MOTOR DE ARRANQUE!!!!???

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O motor de arranque do meu monzão foi pro saco hj...
Graças a Deus, não foi nada de grave, tive apenas que trocas as escovas, R$2,80 e a mão de obra do eletricista foi 20tão :lol:

Mas se fosse algo mais grave, algo mais caro, eu teria trocado o motor de arranque pelo do vectra.

Abraço. 8)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
bruno melo

Re: MOTOR DE ARRANQUE!!!!???

Mensagem não lida por bruno melo »

meu motor de arranque já du eproblema duas vezes já consertei e continua agora to decidido.
vou trocar pelo do vectra. ele me deixou na mão duas vezes a noite não da mais ou troco ou vou sempre correr risco de dar uma pane de novo
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acredito que o motor de arranque do Vectra seja do tipo do meu Fiat Mille.
Um motorzinho pequenininho e que gira rápido.
O diferencial nele é que tem uma caixa de redução, então, embora pareça que o motor do carro está girando mais rápido na partida, acho que é o motorzinho que dispara, mas a velocidade do eixo de saída do arranque deve ser igual. A caixa de redução, no caso, embora seja uma boa idéia, não deixa de ser mais um ítem para dar pane :(

O do Mille é muito, mas muito pequeno mesmo. Não dá para acreditar que ele consiga girar o motor, apesar de ser um motor mil.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Antonio
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Antonio »

aproveitando a o assunto,galera meu monzao depois de andar algum tempo (acontece em dias muito quente) quando desligo e tento ligar ele fica pesado tipo bateria fraca e nao pega nem com reza braba! ja me falaram q pode ser bobina de alta ou impulsora :smt017 alguem ja teve esse problema???
OBS. ja troquei as escovas do motor de arranque.
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV
Pilares-RJ
Marcelo Cerveira
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Marcelo Cerveira »

aproveitando a o assunto,galera meu monzao depois de andar algum tempo (acontece em dias muito quente) quando desligo e tento ligar ele fica pesado tipo bateria fraca e nao pega nem com reza braba! ja me falaram q pode ser bobina de alta ou impulsora :smt017 alguem ja teve esse problema???
OBS. ja troquei as escovas do motor de arranque.
Estou com o mesmo problema que você no meu carro. É um SL/E 2.0 88 à álcool. Já fiz o arranque completo, troquei velas, cabos, bobina, limpei e troquei tudo no carburador, verifiquei toda a parte elétrica que tenha alguma relação com o arranque e o problema não melhorou nada. O que observei é que o a lenta cai um pouco em dias quentes e que se ao desligá-lo com o motor bem quente e esperar a ventoinha desarmar antes de tentar ligar de novo, ele pega com dificuldade, mas pega. Essa semana vou mandar verificar o ponto.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por mattador »

Olha, já sofri bastante uma época com o mesmo sintoma: o carro pegava de manhã, andava de boa mais ai ao esquentar se eu parasse o carro em algum lugar tinha que esperar esfriar para o motor de partida girar de novo. Troquei e refizei tudo como de costume e acho que a maioria dos monzeiros q tem esse problema acaba verificaindo motor de partida, bendix.. etc.

No meu caso resolvi o problema de vez no ano passado, liguei um fio de 1,5 mm no comutador de partida (chave de ignição) esse fio vai até um relé que quando fecha os contados alimenta o bendix (solenóide) com 12 volts direto do cabo que chega no motor de arranque (o mesmo cabo que vem do alternador, fio grosso e vermelho). Para essa ligação usei fios de 4 mm que sai desses 12 volts, vai pro relé e retorna pro bendix. Isso libera pra ele uma passsagem de corrente muito boa, bem melhor do que a que chegava originalmente nele trazida por um fio de 1 mm. O que parece é que o fio original aquece e a resistência dele a passagem de corrente deve aumentar, o que faz com que o bendix não acople direito. É ele que tem tipo um contato dentro que quando acionado libera corrente para o motor de arranque.

Bom, como falei fiz isso a um bom tempo e tá funcionando muito bem. Pelo menos o problema de partida sumiu.. pode ser dia quente, dia frio.. motor quente.. que pega de boa, o motor gira que é uma beleza.

É uma dica, se quiserem tentar.
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Qdo se apresenta esse sintoma de o motor de arranque girar redondo de manhã ou com motor frio, e girar pesado ou nem girar com motor quente, o primeiro suspeito é enrolamento elétrico do próprio motor de arranque.
Mas outros componentes podem causar esse mesmo sintoma.
Um deles é o enrolamento do solenóide (automatico), e outro é o circuito elétrico de alimentação do referido solenóide, que passa pelo comutador de ignição, no volante do carro.
Ele requer uma alta corrente, e por problemas no comutador, fiação, plugues, etc, a corrente não chega ao solenóide com a potencia necessaria.
O que muitos tem feito é inserir um relé antes da bobina do solenóide.
Para saber se esse novo relé resolverá o problema, existe um teste simples de ser feito:
Desconecta-se o conector de alimentação do solenóide e liga-se no lugar outro conector, com fio suficiente para alcançar o polo positivo da bateria.
Qdo se quiser dar partida no motor, liga-se a chave de ignição, desce-se do carro e liga-se o fio na bateria.
Se a partida com essa gambiarra for normal com motor quente, está confirmado que o problema é na alimentação do solenóide. Um relé resolverá o problema.
Claro que pode-se antes disso trocar o comutador de ignição :D

Abraaços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Antonio
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Antonio »

vou apelar para o comutador,vamo ver o que acontece :smt023
monza 92/93-1.8 SL - alcool/GNV