte...
Remover todo a alavanca de mudança retirando os 4 parafusos dela, mandar agua com desengraxante a base dagua até remover toda a graxa e sugeira depois secar dando acabamento com tinner, por no sol, comprar um pote de graxa BR e engraxar tudo...depois colocar a tal mangueira na bolinha e montar a alavanca no lugar com a ajuda de alguém para encaixa-la enquanto eu olho por baixo pra encaixar a bolinha no setor de controle (CEP.90105685).
Minha duvida é em relação em usar água pra esse fim, poderia danificar algo?
E ná montagem, corro risco de desrregular alguma coisa só por remover o kit alavanca do lugar?
=======================================================================================
Fotos, pçs antigas/gastas, nome das pçs no cepchev:
Uma das desvantagens que considero em auto mecânica é que eles ñ tem a preocupação em limpar bem as pçs antes de montar.
Liame traseiro de mudança de velocidades - Curto

Setor de controle d emudança de marchas

Tubo protetor c/ buxa do liame - Longo

Junta central dos liames (cruzetinha, munhão), reparem que ela ja tinha perdido parte do plástico que a reveste outro detalhe que reparei foi que esta é mais leve que a que comprei.

Buxa do liame de mudanças, aparentemente boas.

Liame dianteiro de mudança de velocidades - Longo (ja lixado)

Aqui o processo de remoção da "cabeça" do rebite que vai no munhão

=======================================
Cheguei em casa e fui trocar a coifa do cambio e a manopla porém me deparei com problemas ñ muito esperados.
Olhem a meleca que ja tinham feito da antiga manopla:
Foi colocado uma bucha rosqueavel e a manopla sequer tinha rosca sem acabamento para encaixe, era simplesmente liza, oca e bem larga por dentro, daí penso eu que algum antigo dono teve a ideia de colocar um pano por dentro pra prende-la, resalto que essa manopla ja estava com problema, ficava sambando e girando.

O cara colocou silicone pra prender a buxa, pensem na canseira pra tira-la dessa superfície travante, só mesmo cortando pra sair:

Já a nova paralela é mais fina e tem saliência pra encaixe.
Outro problema foi a coifa que era do 91 e ñ da certo no meu.
Peguei a grana devolta e fui atrás de um primo que é tapeceiro e ficou de fazer uma pra mim apartir da antiga.
Outro problema foi que perdí a molinha da foto, porém a ré engata normalmente, teria problema em andar sem?
Mola de pressão da mudança da marcha na ré.

É isso pessoal. Vou postar os vídeos com outra resposta.