Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jorgeAP escreveu: 02 Jan 2025, 21:13 Boa noite Carlos. O meu carro está parado por problemas com a ventoinha (nova da marca Gauss).
Parou de ligar do nada depois de algum tempo funcionando.
Tem energia no plug macho. Medindo com o multímetro.
Porém a ventoinha não liga, se jogar um fio da bateria direto no plug fêmea da ventoinha ela liga. Se chega energia no plug macho porque não liga então (pontas do multímetro dentro do contato fêmea medem um valor pouco abaixo da medição direto no Borne da bateria).
Bateria está medindo 10,5v e plug fêmea dá um valor de 9,8,v
Puxando os dois fios espetado no plug macho e levando direto por fora no plug fêmea não liga.
Amanhã cedo vou fazer um teste puxando somente o positivo do plug macho e o neutro da bateria. Acredito que assim tiro a dúvida do aterramento.
Bom dia JorgeAP.

Vamos iniciar pela luz de carga da bateria. Nos modelos com A/C, se não acender as ventoinhas interna e externa não funcionarão, pois o alternador não estará carregando a bateria.
Se a luz de carga da bateria acende ao ligar a ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento, ok. O próximo passo é verificar se a linha 15 pós chave está funcionando. São duas linhas, a 15 e a 15a, as duas vem do comutador de partida.
Estando Ok as linhas pós chave, ai se verifica o aterramento da ventoinha e depois a alimentação dos relês, de baixa e de alta. Esses relês são acionados pela UCE (terminais A3 baixa e C1 alta) nos terminais 85 dos relês. Se não tiver scanner para ativar a ventoinha em ambas velocidades via software, pode fazer aterrando cada terminal 85 dos relês ou fazendo jumper entre os terminais 30 e 87 desses relês.
Se a ventoinha funcionar do relê para frente está tudo OK e esqueça lá na frente. Se não funcionar terá de verificar o chicote até a ventoinha.
Se funcionar, saberemos que a UCE não está comandando os relê, ainda assim com motor funcionando, solte o conector do sensor de temperatura CTS. Se não funcionar a parte de comando não está funcionando se não funcionar é bem possível que a UCE esteja com defeito, ai deve verificar as alimentações de entrada e as saídas da UCE.
Se funcionar ao soltar o conector do VSS, pode ser que a UCE não recebeu a informação do sensor de temperatura CTS para quando atingir 101ºC a ventoinha do radiador se ativada. Nesse caso recomendo o uso de um scanner e um termômetro de mira a laser para aferir a temperatura do motor. Muitos casos são erros no marcador de temperatura e assim não deixamos o motor atingir os 101ºC para ligar a ventoinha, pois o indicador d painel está lá nas alturas. Com o scanner e o termômetro irá ter a ideia do que está errado.

Obs: Vale lembrar que modelos com A/C, só de ligar o ar condicionado, a ventoinha deve entrar no mesmo momento, mesmo com motor frio.

Espero que esse roteiro ajude a avaliar o defeito do seu Monza.

Corrigindo: Imaginei que se tratava de um Monza Club 94 e agora que vi se tratar de um Monza Classic 91 carburado.
Nesse caso esqueça o comando da UCE e no lugar terá o interruptor térmico do radiador ligado em paralelo com interruptor de solicitação da ventoinha ao ligar o A/C
A ventoinha com ar desligado vai acionar na temperatura indicada no IT (cebolão do radiador) e ao invés de soltar o VSS, faça o jumper entre os terminais do Interruptor Térmico do radiador.

OBS: Use o esquema elétrico do Monza 90. Ele deve auxiliar na sua avaliação. Se não tiver, ele deve estar na seção de manuais desse fórum

Abs,

Carlos Freire
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jorgeAP
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por jorgeAP »

Bom dia Carlos, obrigado pelo retorno, o jumper no sensor do radiador foi a primeira coisa que fiz. E não aciona a ventoinha.
Só consigo acionar a ventoinha ligando a bateria direto no conector dela. Apesar de ontem eu ter desligado o conector macho da ventoinha e medir a corrente , tinha marcado 9,8v no conector e 10,5v na bateria, liguei dois fios no conector e jóquei direto no conector fêmea da ventoinha e não funciona.
Essa corrente que chega no conector está medindo alguma coisa valor errado
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Carlos A. Freire
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em modelos com ar condicionado não pode fazer testes na ventoinha com motor parado. Tem que estar funcionando e com alternador carregando, se não o relé principal não libera os demais para funcionar. Outra coisa, alimentação de motores elétricos e equipamentos de alta corrente, se faz com o consumidor elétrico conectado. Se fizer desconectado não vai pegar problemas de chicote.
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Jan 2025, 08:45 Bom dia.

Esse é um defeito relativamente comum e chato de encontrar. Normalmente o problema é relacionado com a troca de calor que deve estar deficiente.
Primeiro, devem verificar o aterramento do motor e o positivo da bateria e suas ramificações. Esses cabos de alta corrente não adianta fazer inspeção visual, tem que fazer o teste de queda de tensão em cada ramificação desses cabos.
Depois verificar a ventoinha com relação a velocidade e sentido de rotação corretos. A ventoinha deve puxar o vento para dentro do motor.
Depois verificar possível obstruções externa e interna do radiador e do condensador se for com ar condicionado. Se o radiador for novo, atenção a aplicação correta para ano, modelo e se tem ou não ar condicionado. Cuidado com alguns radiadores novos que unificaram usando a mesma peça para com e sem ar condicionado e na verdade, não dão conta para modelos com ar condicionado.

Abs,

Carlos Freire
Prestando um pouco mais de atenção, percebi algumas diferenças entre o radiador utilizado anteriormente e o que está sendo usado atualmente, e pergunto: Existe alguma forma de identificação visual no radiador para diferenciar eventual aplicação errada, no caso dessa peça nova?
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Carlos A. Freire
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Edinho_sl escreveu: 04 Jan 2025, 13:22
Prestando um pouco mais de atenção, percebi algumas diferenças entre o radiador utilizado anteriormente e o que está sendo usado atualmente, e pergunto: Existe alguma forma de identificação visual no radiador para diferenciar eventual aplicação errada, no caso dessa peça nova?
É complicado... principalmente por não sabermos qual radiador novo aplicou. Então eu recomendo comparar os dois nas dimensões como largura, caixas e quantidade de tubos. Vale lembrar que o original de fábrica é Delphi brasado e tem dimensões diferentes para modelos com ar condicionado e sem ar condicionado. Se colocar as dimensões do sem ar condicionado no carro com ar condicionado vai dar problema.
Atenção a radiadores aletado muito estreito e com fabricante unificando tanto para com e sem ar condicionado. Tem uma marca muito comum aí em radiadores que unificou e causa problemas. Já vi muitos casos assim com essa marca, mas infelizmente não posso dizer aqui para não ter problemas jurídicos, rs!
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Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento

Mensagem não lida por jorgeAP »

No meu caso... bingo!
IMG_20250104_173640.jpg
Talvez por mau contato estava conseguindo medir corrente.
Aqui nessa foto já tinha puxado o fio verde do conector
Única opção é ligar por fora do conector já não se consegue encontrar conectores bons para refazer tudo.
Grato ao Carlos pela atenção dada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
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