injetor a frio
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Re: injetor a frio
o relê fica mesmo nessa posiçao, mas ele é o segundo relê da direita pra esquerda, do voltante pra porta do motorista, se eu tiver errado alguem corrija, o meu ainda nao ta funcionando mas vou atraz de outro relê, pois os eletricistas só querem fazer gambiarra.
Rodas Reformadas.
![Imagem](http://i27.tinypic.com/2v8rb69.jpg)
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Re: injetor a frio
Bom... olhei lá no meu.. e os relés estão na posição correta... o mais proximo ao volante, que é o da numeração postada aqui no topico, tem um pino no meio dele e o conector da caixa tem o contato lá dentro...
O da esquerda tem a MESMA disposição de pinagem, exceto por NÃO ter o tal pino central. Bem como o conector onde ele está tambem nao tem o contato interno....
Ou seja preciso MESMO de ajuda sobre o teste com multimetro...
Parto do seguinte raciocinio... se o fio estivesse partido dentro do chicote, ele estaria como DESCONECTADO e o rele interpretaria isso como carro frio o tempo todo... e logicamente injetaria gasolina em todas as partidas... e nao é o que acontece...
Como faço pra testar esse relé??
O da esquerda tem a MESMA disposição de pinagem, exceto por NÃO ter o tal pino central. Bem como o conector onde ele está tambem nao tem o contato interno....
Ou seja preciso MESMO de ajuda sobre o teste com multimetro...
Parto do seguinte raciocinio... se o fio estivesse partido dentro do chicote, ele estaria como DESCONECTADO e o rele interpretaria isso como carro frio o tempo todo... e logicamente injetaria gasolina em todas as partidas... e nao é o que acontece...
Como faço pra testar esse relé??
- Carlos A. Freire
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Re: injetor a frio
Entao Carlos, se puder fazer a gentileza de passar um roteiro de como efetuar esses testes com multimetro, eu iria agradecer imensamente ! Ou qualquer outra pessoa que também saiba ![
Luiz,
o primeiro passo é?dentificar o relê ?a função??seus terminais:
Terminais do relê de ?rtida a frio:
S - Sensor de baixa temperatura
50- Sinal de solicitação de??tida (comutador de partida)
M - Motor de partida a frio
15- +B 12V
31- GND ou terra
Para fazer os testes os procedimento são:
- Ve?ficar de o terminal "15" tem tensão de 12V? o 31 está aterrado? Verificar se o terminal "S" não está ate?ado
-?erificar se aparece tensão de 12V no ?rminal "50" ao dar a partida
- Verificar se quando se alimenta o terminal "50" com tensão de 12V, apa?ce tensão 12V no termi?l "M" para alimentar o motor de partida a frio
- Verificar se o motor de partida a frio está chegando tensã?de 12V ao acio?r a partida a frio e o outro terminal está aterrado.
Como ?de perceber, é um circuito simpl? e com auxílio de um muti-test?e o esquema elétrico, chegará facil?nte ao diagnó?ico do defeito.
Abs?
Carlos Freire
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Re: injetor a frio
Não sei o porque da minha mensagem sair com esses "quadradinhos". Parace até códigos. Já tentei editar, já exclui e fiz novamente. No meu PC ficou normal, mas, no fórm ficou assim...
Abs,
Carlos Freire
Abs,
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Re: injetor a frio
[[/quote]Carlos A. Freire escreveu:Não sei o porque da minha mensagem sair com esses "quadradinhos". Parace até?ód?os. Já t?tei editar, já ex?ui e fiz novamente. No meu PC ficou normal, mas, no fórm f?ou assim...
Abs,
Carlos Freire
Isso aconteceu comigo.. editei o tópico ?vezes para ficar bom... não sei ?que é isso.?
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Re: injetor a frio
Bom, fiz um teste rápido com o multimetro nesse final de semana e apesar de nao ter podido testá-lo especificamente, acho que o relé deve ter ido pro saco.
Eu medi a tensão entre o fio do sensor e um terra na carroceria e entre o fio e o próprio sensor. Os dois apresentaram 11,85 V quando a chave era virada pra posição de contato, sem ligar o motor.
Aí fui medir no fio que liga na bomba quando acionava a ignição com o fio do sensor desconectado, armando assim o sistema... 0 V ! Nao chegava nada pra ele...
sem condição fisica pra testar o relé com o multimetro (tava complicado pra desmontar a caixa e remove-lo e ainda tive um problema na carburaçao pra arrumar...) fui fazer um teste prosaico, empírico no funcionamento do mesmo... encostei o dedo na carcaça dele e liguei o carro, sempre com o fio desconectado do sensor, esperando sentir o "clic" na ponta do dedo, e nada ! Reconectei o fio ao sensor e tentei de novo... nada de clic...
O fusivel dele agora está ok, mas acho que o relé não está armando e mandando sinal para a bomba....
Entao fica outra pergunta: dentro do relé, existe uma lamina como se fosse um platinado eu acredito que toda a construção do relé gira em torno de acionar ou não esse contato por um tempo especificado no projeto dele, certo? Pra isso tem a bobinazinha e os circuitos de controle... entao se eu abrir a carcaça e forçar o contato com alguma ponta de plástico em cima da lamina fazendo ela fechar o circuito, o sistema deverá funcionar se estiver passando corrente pelo relé, certo?? Aí eu confirmaria que é um problema interno dele, algum componente estourado talvez, e só trocando mesmo...
Valeu !
Eu medi a tensão entre o fio do sensor e um terra na carroceria e entre o fio e o próprio sensor. Os dois apresentaram 11,85 V quando a chave era virada pra posição de contato, sem ligar o motor.
Aí fui medir no fio que liga na bomba quando acionava a ignição com o fio do sensor desconectado, armando assim o sistema... 0 V ! Nao chegava nada pra ele...
sem condição fisica pra testar o relé com o multimetro (tava complicado pra desmontar a caixa e remove-lo e ainda tive um problema na carburaçao pra arrumar...) fui fazer um teste prosaico, empírico no funcionamento do mesmo... encostei o dedo na carcaça dele e liguei o carro, sempre com o fio desconectado do sensor, esperando sentir o "clic" na ponta do dedo, e nada ! Reconectei o fio ao sensor e tentei de novo... nada de clic...
O fusivel dele agora está ok, mas acho que o relé não está armando e mandando sinal para a bomba....
Entao fica outra pergunta: dentro do relé, existe uma lamina como se fosse um platinado eu acredito que toda a construção do relé gira em torno de acionar ou não esse contato por um tempo especificado no projeto dele, certo? Pra isso tem a bobinazinha e os circuitos de controle... entao se eu abrir a carcaça e forçar o contato com alguma ponta de plástico em cima da lamina fazendo ela fechar o circuito, o sistema deverá funcionar se estiver passando corrente pelo relé, certo?? Aí eu confirmaria que é um problema interno dele, algum componente estourado talvez, e só trocando mesmo...
Valeu !
Editado pela última vez por luizh em 08 Jul 2008, 15:04, em um total de 1 vez.
Re: injetor a frio
Marcell 500 EF escreveu:Quando tu conecta este fio, ele pode estar fechando um curto. Este vem vem daonde?? É tanto fio que ta sendo falado que agente ta perdido.
VC DISSE QUE TEM O MANUAL DO MONZA 84 EU ESTOU DESESPERADO A PROCURA DESSE MANUAL...........VC PODERIA POR FAVOR ME INFORMAR ONDI POSSO ENCONTRAR ESSE MANUAL OU ME PASSAR POR IMAIL EU FICARIA MUITO AGRADECISO
[email protected]
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Re: injetor a frio
Do 84 não sei onde tem. Mas tem o do monza 86, talvez lhe ajude em algo. Segue o link: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 72&start=0
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