injetor a frio

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 26 Mai 2008, 22:58
Cidade: Rio da Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por ricardorick32 »

o relê fica mesmo nessa posiçao, mas ele é o segundo relê da direita pra esquerda, do voltante pra porta do motorista, se eu tiver errado alguem corrija, o meu ainda nao ta funcionando mas vou atraz de outro relê, pois os eletricistas só querem fazer gambiarra.
Rodas Reformadas.
Imagem
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por luizh »

Bom... olhei lá no meu.. e os relés estão na posição correta... o mais proximo ao volante, que é o da numeração postada aqui no topico, tem um pino no meio dele e o conector da caixa tem o contato lá dentro...

O da esquerda tem a MESMA disposição de pinagem, exceto por NÃO ter o tal pino central. Bem como o conector onde ele está tambem nao tem o contato interno....


Ou seja preciso MESMO de ajuda sobre o teste com multimetro...

Parto do seguinte raciocinio... se o fio estivesse partido dentro do chicote, ele estaria como DESCONECTADO e o rele interpretaria isso como carro frio o tempo todo... e logicamente injetaria gasolina em todas as partidas... e nao é o que acontece...

Como faço pra testar esse relé??
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Entao Carlos, se puder fazer a gentileza de passar um roteiro de como efetuar esses testes com multimetro, eu iria agradecer imensamente ! Ou qualquer outra pessoa que também saiba ![


Luiz,

o primeiro passo é?dentificar o relê ?a função??seus terminais:

Terminais do relê de ?rtida a frio:

S - Sensor de baixa temperatura
50- Sinal de solicitação de??tida (comutador de partida)
M - Motor de partida a frio
15- +B 12V
31- GND ou terra

Para fazer os testes os procedimento são:
- Ve?ficar de o terminal "15" tem tensão de 12V? o 31 está aterrado? Verificar se o terminal "S" não está ate?ado
-?erificar se aparece tensão de 12V no ?rminal "50" ao dar a partida
- Verificar se quando se alimenta o terminal "50" com tensão de 12V, apa?ce tensão 12V no termi?l "M" para alimentar o motor de partida a frio
- Verificar se o motor de partida a frio está chegando tensã?de 12V ao acio?r a partida a frio e o outro terminal está aterrado.

Como ?de perceber, é um circuito simpl? e com auxílio de um muti-test?e o esquema elétrico, chegará facil?nte ao diagnó?ico do defeito.

Abs?
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não sei o porque da minha mensagem sair com esses "quadradinhos". Parace até códigos. Já tentei editar, já exclui e fiz novamente. No meu PC ficou normal, mas, no fórm ficou assim...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos A. Freire escreveu:Não sei o porque da minha mensagem sair com esses "quadradinhos". Parace até?ód?os. Já t?tei editar, já ex?ui e fiz novamente. No meu PC ficou normal, mas, no fórm f?ou assim...

Abs,

Carlos Freire
[[/quote]

Isso aconteceu comigo.. editei o tópico ?vezes para ficar bom... não sei ?que é isso.?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por luizh »

Bom, fiz um teste rápido com o multimetro nesse final de semana e apesar de nao ter podido testá-lo especificamente, acho que o relé deve ter ido pro saco.

Eu medi a tensão entre o fio do sensor e um terra na carroceria e entre o fio e o próprio sensor. Os dois apresentaram 11,85 V quando a chave era virada pra posição de contato, sem ligar o motor.

Aí fui medir no fio que liga na bomba quando acionava a ignição com o fio do sensor desconectado, armando assim o sistema... 0 V ! Nao chegava nada pra ele...

sem condição fisica pra testar o relé com o multimetro (tava complicado pra desmontar a caixa e remove-lo e ainda tive um problema na carburaçao pra arrumar...) fui fazer um teste prosaico, empírico no funcionamento do mesmo... encostei o dedo na carcaça dele e liguei o carro, sempre com o fio desconectado do sensor, esperando sentir o "clic" na ponta do dedo, e nada ! Reconectei o fio ao sensor e tentei de novo... nada de clic...

O fusivel dele agora está ok, mas acho que o relé não está armando e mandando sinal para a bomba....

Entao fica outra pergunta: dentro do relé, existe uma lamina como se fosse um platinado eu acredito que toda a construção do relé gira em torno de acionar ou não esse contato por um tempo especificado no projeto dele, certo? Pra isso tem a bobinazinha e os circuitos de controle... entao se eu abrir a carcaça e forçar o contato com alguma ponta de plástico em cima da lamina fazendo ela fechar o circuito, o sistema deverá funcionar se estiver passando corrente pelo relé, certo?? Aí eu confirmaria que é um problema interno dele, algum componente estourado talvez, e só trocando mesmo...

Valeu !
Editado pela última vez por luizh em 08 Jul 2008, 15:04, em um total de 1 vez.
Mmateus

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por Mmateus »

Marcell 500 EF escreveu:Quando tu conecta este fio, ele pode estar fechando um curto. Este vem vem daonde?? É tanto fio que ta sendo falado que agente ta perdido.




VC DISSE QUE TEM O MANUAL DO MONZA 84 EU ESTOU DESESPERADO A PROCURA DESSE MANUAL...........VC PODERIA POR FAVOR ME INFORMAR ONDI POSSO ENCONTRAR ESSE MANUAL OU ME PASSAR POR IMAIL EU FICARIA MUITO AGRADECISO

[email protected]
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: injetor a frio

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Do 84 não sei onde tem. Mas tem o do monza 86, talvez lhe ajude em algo. Segue o link: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 72&start=0
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder