Viagem Rio de Janeiro/Cruzeiro...diário de bordo.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Luiz Carlos (Rio)
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Viagem Rio de Janeiro/Cruzeiro...diário de bordo.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Bom dia, pessoal.

Segunda-feira passada peguei a estrada, rumo à cidade de Cruzeiro, que fica na beira da Rodovia Presidente Dutra, a uns 220 km daqui do Rio de Janeiro.
A viagem foi normal, só que, qdo parei o carro no destino, notei que o eletro-ventilador do motor não desligava, após eu ter desligado o ar condicionado. Normalmente, ao desligar o ar, o ventilador pára em alguns segundos.
Observei que o ponteiro do indicador de temperatura do motor estava próximo da marca vermelha, e não baixou mais.
Deixei o motor funcionando e fui ver se havia algum vazamento de água, etc. O único lugar por onde saía água era o dreno do ar condicionado.
Como o motor parecia não ter ultrapassado a faixa de temperatura normal, abri com cuidado a tampa do reservatório de água para ver o nível, pois meu reservatório está todo verde e fica dificil ver o nível com exatidão.
O nível estava baixo. Coloquei um litro de aditivo já misturado a água, que carrego sempre no porta-malas, e o nível continuou baixo. Passei a completar com água, e nem assim o nível ficou normal. Depois de colocar uns 2 litros parei e desliguei o motor.
Como saía muita água pelo dreno do ar condicionado, imaginei que a colméia do ar quente tivesse furado fazendo com que a água do sistema de arrefecimento do motor vazasse por ali, vindo a sair pelo tal dreno.
Carro frio, coloquei mais água e fui até o hotel, pois eu precisava resolver alguns problemas na cidade antes de retornar ao Rio (além do problema do carro).
Qdo cheguei ao destino, notei que vazava água perto da roda dianteira direita, na direção da bomba dágua.
Na autorizada GM me pediram 335 reais para trocar a bomba dágua.
Fiquei de decidir mais tarde, e acabei concordando com a 'facada'(já que não havia outro jeito) e levei o carro na manhã do dia seguinte para fazer o serviço. Havia 7! carros na fila, o que inviabilizaria aprontar o carro naquele dia.
Conversando com dois cidadãos cruzeirenses que estavam na autorizada, os dois possuidores de Monzas, descobri uma oficina perto dali, para onde fui, tendo um dos monzeiros como 'batedor', em outro carro.
Na oficina, foi feito um orçamento de 80 reais de mão-de-obra e 96,00 por uma bomba dágua Indisa, que o dono da oficina disse ser melhor do que a Urba.
A indisa tem rolamento INA.
Coisa de hora depois, o suficiente para o mecânico terminar o trabalho em outro carro, começou o serviço. Um motoqueiro trouxe uma bomba dágua nova, que foi instalada, e...descobriu-se que os dois tensionadores, tanto o da correia dentada, qto o da poli-v, estavam secos. A oficina tinha os dois tensionadores, originais GM, e eu acabei concordando em substituir os dois, já que as correias estavam fora.
Final da história:
1 bomba dágua: 96,00,
1 tensionador da correia dentada: 175,00,
1 tensionador da correia poli-v: 90,00,
Mão-de-obra: 80,00.

Coisas que me foram ditas pelo mecânico (8 anos trabalhando na GM de São José dos Campos) e pelo dono da oficina:
1- O aditivo verde (mesmo o original GM) causam corrosão. O dono da oficina me mostrou um aditivo que disse ser bom, Bardall Rad Cool Long Life, mas, antes que pensem que ele estava querendo me vender o dele, ele recomendou que eu não colocasse aditivo naquele momento, abastecesse só com água e, uns dias depois, fizesse uma drenagem total e colocasse aditivo, pois deveria sair muita impureza depois da troca da bomba. Recomendou o aditivo longa vida (rosa);
2- A bomba dágua Urba não é boa;
3- Motores de monza que usam o tensionador da correia dentada plástica não precisam de ajuste na bomba dágua, para tensionamendo correto da correia dentada.
4- Qdo a correia dentada quebra, só os motores à alcool podem sofrer problemas nos pistões e nas válvulas, causadas pela quebra da correia.

Tirem suas proprias conclusões a respeito dessas dicas.

Abraços 8)
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Carlos A. Freire
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Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

1- O aditivo verde (mesmo o original GM) causam corrosão. O dono da oficina me mostrou um aditivo que disse ser bom, Bardall Rad Cool Long Life, mas, antes que pensem que ele estava querendo me vender o dele, ele recomendou que eu não colocasse aditivo naquele momento, abastecesse só com água e, uns dias depois, fizesse uma drenagem total e colocasse aditivo, pois deveria sair muita impureza depois da troca da bomba. Recomendou o aditivo longa vida (rosa);
R: Eu sempre utilizei o aditivo para radiadores da AC Delco, e até hoje o liquido de arrefecimento do meu Monza está verde (limpo), porém troco o liquido uma vez por ano.

2- A bomba dágua Urba não é boa;
R: A Urba é a mais vendida, embora eu tivesse problemas com essa marca por conta de barulho, é a que está hoje no meu Monza e foi trocada a mais de 1 ano.

3- Motores de monza que usam o tensionador da correia dentada plástica não precisam de ajuste na bomba dágua, para tensionamendo correto da correia dentada.
R: Motor do Monza até 95, a tensão da correia dentada é ajustada pela bomba d´agua, na segunda metade de 95 e 96 (Power Tec), o ajuste da correia dentada é feito pelo próprio tensionador. Lembrando que neste caso o tensionado, correia bomba, d´agua e polias dentadas, são diferentes do modelos anteriores.

4- Qdo a correia dentada quebra, só os motores à alcool podem sofrer problemas nos pistões e nas válvulas, causadas pela quebra da correia.
R: A informação que tenho, é que todos os motore EFI ao quebrar a correia dentada, danifica válvulas e, se for álcool, o estrago pode ser maior, chegando as vezes a danificar o próprio cabeçote.
Nos motores carburados, aí sim normalmente estaga somente o motor a álcool, embora o Monza 89 - 1.8 álcool, carburado de um amigo quebrou a correia dentada, eu mesmo troquei e não afetou nada no motor, foi só a correia. Ele abusou da sorte, tinha rodado mais de 120.000km na época (tirou o carro zero) e nunca tinha trocado as correias.

Abs,

Carlos Freire
Sheldonn
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Mensagem não lida por Sheldonn »

Concordo amigo Carlos. Na verdade o causa corosão no cabeçote do veículo é o não uso do aditivo. Vale lembrar que esse aditivo vermelho (red long life) é bem mais poderoso que o verde, indicado pela GM para o Monza, mas por outro lado poderá causar corosão ao sistema do veículo mais rapidamente, pois não é especificado para este. A GM é um fabricante muito sério e seus engenheiros no mínimo estudam 10 anos para poderem trabalhar, certamente se ela especifica um componente é por que é aquele que deve ser usado e não outro qualquer. Vale lembrar também que peça boa é a genuína GM, que tem um ano de garantia. Recentemente troquei a bomba dágua do meu Monza Classic Se 92, que ainda era original de fábrica e a bomba nova não custou mais que 120 reais e já veio com os vedadores e lubrificada de vaselina só no ponto de encaixar.
Abraços.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Amauri RJ
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Carlos

Mensagem não lida por Amauri RJ »

Quanto ao aditivo da AC DELCO que vc usa no MONZÃO:

É aquele que se poe e pode deixar pra água não enferrujar, pois existem aditivos que se coloca deixar agir por uma semana e tenque remover novamente.

Por gentilesa, vc poderia me daruma explicação quanto a colocação de aditivos. Pois eu não uso nenhum tipo, embora a água do meu carro esteja sempre limpa, o problema é que meu MONZÃO, fica mais tempo parado do que andando. Eu só uso ele nos finais de semana. Já fiz a drenagem no sistema uma vez, alias 2 vezes. A primera vez, foi logo que comprei o carro. E na segunda vez, foi quando resolvi trocar a bomba d´agua ( manuntenção preventica ), como o carro era de único dono, imagienei que o dono anterior nunca tivesse feito essa troca, e eu estava certo, pra sair deu um trabalho enorme, pois ela estava emperrada no bloco do motor. Desde já gradeço pelas informaçãoes.
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
dedehulck
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Mensagem não lida por dedehulck »

o que é aditivo ? isso é de comer ou beber


nossa o meu eu não sei que isso emsmo ..


como que faço para colocar
tenho que tirar toda agua do carro como que funciona
™Dedé Hulck ™
Diego Paiva
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Mensagem não lida por Diego Paiva »

dedehulck escreveu:o que é aditivo ? isso é de comer ou beber


nossa o meu eu não sei que isso emsmo ..


como que faço para colocar
tenho que tirar toda agua do carro como que funciona
hehehehehehe... calma dede, num va beber o aditivo do seu monzão não.

Cara, o aditivo serve pra conservar a agua do motor sempre limpinha, evita a corrosão das partes internas do motor e da bomba d'agua, são varios os beneficios... recomendo o uso. No meu carro uso 1L de aditivo concentrado da radiex e completo o resto com água destilada.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Luiz Carlos (Rio)
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Aditivo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O aditivo à base de etilenoglicol, usado em todos os carros com sistema de refrigeração selado, tem como finalidade básica aumentar a temperatura de ebulição (fervura) da água. Misturada com o etilenoglicol, a água vai ferver a mais de 130 graus, desde que esteja pressurizada no sistema (tampa do reservátório bem vedada e com as válvulas em bom estado.
Além disso, o aditivo carrega outros aditivos, que evitam corrosão, etc.
A cor verde é conseguida através da adição de corante, para que se saiba que existe aditivo e que esse aditivo é de curta duração. Os aditivos de longa duração usam outros tipos de substância no lugar do etilenoglicol e tem outras cores.

Ah, andar só com água no sistema faz enferrujar os canais por onde passa a água. Como o motor tem os selos, que são feitos de um material mais fácil de enferrujar que o bloco do motor, eles serão os primeiros sacrificados. Alguns motoristas americanos, para evitar isso, substituem os selos originais por selos de cobre, latão, etc, que não enferrujam. Isso não é recomendável, pois a função dos selos em metal corrosível é para evitar que as galerias do motor acabem furando.
É como os anodos de sacrifício usados nos cascos dos navios, para evitar corrosão ao casco.

Abraços 8)
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