Cambio - Manutenções, alavanca, buxas, liame etc..

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por WizardMaster »

Bem galera, vou atualizar o tópico.
Bem o mecânico trocou as buchas e munhão porém as duas buchas que comprei sequer entravam no varão, ele ligou onde comprei e mandaram 7 pacotes delas daí foi aberto todos e um buxa de um pacote serviu com folga no varão e outra de outro pacote tbm serviu com folga (com folga pq ele disse que as buchas ñ podem travar o varão), daí ele usou a prensa pra coloca-las no tubo e passou uma lixa no interior delas pra retirar um pouco de material por precaução, lixou o varão e montou tudo. O resultado foi que agora ñ tem mais problema pra entra ré a alavanca ficou mais justa pra engatar marchas porém ainda esta com folga. Ele me disse que eu posso tirar aquele guarda pó embaixo do carro e esquentar um pedaço de mangueira e revestir aquela "bolinha" que fica no final da alavanca a fim de tirar a folga que se dá alí.

Pensei no seguinte...
Remover todo a alavanca de mudança retirando os 4 parafusos dela, mandar agua com desengraxante a base dagua até remover toda a graxa e sugeira depois secar dando acabamento com tinner, por no sol, comprar um pote de graxa BR e engraxar tudo...depois colocar a tal mangueira na bolinha e montar a alavanca no lugar com a ajuda de alguém para encaixa-la enquanto eu olho por baixo pra encaixar a bolinha no setor de controle (CEP.90105685).

Minha duvida é em relação em usar água pra esse fim, poderia danificar algo?
E ná montagem, corro risco de desrregular alguma coisa só por remover o kit alavanca do lugar?
=======================================================================================
Fotos, pçs antigas/gastas, nome das pçs no cepchev:
Uma das desvantagens que considero em auto mecânica é que eles ñ tem a preocupação em limpar bem as pçs antes de montar.
Liame traseiro de mudança de velocidades - Curto
Imagem
Setor de controle d emudança de marchas
Imagem
Tubo protetor c/ buxa do liame - Longo
Imagem
Junta central dos liames (cruzetinha, munhão), reparem que ela ja tinha perdido parte do plástico que a reveste outro detalhe que reparei foi que esta é mais leve que a que comprei.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Buxa do liame de mudanças, aparentemente boas.
Imagem
Imagem
Imagem
Liame dianteiro de mudança de velocidades - Longo (ja lixado)
Imagem
Aqui o processo de remoção da "cabeça" do rebite que vai no munhão
Imagem

=======================================
Cheguei em casa e fui trocar a coifa do cambio e a manopla porém me deparei com problemas ñ muito esperados.

Olhem a meleca que ja tinham feito da antiga manopla:
Foi colocado uma bucha rosqueavel e a manopla sequer tinha rosca sem acabamento para encaixe, era simplesmente liza, oca e bem larga por dentro, daí penso eu que algum antigo dono teve a ideia de colocar um pano por dentro pra prende-la, resalto que essa manopla ja estava com problema, ficava sambando e girando.
Imagem

O cara colocou silicone pra prender a buxa, pensem na canseira pra tira-la dessa superfície travante, só mesmo cortando pra sair:
Imagem
Imagem
Já a nova paralela é mais fina e tem saliência pra encaixe.

Outro problema foi a coifa que era do 91 e ñ da certo no meu.
Peguei a grana devolta e fui atrás de um primo que é tapeceiro e ficou de fazer uma pra mim apartir da antiga.

Outro problema foi que perdí a molinha da foto, porém a ré engata normalmente, teria problema em andar sem?
Mola de pressão da mudança da marcha na ré.
Imagem

É isso pessoal. Vou postar os vídeos com outra resposta.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9179
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por luiz sle »

A mola serve pro botão do engate de ré voltar pro lugar, assim quando você for colocar a primeira, não confundir com a ré. Se ficar sem ela, terá que empurrar o botão para baixo toda vez que for usá-lo.

Quando a bolinha do setor, tem esse pedaço novo pra vender, basta procurar no peça-peças, é barato.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por WizardMaster »

Carlos.
De forma alguma meu amigo!! :smt023

Luiz
Sobre o botão, usei a ré hj várias veses e estava normal sem a mola :smt017
Tem foto da pç e nome pra eu poder procurar aqui?

Abraço
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por WizardMaster »

Pequeno vídeo de como estava o munhão.
http://www.youtube.com/watch?v=oCdSXFwC7CU&feature=plcp
Alavanca do câmbio antes da troca de buchas
http://www.youtube.com/watch?v=ldjpcgNI1fs&feature=plcp
Alavanca do câmbio depois da troca de buchas
http://www.youtube.com/watch?v=oTv57ZQJe_E&feature=plcp
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9179
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por luiz sle »

Cara, ainda está com muita folga. O 86 do meu pai e o meu 88 são mais precisos, há apenas uma pequena folga. Veja como está o desgaste das peças da alavanca, o pessoal do fórum já reproduziu peças substitutas para o carro deles.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por WizardMaster »

Luiz.
Pois é Luiz a diferença que se deu foi só na hora de entrar" marcha pq ainda ta bambo.
Comprei a pç que indicou, foi dificil de encontrar mas o cepchev mais uma vez me ajudou.
Sim eu vi no segundo tópico na segunda pagina que o amigo Marcel Murai refez os pinos. Mas acho que ñ vou mecher nisso tudo, tenho medo de quebrar ou ñ conseguir montar denovo.

Fotos:
Seletor de controle da mudança de marchas (n°90112515 creio ser essa) $28,00
Imagem
Imagem

Graxa SKF pra repor a do cambio = $12,00
Imagem
Chave allen 2,0-1,5-1,0mm pro caso de bater a coragem e remover o pino rosqueado da mudança da marcha ré (nº11064721) = $3,00
Imagem

Bem galera é isso aí, e obrigado Luiz pelas dicas!!

Ainda continuo na duvida se posso jogar agua pra lavar a alavanca inteira e remover a graxa antiga, por favor alguem responda.Tbm pensei em usar agua quente no enchague, abaixo o link do produto que pretendo usar pra limpar e esfregar tudo.
http://www.perol.com.br/default.asp?PG= ... _VIEW&ID=1
Video:
http://www.perol.com.br/videos/f05.asp

Abraços
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9179
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por luiz sle »

Pode lavar a alavanca de marchas, mas depois tem que passar graxa em todas as partes móveis pra evitar desgastes fora do normal.

Se eu fosse você, já desmontava a alavanca e fazia tudo de uma vez, vai tirar pra limpar mesmo, desmontada fica mais fácil, mais limpo e já vê se tem algum desgaste excessivo em alguma peça, é fácil, são só algumas arruelas de pressão, vá tirando fotos antes de desmontar que depois você, se esquecer como montar abre elas no PC, amplie e você consegue montar de novo.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão

Mensagem não lida por WizardMaster »

Certo luiz, meu receio em mandar agua era só pro caso de uma possível ferrugem ou algo parecido, mas como vou secar direitinho e usar graxa creio ñ ter perigo algum.

Stava conversando com um primo e acho que vou pegar os tais pinos que dão folgas e mandar fazer novos sob medida no torneiro.
Foi o que pensei, tirar fotos pra não me perder depois farei um passo a passo postando fotos aqui.

Luiz obrigado pela força meu caro.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Responder