Projetinho bem básico de turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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mello3
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Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por mello3 »

Pessoal,

Gostaria que me ajudassem a criar um projeto bem básico mesmo, pra instalação de um turbocompressor no meu "carrinho".

Não entendo nada de turbo e vou precisar muito da ajuda do pessoal aqui.

O que eu pretendo primeiramente:

ganhar de 30 a 40cv no máximo.
consumo não me importa.
gostaria de ganhar mais velocidade final. Levo pau de 1.6 16v(PUG)
também gostaria que ao invés daquele assovio tipo "fiuuuu", fizesse outro som mais discreto, como já ouvi em uma saveiro. tô procurando um vídeo aqui no youtube que tenha esse som que estou falando... já coloco aqui.

Meu carro:
2.0 EFI álcool original, motor com 6mil km.

Turbina, acho que vou querer uma garret. Não sei se tem outras marcas boas que não vão me dar dor de cabeça depois.

Esse projeto é sem pressa nenhuma, porque meu carro tá com problema no sistema de arrefecimento e preciso resolver isso primeiro.

Gostaria de bastante idéias e opiniões.

[]´s
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TheRipper
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por TheRipper »

Bem, você pode montar uma turbina simples, APL 42/48, e rodar com uns 0,5BAR, já deve beliscar os 200cv com sua taxa de compressão. Vai precisar de um gerenciador de bico suplementar (argh!) e de atraso de ponto.
Pra ganhar 30cv eu nem pensaria em turbo, faria uma preparação aspirada.
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mello3
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por mello3 »

Mas 200cv eu não teria que mexer em mais coisas? tipo suspensão e freios mais esportivos?

Nossa... 200cv eu iria ficar muito feliz.

Mas e quanto ao custo de uma preparação aspirada, não fica mais caro que turbo? O ganho em potência seria menor.

Penso em um turbo com pouca pressão pra não forçar o motor.

+1 coisa... essa turbina não é muito pequena? não vai esquentar muito?

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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por TheRipper »

Ah, o ideal é fazer suspensão e freios, mas primeiro vem a potência hehehehe

Se o carro fosse originalmente a gasolina, seria mais fácil, poderia tirar mais potência com menos risco de quebra, mas sendo a álcool, com taxa alta, 200cv já é perto do limite, mas andando com uns 0,4BAR (170 a 180cv, creio) fica tranqüilo. Quanto ao tamanho da turbina, está coerente com sua proposta.

Sobre a preparação aspirada, é difícil dizer se fica mais caro ou não, depende de várias coisas. Se você mesmo fizer seu cabeçote (aspro bem feito sem cabeçote trabalhado não existe), por exemplo, já é meio caminho andado. O grande problema, no seu caso, é que o seu carro é monoponto, e aspirado monoponto não fica forte, não importa o que te digam, não vai ficar bom, pois a borboleta é muito pequena e não dá pra fazer muita coisa quanto a isso.

Meu conhecimento sobre turbo é teórico, e superficial, eu gosto e conheço mais de preparação aspirada, mas daqui a pouco aparece o pessoal com mais experiência para dar mais dicas ou corrigir algum erro que eu tenha cometido :wink:
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500EF
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Falar mais nada... O ripper já falou tudo... hehehe :smt023
Eduardo Rettore
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por G L O C K »

Se quer preparar o motor seja turbo ou aspro e não quer ter muitos problemas :

1 - Desmonte o motor e faça uma revisão completa nos casquilhos de biela e fixo.

2 - Meça a compressão dos cilindros

3 - Faça uma revisão no cabeçote ...

A partir dai vc pensa no que vai fazer ....

Essa turbina que o The Ripper falou enche rápido vc vai ter um carro que enche cedo e tem muito torque logo ... Com certeza um PUG 1.6 16V tomaria benga de seu carro ...

Aspirado na ponta do lapiz para tirar os mesmo 200 cv vc vai gastar mais ...

Compre um kit pronto e depois vc escolhe a turbina que vai usar ... Tem várias empresas que vendem KIT para sua carro ...

Eu comprei o meu na SPA ...

Primeiro veja como está seu motor depois pensa no que quer fazer ....

Se for turbo mesmo valeria a pena na revisão trocar os pistões para pistão de gasolina para baixar esta taxa de compressão ...
Diego Paiva
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por Diego Paiva »

G L O C K escreveu: Primeiro veja como está seu motor depois pensa no que quer fazer ....
Ele mandou fazer o motor, o mesmo encontra-se com 6.000km rodados.
mello3 escreveu: Meu carro:
2.0 EFI álcool original, motor com 6mil km.
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Rafaelo
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Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu acho pouca kmtragem pra turbina mesmo sendo 0,5-0,6BAR espera esse motor pega forma, e por isso que vc ta levando pau de 1.6 teu motor nem se ageitou ainda :wink:

faz assim vai comprando as peça e andando com ele quando tiver uns 10,000km dae sim ja da pra colocar a turbina, nessa kmtragem o motor ainda esta "limando o metal" vc vai percebe quando escoar o oleo o motor, ta cabaço ainda
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