COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
rsantos
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COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por rsantos »

Olá PessoALL


Meu velocímetro estava parado desde que eu peguei o carro. Semana passada, por obrigação ( a retifica me obrigou,hehe )
resolvi consertar o velocímetro , já que preciso controlar as quilometragens para as revisões e trocas de óleo .

Acabei trocando o pinhão que vai ligado ao cabo ,dentro do cambio , e o cabo . FIcou perfeito , mas funcionou por apenas 9 km ,depois caiu para o 0 novamente . Desmontei todo o sistema, e desconfio que a coroazinha que vai dentro do cambio ,que faza engrenagem que vai para o cabo girar , está solta ou quebrou ... Alguém já passou por isso ? Foi necessário retirar o cÂmbio do carro ?

No aguardo
Um abraço
Rafael Santos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

O meu Hatch fez exatamente isso a corou não firmava mais no lugar ela caia o tempo todo, tive que fazer algo perigoso, porém funcionou por 8 anos até eu vender e depois não deve ter mais dado problema. Tive que improvisar 2 parafusos auto-atarrachantes em um furo extremamente pequeno para que eles não saissem nunca mais dali e segurassem a coroa, mas tive que ter certeza que não poderiam cair, se não ... adeus caixa!

A solução ideal é trocar todo o conjunto de coroa e pinhão.

Carlos
rsantos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por rsantos »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:O meu Hatch fez exatamente isso a corou não firmava mais no lugar ela caia o tempo todo, tive que fazer algo perigoso, porém funcionou por 8 anos até eu vender e depois não deve ter mais dado problema. Tive que improvisar 2 parafusos auto-atarrachantes em um furo extremamente pequeno para que eles não saissem nunca mais dali e segurassem a coroa, mas tive que ter certeza que não poderiam cair, se não ... adeus caixa!

A solução ideal é trocar todo o conjunto de coroa e pinhão.

Carlos
Carlos


Foi necessário retirar o cambio do carro ? POrque se precisar retirar ,acho que a melhor solução é ir atrás de um 5 marchas ...
Um abraço
Rafael Santos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não eu fiz isso só tirando a tampa preta que fica embaixo do diferencial, mas cuidado que vai espirrar óleo por tudo e obviamente terá que completá-lo ao final.

Se for para trocar todo o conjunto, aí tem que tirar a caixa fora.
rsantos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por rsantos »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não eu fiz isso só tirando a tampa preta que fica embaixo do diferencial, mas cuidado que vai espirrar óleo por tudo e obviamente terá que completá-lo ao final.

Se for para trocar todo o conjunto, aí tem que tirar a caixa fora.

Poutz então não entendi ...

Eu já troquei o pinhão que vai no cabo ... Agora falta a coroa ,lá dentro ,é isso ?
ou é ao contrário ?

consegue uma foto do lugar aonde é essa tampa preta?
Um abraço
Rafael Santos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Para trocar a coroa, que eu me lembre (fiz isso em 1989 há vinte anos) basta tirar a tampa preta, ela é muito fácil de localizar, deite embaixo do carro bem embaixo da caixa, vai ver os eixos entrando nela, bem no meio disso tem uma pampa preta, é ela. A coroa está lá dentro mergulhada no óleo de caixa. Por isso que vai sair um monte de óleo, mesmo esgotando antes, quando tirar a tampa.
rsantos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por rsantos »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Para trocar a coroa, que eu me lembre (fiz isso em 1989 há vinte anos) basta tirar a tampa preta, ela é muito fácil de localizar, deite embaixo do carro bem embaixo da caixa, vai ver os eixos entrando nela, bem no meio disso tem uma pampa preta, é ela. A coroa está lá dentro mergulhada no óleo de caixa. Por isso que vai sair um monte de óleo, mesmo esgotando antes, quando tirar a tampa.
Valeu pelas dicas ... É meio complicado ,e não tenho espaço pra fazer isso ,infelizmente ... vou ter que acabar levando em algum mecanico mesmo para fazer ... Acho que estou mais inclinado à trocar o cambio mesmo , ai já desço um 5 marchas no carro ,que certamente vai melhorar um pouco o consumo e a performance do meu 1.6 que tá novinho em folha ...
Um abraço
Rafael Santos
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Re: COROA E PINHÃO DO VELOCÍMETRO - CAIXA MANUAL

Mensagem não lida por Henrique »

Vejam que não é todo monza que tem essa janelinha preta ai. acho que só os mais antigos..
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