injetor a frio
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: injetor a frio
Certo, e pro meu problema que falei lá em cima?? Alguem tem idéias?? Só pra lembrar o meu funcionava com o fio desconectado e agora nao funciona mais.... hoje ainda dei uma conferida pra ver se o fio estava partido ou algo assim... mas ele está inteiro, pelo menos até onde vai pra dentro do chicote e nao dá mais pra ver.. mas tá firme quando dou umas puxadas...
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Luiz,luizh escreveu:Certo, e pro meu problema que falei lá em cima?? Alguem tem idéias?? Só pra lembrar o meu funcionava com o fio desconectado e agora nao funciona mais.... hoje ainda dei uma conferida pra ver se o fio estava partido ou algo assim... mas ele está inteiro, pelo menos até onde vai pra dentro do chicote e nao dá mais pra ver.. mas tá firme quando dou umas puxadas...
foi descrico o funcionamento em mensagens anteriores, utilizando a lógica e o bom senso, se o sistema funciona com sensor desconectado, o problema só pode ser do sensor ou ele está com aplicação errada para o motor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SR (Nível 4)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
no meu caso funcionava sem parar qdo eu encostava o fio do sensor na carcaça do carro(negativo), mas funcionava sem parar, nao consegui consertar, no meu caso acho que é o relê, acabei desistindo e colocando uma chavinha manual até eu achar o relê pra testar, acredito que no seu caso possa ser mesmo o sensor, pois se ele funciona e para, eu acho que o resto esta correto. agora eu acredito que a engenharia comete erros e eles depois fazem os acertos e acabam não fazendo atualizaçoes no manual.
Rodas Reformadas.

-
- Membro 500EF (Nível 9)
Pode não ser o relê, pois o rele não sabe que vai funcionar apenas 1 vez, daonde vem o sinal para o relê? No seu caso, ele pode estar recebendo um sinal intermitente quando eu fecha o circuito.ricardorick32 escreveu:no meu caso funcionava sem parar qdo eu encostava o fio do sensor na carcaça do carro(negativo), mas funcionava sem parar, nao consegui consertar, no meu caso acho que é o relê, acabei desistindo e colocando uma chavinha manual até eu achar o relê pra testar, acredito que no seu caso possa ser mesmo o sensor, pois se ele funciona e para, eu acho que o resto esta correto. agora eu acredito que a engenharia comete erros e eles depois fazem os acertos e acabam não fazendo atualizaçoes no manual.
-
- Membro GL (Nível 2)
Carlos A. Freire escreveu:Luiz,luizh escreveu:Certo, e pro meu problema que falei lá em cima?? Alguem tem idéias?? Só pra lembrar o meu funcionava com o fio desconectado e agora nao funciona mais.... hoje ainda dei uma conferida pra ver se o fio estava partido ou algo assim... mas ele está inteiro, pelo menos até onde vai pra dentro do chicote e nao dá mais pra ver.. mas tá firme quando dou umas puxadas...
foi descrico o funcionamento em mensagens anteriores, utilizando a lógica e o bom senso, se o sistema funciona com sensor desconectado, o problema só pode ser do sensor ou ele está com aplicação errada para o motor.
Abs,
Carlos Freire
Carlos, creio que voce não leu minha mensagem anterior à essa última, onde descrevi detalhadamente o meu problema... o meu carro está CONTRARIANDO a lógica e o bom-senso.. heheh! Ele agora NÃO funciona com o fio conectado e NEM com o fio desconectado... na minha ultima mensagem eu só dei uma relembrada.. porque até o final do ano passado ele funcionava estando o fio conectado ou não.. se puder, dá uma olhadinha lá.
Obrigado!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Teste bobo a ser feito, tire a sua bomba do reservatório, e coloque um fio no + e no + da bateria, e coloque um negativo no - da bateria mesmo, e veja se a sua bomba funciona ou se ela não queimou por puxar ar. Vai ver a tua elétrica está boa mas a sua bomba pode estar queimada!Carlos, creio que voce não leu minha mensagem anterior à essa última, onde descrevi detalhadamente o meu problema... o meu carro está CONTRARIANDO a lógica e o bom-senso.. heheh! Ele agora NÃO funciona com o fio conectado e NEM com o fio desconectado... na minha ultima mensagem eu só dei uma relembrada.. porque até o final do ano passado ele funcionava estando o fio conectado ou não.. se puder, dá uma olhadinha lá.
Obrigado!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Luiz,Carlos, creio que voce não leu minha mensagem anterior à essa última, onde descrevi detalhadamente o meu problema... o meu carro está CONTRARIANDO a lógica e o bom-senso.. heheh! Ele agora NÃO funciona com o fio conectado e NEM com o fio desconectado... na minha ultima mensagem eu só dei uma relembrada.. porque até o final do ano passado ele funcionava estando o fio conectado ou não.. se puder, dá uma olhadinha lá.
pelo que li na sua mensagem, você não sabe qual o fusível da partida a frio do seu Monza "85 1/2" . O problema é que não tenho manual do proprietário do Monza 85. Tenho os manuais do 84 e 86. O manual do 84 diz que o fusível do sistema de partida a frio é o 3 (5A) e, no manual do 86 diz que o fusível é o 18 (5A). No seu caso deve ser um dos dois. Na caixa de fusíveis tem 3 fileiras da esquerda para direita com seis fusíveis cada uma. A contagem começa da esquerda para direita e de cima para baixo.
Analisando o esquema do sistema de partida a frio, verifiquei que chega 5 fios no relê de partida a frio. Um do sensor de temperatura baixa, outro do positivo do motorzinho, outro com alimentação de 12v, outro do terra e outro do comutador de partida.
Sendo que você mencionou que já testou o motorzinho, e não injeta de maneira alguma, as causas prováveis são:
- Falta do sinal de partida vindo do comutador
- Falta de alimentação de 12v para o relê (fusível aberto por ex.)
- Chicote partido ou desligado não conectando o relê ao motorzinho, ou falta de terra
- Defeito do relê temporizador de partida a frio
- Ligação errada
Agora resta analisar o que está ocorrendo no seu Monza e solucionar o problema, é um circuito bem simples e um multímetro deve ajudar.
Se você baixar o manual de reparações do Monza 90 disponibilizado aqui no fórum, o esquema elétrico poderá auxiliar no reparo. O sistema de partida a frio está na parte de diagrama esquemático pág. 04/17. O relê é o K2, o motorzinho é o M2, o sensor de temperatura baixa é o P5, e o fusível é o F18. O comutador de partida está na pág.03/17 e é o S1.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Carlos A. Freire escreveu: Luiz,
pelo que li na sua mensagem, você não sabe qual o fusível da partida a frio do seu Monza "85 1/2" . O problema é que não tenho manual do proprietário do Monza 85. Tenho os manuais do 84 e 86. O manual do 84 diz que o fusível do sistema de partida a frio é o 3 (5A) e, no manual do 86 diz que o fusível é o 18 (5A). No seu caso deve ser um dos dois. Na caixa de fusíveis tem 3 fileiras da esquerda para direita com seis fusíveis cada uma. A contagem começa da esquerda para direita e de cima para baixo.
Analisando o esquema do sistema de partida a frio, verifiquei que chega 5 fios no relê de partida a frio. Um do sensor de temperatura baixa, outro do positivo do motorzinho, outro com alimentação de 12v, outro do terra e outro do comutador de partida.
Sendo que você mencionou que já testou o motorzinho, e não injeta de maneira alguma, as causas prováveis são:
- Falta do sinal de partida vindo do comutador
- Falta de alimentação de 12v para o relê (fusível aberto por ex.)
- Chicote partido ou desligado não conectando o relê ao motorzinho, ou falta de terra
- Defeito do relê temporizador de partida a frio
- Ligação errada
Agora resta analisar o que está ocorrendo no seu Monza e solucionar o problema, é um circuito bem simples e um multímetro deve ajudar.
Se você baixar o manual de reparações do Monza 90 disponibilizado aqui no fórum, o esquema elétrico poderá auxiliar no reparo. O sistema de partida a frio está na parte de diagrama esquemático pág. 04/17. O relê é o K2, o motorzinho é o M2, o sensor de temperatura baixa é o P5, e o fusível é o F18. O comutador de partida está na pág.03/17 e é o S1.
Abs,
Carlos Freire
Carlos, valeu pela boa vontade ! Na verdade eu nao to sabendo onde mais procurar pelo defeito... vamos por partes..
Fui dar uma olhada hoje cedo e tive vontade de matar o primeiro mexanico que encontrasse pela frente! ! Não sei se mencionei mas eu usava esse carro quando era moleque, junto com meu pai. Nessa época eu cuidava do carro como se fosse um filho... o tempo passou, eu tive os meus carros e esse ficou com meu pai que usa muito pouco, e não tem o mesmo cuidado que eu, preferindo deixar na oficina e busca-lo no final do dia ou do serviço... e como ele é mais idoso, os picaretas se aproveitam dele! Então, quando fui verificar a caixa de fusiveis novamente com o manual do carro em mãos, vi um circo dos horrores... só TRES fusiveis estavam corretos... os outros TODOS estavam errados ! Onde era pra ter os de 5A estavam de 10A, onde era 30A tinha 20A, outro de 30 tinha um de 15A já todo derretido e deformado... e por aí foi....
O da partida a frio é o da posição 18 mesmo, com 5A. Tinha um de 10 no local. Depois que comprei novos e acertei tudo, a partida continuou nao funcionando, MESMO com o fio desconectado... fiz um rapido teste conforme o procedimento que descrevi na minha primeira resposta a esse tópico, e confirmei a operacionalidade da bombinha da gasolina.
Parti entao para o relé, consegui remover a caixa de fusiveis do alojamento dela e conferi a fiação que chega ao relé, que tem a mesma numeração que postaram por aqui...94.634.536, a fiação estava toda inteira até onde entra no chicote, da mesma maneira que o fiozinho do sensor no motor... tirei o relé do encaixe e o abri, APARENTEMENTE a estrutura dele, como aquela bobininha, o platinadozinho, e os outros componentes eletronicos estão em bom estado, nenhum dano que possa ser visto a olho nu... nenhuma marca de queimado ou curto...
Aí que eu agarrei... pois eu tenho um multimetro, mas infelizmente nao sei como seria o procedimento para fazer os testes nesse sistema, o que é ironico, pois no monza EFi eu sabia mexer. Pra esse velhão nao tem manuais muito completos. Basta ver que o esse manual de reparos do Monza 90 nao fala especificamente em parte alguma sobre o sistema da partida a frio. Falam até da resistencia de aquecimento da mistura. Aliás, na verdade eu já até procurei mas nunca achei ninguem que soubesse falar como fazer pra testar e confirmar o funcionamento de relés...
Entao Carlos, se puder fazer a gentileza de passar um roteiro de como efetuar esses testes com multimetro, eu iria agradecer imensamente ! Ou qualquer outra pessoa que também saiba !
Obrigado !
PS: Confirmando a posição desse relé na caixa, ele fica POR TRÁS dela e com a caixa montada na posição certa, ele é o da direita, mais próximo ao volante certo? É porque tem outro rele ao lado dele, e creio que tenham o mesmo encaixe... entao fiquei com medo de algum mexanico ter invertido as posições...