Amigos, gostaria de saber onde termina / é ligado aquele cabo de massa positivo que sai da bateria para o interior do carro.
Ele tem 6 mm de espessura. Consigo enxergá-lo embaralhado no meio de um monte de outros fios por trás da caixa de fusíveis, porém ele não está ligado nela.
O porquê da pergunta: tenho tido problemas esquisitos depois que o carro esquenta, do tipo vidro elétrico não funcionar e até mesmo o carro não ligar, e estou substituindo os cabos principais de alimentação; já troquei o que sai da bateria p/ o arranque e alternador e agora quero trocar este que citei, pelo fato de ter 18 aninhos de uso e estar com zinabre na conexão com a bateria.
Meu carro é um SL/E 90 carburado.
Agradeço a todos pela atenção.
Cabo de massa que entra no carro
- Leoeumesmo
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Re: Cabo de massa que entra no carro
Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.
Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo :smt018
Abraços
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.
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Abraços
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Cabo de massa que entra no carro
Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.
Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo
Abraços
Nota: Estou postando essa resposta de novo porque o enxerido do LCMonza (que sou eu mesmo) respondeu no meu lugar :smt024
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.
Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo
Abraços
Nota: Estou postando essa resposta de novo porque o enxerido do LCMonza (que sou eu mesmo) respondeu no meu lugar :smt024
Luiz Carlos
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Re: Cabo de massa que entra no carro
Poxa, legal saber que massa é só o negativo...Luiz Carlos (Rio) escreveu:Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.
Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo
Abraços
Nota: Estou postando essa resposta de novo porque o enxerido do LCMonza (que sou eu mesmo) respondeu no meu lugar :smt024

Td bem em substituir só a ponta do cabo, mas e se a outra ponta também estiver com zinabre? Por isso eu gostaria de saber onde ele termina.
Obrigado pela resposta, Luiz Carlos.