Projetinho bem básico de turbo
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Projetinho bem básico de turbo
Pessoal,
Gostaria que me ajudassem a criar um projeto bem básico mesmo, pra instalação de um turbocompressor no meu "carrinho".
Não entendo nada de turbo e vou precisar muito da ajuda do pessoal aqui.
O que eu pretendo primeiramente:
ganhar de 30 a 40cv no máximo.
consumo não me importa.
gostaria de ganhar mais velocidade final. Levo pau de 1.6 16v(PUG)
também gostaria que ao invés daquele assovio tipo "fiuuuu", fizesse outro som mais discreto, como já ouvi em uma saveiro. tô procurando um vídeo aqui no youtube que tenha esse som que estou falando... já coloco aqui.
Meu carro:
2.0 EFI álcool original, motor com 6mil km.
Turbina, acho que vou querer uma garret. Não sei se tem outras marcas boas que não vão me dar dor de cabeça depois.
Esse projeto é sem pressa nenhuma, porque meu carro tá com problema no sistema de arrefecimento e preciso resolver isso primeiro.
Gostaria de bastante idéias e opiniões.
[]´s
Gostaria que me ajudassem a criar um projeto bem básico mesmo, pra instalação de um turbocompressor no meu "carrinho".
Não entendo nada de turbo e vou precisar muito da ajuda do pessoal aqui.
O que eu pretendo primeiramente:
ganhar de 30 a 40cv no máximo.
consumo não me importa.
gostaria de ganhar mais velocidade final. Levo pau de 1.6 16v(PUG)
também gostaria que ao invés daquele assovio tipo "fiuuuu", fizesse outro som mais discreto, como já ouvi em uma saveiro. tô procurando um vídeo aqui no youtube que tenha esse som que estou falando... já coloco aqui.
Meu carro:
Turbina, acho que vou querer uma garret. Não sei se tem outras marcas boas que não vão me dar dor de cabeça depois.
Esse projeto é sem pressa nenhuma, porque meu carro tá com problema no sistema de arrefecimento e preciso resolver isso primeiro.
Gostaria de bastante idéias e opiniões.
[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- Membro Classic (Nível 7)
Re: Projetinho bem básico de turbo
Bem, você pode montar uma turbina simples, APL 42/48, e rodar com uns 0,5BAR, já deve beliscar os 200cv com sua taxa de compressão. Vai precisar de um gerenciador de bico suplementar (argh!) e de atraso de ponto.
Pra ganhar 30cv eu nem pensaria em turbo, faria uma preparação aspirada.
Pra ganhar 30cv eu nem pensaria em turbo, faria uma preparação aspirada.
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
Mas 200cv eu não teria que mexer em mais coisas? tipo suspensão e freios mais esportivos?
Nossa... 200cv eu iria ficar muito feliz.
Mas e quanto ao custo de uma preparação aspirada, não fica mais caro que turbo? O ganho em potência seria menor.
Penso em um turbo com pouca pressão pra não forçar o motor.
+1 coisa... essa turbina não é muito pequena? não vai esquentar muito?
[]´s
Nossa... 200cv eu iria ficar muito feliz.
Mas e quanto ao custo de uma preparação aspirada, não fica mais caro que turbo? O ganho em potência seria menor.
Penso em um turbo com pouca pressão pra não forçar o motor.
+1 coisa... essa turbina não é muito pequena? não vai esquentar muito?
[]´s
---
-
- Membro Classic (Nível 7)
Ah, o ideal é fazer suspensão e freios, mas primeiro vem a potência hehehehe
Se o carro fosse originalmente a gasolina, seria mais fácil, poderia tirar mais potência com menos risco de quebra, mas sendo a álcool, com taxa alta, 200cv já é perto do limite, mas andando com uns 0,4BAR (170 a 180cv, creio) fica tranqüilo. Quanto ao tamanho da turbina, está coerente com sua proposta.
Sobre a preparação aspirada, é difícil dizer se fica mais caro ou não, depende de várias coisas. Se você mesmo fizer seu cabeçote (aspro bem feito sem cabeçote trabalhado não existe), por exemplo, já é meio caminho andado. O grande problema, no seu caso, é que o seu carro é monoponto, e aspirado monoponto não fica forte, não importa o que te digam, não vai ficar bom, pois a borboleta é muito pequena e não dá pra fazer muita coisa quanto a isso.
Meu conhecimento sobre turbo é teórico, e superficial, eu gosto e conheço mais de preparação aspirada, mas daqui a pouco aparece o pessoal com mais experiência para dar mais dicas ou corrigir algum erro que eu tenha cometido
Se o carro fosse originalmente a gasolina, seria mais fácil, poderia tirar mais potência com menos risco de quebra, mas sendo a álcool, com taxa alta, 200cv já é perto do limite, mas andando com uns 0,4BAR (170 a 180cv, creio) fica tranqüilo. Quanto ao tamanho da turbina, está coerente com sua proposta.
Sobre a preparação aspirada, é difícil dizer se fica mais caro ou não, depende de várias coisas. Se você mesmo fizer seu cabeçote (aspro bem feito sem cabeçote trabalhado não existe), por exemplo, já é meio caminho andado. O grande problema, no seu caso, é que o seu carro é monoponto, e aspirado monoponto não fica forte, não importa o que te digam, não vai ficar bom, pois a borboleta é muito pequena e não dá pra fazer muita coisa quanto a isso.
Meu conhecimento sobre turbo é teórico, e superficial, eu gosto e conheço mais de preparação aspirada, mas daqui a pouco aparece o pessoal com mais experiência para dar mais dicas ou corrigir algum erro que eu tenha cometido

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Falar mais nada... O ripper já falou tudo... hehehe :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Se quer preparar o motor seja turbo ou aspro e não quer ter muitos problemas :
1 - Desmonte o motor e faça uma revisão completa nos casquilhos de biela e fixo.
2 - Meça a compressão dos cilindros
3 - Faça uma revisão no cabeçote ...
A partir dai vc pensa no que vai fazer ....
Essa turbina que o The Ripper falou enche rápido vc vai ter um carro que enche cedo e tem muito torque logo ... Com certeza um PUG 1.6 16V tomaria benga de seu carro ...
Aspirado na ponta do lapiz para tirar os mesmo 200 cv vc vai gastar mais ...
Compre um kit pronto e depois vc escolhe a turbina que vai usar ... Tem várias empresas que vendem KIT para sua carro ...
Eu comprei o meu na SPA ...
Primeiro veja como está seu motor depois pensa no que quer fazer ....
Se for turbo mesmo valeria a pena na revisão trocar os pistões para pistão de gasolina para baixar esta taxa de compressão ...
1 - Desmonte o motor e faça uma revisão completa nos casquilhos de biela e fixo.
2 - Meça a compressão dos cilindros
3 - Faça uma revisão no cabeçote ...
A partir dai vc pensa no que vai fazer ....
Essa turbina que o The Ripper falou enche rápido vc vai ter um carro que enche cedo e tem muito torque logo ... Com certeza um PUG 1.6 16V tomaria benga de seu carro ...
Aspirado na ponta do lapiz para tirar os mesmo 200 cv vc vai gastar mais ...
Compre um kit pronto e depois vc escolhe a turbina que vai usar ... Tem várias empresas que vendem KIT para sua carro ...
Eu comprei o meu na SPA ...
Primeiro veja como está seu motor depois pensa no que quer fazer ....
Se for turbo mesmo valeria a pena na revisão trocar os pistões para pistão de gasolina para baixar esta taxa de compressão ...
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Ele mandou fazer o motor, o mesmo encontra-se com 6.000km rodados.G L O C K escreveu: Primeiro veja como está seu motor depois pensa no que quer fazer ....
mello3 escreveu: Meu carro:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
eu acho pouca kmtragem pra turbina mesmo sendo 0,5-0,6BAR espera esse motor pega forma, e por isso que vc ta levando pau de 1.6 teu motor nem se ageitou ainda
faz assim vai comprando as peça e andando com ele quando tiver uns 10,000km dae sim ja da pra colocar a turbina, nessa kmtragem o motor ainda esta "limando o metal" vc vai percebe quando escoar o oleo o motor, ta cabaço ainda

faz assim vai comprando as peça e andando com ele quando tiver uns 10,000km dae sim ja da pra colocar a turbina, nessa kmtragem o motor ainda esta "limando o metal" vc vai percebe quando escoar o oleo o motor, ta cabaço ainda
PROecu - Injeções eletronica para monzas.