Cabo de massa que entra no carro

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Cabo de massa que entra no carro

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Amigos, gostaria de saber onde termina / é ligado aquele cabo de massa positivo que sai da bateria para o interior do carro.
Ele tem 6 mm de espessura. Consigo enxergá-lo embaralhado no meio de um monte de outros fios por trás da caixa de fusíveis, porém ele não está ligado nela.

O porquê da pergunta: tenho tido problemas esquisitos depois que o carro esquenta, do tipo vidro elétrico não funcionar e até mesmo o carro não ligar, e estou substituindo os cabos principais de alimentação; já troquei o que sai da bateria p/ o arranque e alternador e agora quero trocar este que citei, pelo fato de ter 18 aninhos de uso e estar com zinabre na conexão com a bateria.

Meu carro é um SL/E 90 carburado.

Agradeço a todos pela atenção.
LCMonza

Re: Cabo de massa que entra no carro

Mensagem não lida por LCMonza »

Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.

Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo :smt018

Abraços
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.
Qualquer eletricista pode consertar o cabo, cortando um pedacinho dele e soldando um conector novo, ou soldando um pedaço de cabo novo no cabo com problemas.
Se o contato ficar bom, bem como o isolamento, não há por que mexer no chicote todo.
Eu já fiz isso no cabo que vai do motor de arranque para o alternador, e está ótimo até hoje, 3 anos depois do reparo.

Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo

Abraços

Nota: Estou postando essa resposta de novo porque o enxerido do LCMonza (que sou eu mesmo) respondeu no meu lugar :smt024
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Leoeumesmo, não há necessidade de se substituir todo o fio só porque a ponta que é ligada no polo positivo da bateria está com zinabre.

Qto a massa, esta é sempre no polo negativo. Não existe massa positivo

Abraços

Nota: Estou postando essa resposta de novo porque o enxerido do LCMonza (que sou eu mesmo) respondeu no meu lugar :smt024
Poxa, legal saber que massa é só o negativo... :oops:
Td bem em substituir só a ponta do cabo, mas e se a outra ponta também estiver com zinabre? Por isso eu gostaria de saber onde ele termina.
Obrigado pela resposta, Luiz Carlos.
Responder