COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL
Olá PessoALL
Meu velocímetro estava parado desde que eu peguei o carro. Semana passada, por obrigação ( a retifica me obrigou,hehe )
resolvi consertar o velocímetro , já que preciso controlar as quilometragens para as revisões e trocas de óleo .
Acabei trocando o pinhão que vai ligado ao cabo ,dentro do cambio , e o cabo . FIcou perfeito , mas funcionou por apenas 9 km ,depois caiu para o 0 novamente . Desmontei todo o sistema, e desconfio que a coroazinha que vai dentro do cambio ,que faza engrenagem que vai para o cabo girar , está solta ou quebrou ... Alguém já passou por isso ? Foi necessário retirar o cÂmbio do carro ?
No aguardo
Meu velocímetro estava parado desde que eu peguei o carro. Semana passada, por obrigação ( a retifica me obrigou,hehe )
resolvi consertar o velocímetro , já que preciso controlar as quilometragens para as revisões e trocas de óleo .
Acabei trocando o pinhão que vai ligado ao cabo ,dentro do cambio , e o cabo . FIcou perfeito , mas funcionou por apenas 9 km ,depois caiu para o 0 novamente . Desmontei todo o sistema, e desconfio que a coroazinha que vai dentro do cambio ,que faza engrenagem que vai para o cabo girar , está solta ou quebrou ... Alguém já passou por isso ? Foi necessário retirar o cÂmbio do carro ?
No aguardo
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL
O meu Hatch fez exatamente isso a corou não firmava mais no lugar ela caia o tempo todo, tive que fazer algo perigoso, porém funcionou por 8 anos até eu vender e depois não deve ter mais dado problema. Tive que improvisar 2 parafusos auto-atarrachantes em um furo extremamente pequeno para que eles não saissem nunca mais dali e segurassem a coroa, mas tive que ter certeza que não poderiam cair, se não ... adeus caixa!
A solução ideal é trocar todo o conjunto de coroa e pinhão.
Carlos
Carlos
-
- Membro SL/E (Nível 3)
CarlosMonzaClub20EFICHZ escreveu:O meu Hatch fez exatamente isso a corou não firmava mais no lugar ela caia o tempo todo, tive que fazer algo perigoso, porém funcionou por 8 anos até eu vender e depois não deve ter mais dado problema. Tive que improvisar 2 parafusos auto-atarrachantes em um furo extremamente pequeno para que eles não saissem nunca mais dali e segurassem a coroa, mas tive que ter certeza que não poderiam cair, se não ... adeus caixa!
Carlos
Foi necessário retirar o cambio do carro ? POrque se precisar retirar ,acho que a melhor solução é ir atrás de um 5 marchas ...
-
Não eu fiz isso só tirando a tampa preta que fica embaixo do diferencial, mas cuidado que vai espirrar óleo por tudo e obviamente terá que completá-lo ao final.
Se for para trocar todo o conjunto, aí tem que tirar a caixa fora.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não eu fiz isso só tirando a tampa preta que fica embaixo do diferencial, mas cuidado que vai espirrar óleo por tudo e obviamente terá que completá-lo ao final.
Poutz então não entendi ...
Eu já troquei o pinhão que vai no cabo ... Agora falta a coroa ,lá dentro ,é isso ?
ou é ao contrário ?
consegue uma foto do lugar aonde é essa tampa preta?
-
Para trocar a coroa, que eu me lembre (fiz isso em 1989 há vinte anos) basta tirar a tampa preta, ela é muito fácil de localizar, deite embaixo do carro bem embaixo da caixa, vai ver os eixos entrando nela, bem no meio disso tem uma pampa preta, é ela. A coroa está lá dentro mergulhada no óleo de caixa. Por isso que vai sair um monte de óleo, mesmo esgotando antes, quando tirar a tampa.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Valeu pelas dicas ... É meio complicado ,e não tenho espaço pra fazer isso ,infelizmente ... vou ter que acabar levando em algum mecanico mesmo para fazer ... Acho que estou mais inclinado à trocar o cambio mesmo , ai já desço um 5 marchas no carro ,que certamente vai melhorar um pouco o consumo e a performance do meu 1.6 que tá novinho em folha ...MonzaClub20EFICHZ escreveu:Para trocar a coroa, que eu me lembre (fiz isso em 1989 há vinte anos) basta tirar a tampa preta, ela é muito fácil de localizar, deite embaixo do carro bem embaixo da caixa, vai ver os eixos entrando nela, bem no meio disso tem uma pampa preta, é ela. A coroa está lá dentro mergulhada no óleo de caixa. Por isso que vai sair um monte de óleo, mesmo esgotando antes, quando tirar a tampa.
-
- Membro Classic (Nível 7)
Vejam que não é todo monza que tem essa janelinha preta ai. acho que só os mais antigos..