Teste do Sistema de Partida a Frio

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 242
Registrado em: 09 Fev 2007, 02:56
Cidade: Duque de Caxias
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por leeloy »

Fala galera.

Sempre tive uma dúvida, se a Partida a Frio do meu Monza funcionava ou não, então o que eu fiz... :smt017

Primeiro testei o relê da Partida a Frio (52258733), que procedi da seguinte maneira:

Retirei o Relê da Buzina e coloquei no lugar do relê da Partida a Frio e peguei o relê da Partida a Frio e coloquei no lugar do relê da Buzina, troquei um pelo outro, e se a buzina funcionar depois desta troca teoricamente o relê está ok, pois os dois possuem a mesma numeração 52258733, portanto creio que funcionem da mesma maneira. Depois que troquei e confirmei que o relê estava funcionando nem desfiz a troca, deixei o relê da Partida a Frio no lugar do relê da buzina e vice versa.

Imagem

Depois testei a bomba, retirei os conectores que ficam na bomba do reservatório do limpador do pára-brisa e coloquei na bomba do reservatório da Partida a Frio e acionei a alavanca que aciona o limpador, deixe os limpadores afastados do pára-brisa para não arranharem durante este procedimento, e veja se a bomba está fazendo algum barulho. Este procedimento não estraga a bomba, pois tanto a bomba do reservatório da Partida a Frio quanto a bomba do reservatório do limpador do pára-brisa são os mesmos.

Imagem

Depois fui ver se o sistema estava funcionando automaticamente, me baseando pela informação que obtive que a Partida a Frio só é acionada pelo sistema quando a temperatura ambiente for menor que 17° C, então fiz o seguinte:
Aproveitei que estava fazendo a limpeza no sistema de Arrefecimento então retirei o sensor de temperatura (1) e coloquei dentro de um copo gelado, não fiz a menção da temperatura da água no momento porém estava bastante fria com certeza, só tenha cuidado para não mergulhar o sensor todo e acabar molhando o conector que fica na parte de cima (2).

Imagem

Retire a mangueira que sai da Válvula Solenóide da Marcha-lenta (93213227) e que vai para a injeção (1) e prepare toda a área, pois se tudo ocorrer bem sairá um jato de gasolina, ligue o carro, dê a partida, rapidamente e verifique se a gasolina saiu.

Imagem

Pronto sistema conferido :smt023 e aqui está Ok.

Abrçs.
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por Fastback »

Procedimento digno de concessionária, hun leeloy?! Mandou muitíssimo bem... Gostei dos detalhes! A menção dos códigos das peças foi genial! Assim, quem pretende usar o sistema (ou está perdido quando deixa de funcionar) já sabe pelo o que procurar!

Mesmo assim, onde você obteve a informação de que o sistema só funciona abaixo dos 17ºC???? Poxa, se for assim eu NUNCA vou ver meu sistema funcionar, isso é, se ele realmente funciona! ahuahuahauah
Sinceramente, pro motor a alcool original talvez essa seja uma temperatura boa mas, pro "Convertido" que sequer usa o coletor aquecido, 17º é quase certeza de alcool empedrado na TBI! hehehe Se houvesse um jeito de aumentar essa temperatura, pelo menos eu, usaria nos 20, 22ºC. Mesmo porque, essa já é uma temperatura que causa uma certa dificuldade nos carros convertidos, já que eles não tem nenhum auxílio "externo" pra dar partida.

Só me diz uma coisa, pra desmontar o sensor de temperatura é só meter a chave, tirar e depois recolocar? Ou tem que por alguma junta ou coisa parecida??? Queria tirar a minha, ela tá com umas marcas nas laterais que evidenciam vazamento do fluido do radiador. =/ E, ja ia aproveitar pra botar o sensor numa cerveja geladinha pra ele reconhecer o alcool e a temperatura pra ver se ele se anima em funcionar! hauahuahu

Abração cara e parabéns pelo "experimento"!

Ps.: Posso tomar um gole dessa água? Parece estar ótima e eu to nuuuuma sede!! :smt005
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por Fastback »

Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim! ;)
Portanto.. Sempre que quiserem testar um relê, tasquem ele na buzina! hehehe Pelo menos foi assim que eu testei o do ar condicionado também! :mrgreen:
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 242
Registrado em: 09 Fev 2007, 02:56
Cidade: Duque de Caxias
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por leeloy »

Fastback escreveu:Procedimento digno de concessionária, hun leeloy?! Mandou muitíssimo bem... Gostei dos detalhes! A menção dos códigos das peças foi genial! Assim, quem pretende usar o sistema (ou está perdido quando deixa de funcionar) já sabe pelo o que procurar!

Mesmo assim, onde você obteve a informação de que o sistema só funciona abaixo dos 17ºC???? Poxa, se for assim eu NUNCA vou ver meu sistema funcionar, isso é, se ele realmente funciona! ahuahuahauah
Sinceramente, pro motor a alcool original talvez essa seja uma temperatura boa mas, pro "Convertido" que sequer usa o coletor aquecido, 17º é quase certeza de alcool empedrado na TBI! hehehe Se houvesse um jeito de aumentar essa temperatura, pelo menos eu, usaria nos 20, 22ºC. Mesmo porque, essa já é uma temperatura que causa uma certa dificuldade nos carros convertidos, já que eles não tem nenhum auxílio "externo" pra dar partida.

Só me diz uma coisa, pra desmontar o sensor de temperatura é só meter a chave, tirar e depois recolocar? Ou tem que por alguma junta ou coisa parecida??? Queria tirar a minha, ela tá com umas marcas nas laterais que evidenciam vazamento do fluido do radiador. =/ E, ja ia aproveitar pra botar o sensor numa cerveja geladinha pra ele reconhecer o alcool e a temperatura pra ver se ele se anima em funcionar! hauahuahu

Abração cara e parabéns pelo "experimento"!

Ps.: Posso tomar um gole dessa água? Parece estar ótima e eu to nuuuuma sede!! :smt005
Obrigado Fastback, a informação sobre a temperatura obtive na comunidade MONZA CLUBE - OFICIAL do Orkut mais precisamente http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 43-0&nst=5 (Moderador se for proibido colocar links externo foi mal, pode apagar :smt023) e aqui no RJ também é difícil chegar a esta temperatura, por isso resolvi fazer este teste "bruto".

Para desmontar antes retire o conector puxando a trava no sentido que está a seta na foto:

Imagem

Empurrando a trava do conector com cuidado para não quebrar até ela ser liberada e puxe-o, depois usei uma chave de boca, acho que foi de 19mm, embora deve haver uma chave especifica, e retirei o sensor. Não é necessário "junta ou coisa parecida".

:shock:, caraca, vc já converteu o Monzão a álcool, agora quer colocar cerveja no sistema de arrefecimento??? :smt005 :smt005 :smt005 :smt005
Fastback escreveu:Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim! ;)
Portanto.. Sempre que quiserem testar um relê, tasquem ele na buzina! hehehe Pelo menos foi assim que eu testei o do ar condicionado também! :mrgreen:

Não, vc não esta enganado há 7 relês iguais na parte da frente da caixa de fusíveis, segundo essa lógica da buzina ser a mais fácil para testar os relês que fiz o primeiro teste deste tópico :smt023.

Abrçs.
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por Fastback »

leeloy escreveu:Não, vc não esta enganado há 7 relês iguais na parte da frente da caixa de fusíveis, segundo essa lógica da buzina ser a mais fácil para testar os relês que fiz o primeiro teste deste tópico :smt023.

Abrçs.
Esse teste da buzina, se a mesma estiver funcionando logicamente, é o mais fácil e preciso! hehehe
Tanto é que fiz o "processo inverso" pra testar a buzina! Usei outro rele pra testar a buzina que, pro meu azar, havia queimado mesmo. :( Ô coisinha cara hein? Preferia que fosse o rele! :(

Vou fazer o lance da termostática FDS que vem...
Abraço!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
walker de soldi
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Abr 2009, 20:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por walker de soldi »

Ola colegas , gostei muito do teste da partida a frio , mas faltou um detalhe , e se a mangueira de saida da gasolina da valvula , estiver entopida , ou la onde encaixa no bloco do motor , então é viavel desmontar a panela do filtro e checar se a gasolina realmente esta indo para dentro do motor , se não mesmo com tudo funcionando , a gasolina não vai entrar no motor ok, se estiver entopida , pegar o arame fino mas rigido e passar pelo furo para liberar a passagem da gasolina ok turma , espero te ajudado também ok
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

E se tudo funcionar e a solenóide não? Nao esqueça de testar a solenóide separado...
Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4249
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Fastback escreveu:
Ah, só uma observação, se não estou enganado TODOS os relês da caixa de relês são iguais, exceto o do controle da velocidade do ventilador interno (4ª velocidade) que é um preto cujo código é diferente pois ele é mais caro, utilizando uma resistência interna que, pelo o que estudei no curso de injeção, era pra evitar o retorno de "ruidos" na linha de energia, ou interferência nos itens próximos, algo assim! ;)
O relé da 4ª velocidade do ventilador interno do Monza é diferente por possuir mais um contato, por onde passa a alimentação do ventilador nas velocidades 1, 2 e 3.
Esse contato está normalmente fechado com o relé desenergizado.
Qdo recebe corrente em sua bobina ele fecha os contatos principais e manda corrente direta para o ventilador, fazendo ele girar na velocidade 4.
Se colocarmos qualquer um dos outros relés no lugar dele, só vai funcionar a velocidade 4 do ventilador, já que esses relés não possuem o 5º contato, só têm 4.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder