Correia dentada e tensionador - Troca

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Correia dentada e tensionador - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Hj ao fazer a troca de óleo (eu mesmo) retirei a capa protetora das polias do motor e constei uma trepidação na carcaça do esticador, com marcha lenta ele fica normal e ao acelerar e soltar repentinamente ele trepida e a correia dentada na sua parte direita que sobe na vertical (estando eu frente as polias) dá uma tremida de mais ou menos 5cm bem no meio, isso a faz encostar na capa o que provoca um zumbido ñ tão alto.

Levei no novo mecânico aqui perto que agora "cuida do meu carro" e ele me disse que ñ é normal tal vibração na correia e esticador , a correia dentada (contitech) ele me disse que ja poderia troca-la se eu quiser pois está começando a aparecer os "dentes" na parte lisa e o tensor ñ tem aperto só mesmo a troca. Me atentou (apesar de ja estar esperto ali) que como meu monza é muito bem cuidado deveria trocar logo antes que piore e danifique algo mais ou arrebente a correia...e ele tem razão era exatamente o que eu pensava.

Então como eu ñ manjo daquela parte vou comprar as pçs e pagar a mão de obra.

Itens:
Tensor : $110
Correia dentada goodyear: $18. Mas depois de varios maus relatos na net decidi mudar de marca.

Bem, o que mata é o valor do tensor é muito caro. :smt011
Queria que mais uma vez os amigos ajudassem com sua experiência na escolha da marca da correia e tensor (com carcaça)... bem a dentada que estou usando é uma continental mas aparentemente ñ está durando no meu carro sei la.

Bem segue fotos da correia que o mecanico citou estar começando a "expirar", se os amigos preferirem amanha posso gravar um video na câmera mostrando a vibração correia/tensionador assim creio que vai dar p/ verem exatamente o que está acontecendo.

Imagem
Imagem

Obs.: A primeira e ultima troca dessa correia foi feita a uns 6 meses atrás quando foi feita a troca de anéis do motor e tbm trocou-se a do alternador, na época eu ñ anotava nenhuma quilometragem de pçs e líquidos, era tudo feito meio que na opnião do mexãnico "Fulano será que tem que trocar ja?!"...baita ignorãncia aquele tempo.
De uns três meses pra cá venho anotando tudo no exel e fazendo os devidos calculos com data de troca, marca dos itens, valores naquele mês e ano, KM rodados e tudo mais..agora tenho 90% de total controle de acompanhamento de desgaste de pçs e troca correta dos itens

Abraços e vamos nós em mais esta jornada.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Correia dentada e tensionador - Troca

Mensagem não lida por coy »

Dá uma olhada ai no link que vou postar, achei este tensor muito caro
http://www.nafil.com.br/produtos.php?de ... ton=Buscar
com relação a correia a melhor é a gates, mas acho a contitech boa também ja usei uma desta marca que não me deu problema;
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Wizard,

aparentemente a correia está boa. Eu faço a troca com 40.000 km e ou se precisar trocar a bomba antes disso e pelo preço não ser exorbitante.

O Carlos Freire poderá confirmar pq eu não tenho certeza, mas, a 'flambagem/oscilação" da correia pode ser reduzida via movimentação da carcaça da bomba.

O esticador da correia deve ser trocado se estiver fazendo barulho por desgaste, ou batendo o batente ou o rolamento chiando como se tivesse areia.

E o preço do esticador SKF é em torno de 65 reais... fujas das marcas QMS mais baratas.

Aguarde outros comentários mais competentes que o meu.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Me parece que essa correia não foi bem tensionada. A tensão da correia dentada se dá movimentado a bomba d'água e alinhando os furos do tensionador. Esse teste dá para você mesmo fazer, aplicando os procedimentos de troca de correia dentada descrito aqui no fórum em vários tópicos e no manual de reparações do Monza 90.
Então, sem remover a correia, girando a polia do virabrequim no sentido horário, verifique como ficam os furos de referência do tensionador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Sem esquecer de que os furos só deverão estar perfeitamente alinhados qdo se instala uma correia nova.
Com o tempo a correia cede e os furos não se alinham mais perfeitamente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por mk_pontes »

Pessoal, tem como eu mudar o tensionamento da correia dentada do meu monza ? atualmente é feito o tensionamento pela bomba D'agua.
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por WizardMaster »

Coy.
Pois é o preço aqui ta um absurdo. D ependendo vou comprar pela net, obrigado pelo link.
Bem eu estava pensando nesta Gates só ñ sabia se era boa. Contitech dessa vez ñ vou por.

Waldir.
Acho que o mecânico se equivocou ao falar sobre a troca da correia, mas como vou trocar o tensor quero trocar a correia por ñ ser um ítem caro e assim consigo ter o controle de quilometragem dela.

O esticador ñ está fazendo barulho algum só emsmo esse "tremilique" mas como se faz a verificação p/ ter certeza que ñ está chiando rolamento e batente batendo, é só chegando perto com a zoreia mesmo??

Encontrei este SKF mas esquecí o valor vou ligar novamente depois.

Carlos.
Obrigado pelas instruções, final de semana vou tentar fazer o procedimento seguindo o manual de reparo.Só uma pergunta, como girar a polia do virabrequim, acredito que na mão ñ vai dar.

Luiz.
Agora vc me intrigou, então quer dizer que ñ daria certo fazer o procedimento descrito pelo Carlos?

Abraços..
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wizard, ao tirar a polia de acessórios para conferir o ponto da polia dentada com a bomba de óleo, gire o virabrequim com uma chave 17" ou levante a roda dianteira direita, engate a 4ª marcha e gire a roda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder