Troca de Motor e Problema no Arrefecimento
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hi-Tech
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Troca de Motor e Problema no Arrefecimento
Boa tarde.
Recentemente tive problemas com o motor original do meu carro. Não era ideia mudar a originalidade do carro, mas uma oportunidade de troca por um motor de Astra, com valores menores,pareceu vantajosa. Enfim, acabei trocando o motor e sistema de injeção por uma FT 400.
Pus radiador novo, mangueiras novas e fiz revisão em todo o motor, retifiquei cabeçote e fiz os testes de compressão nos cilindros. Tudo certo, mas o sistema não consegue resfriar o motor adequadamente em marcha lenta ou com o ar condicionado ligado.
Se alguém já tiver feito algo parecido e puder me ajudar, agradeço.
Recentemente tive problemas com o motor original do meu carro. Não era ideia mudar a originalidade do carro, mas uma oportunidade de troca por um motor de Astra, com valores menores,pareceu vantajosa. Enfim, acabei trocando o motor e sistema de injeção por uma FT 400.
Pus radiador novo, mangueiras novas e fiz revisão em todo o motor, retifiquei cabeçote e fiz os testes de compressão nos cilindros. Tudo certo, mas o sistema não consegue resfriar o motor adequadamente em marcha lenta ou com o ar condicionado ligado.
Se alguém já tiver feito algo parecido e puder me ajudar, agradeço.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Troca de Motor e Problema no Arrefecimento
Interessante o post seu, vou acompanhar e aproveito para postar meu problema.
Refiz o AC do meu, que há muitos anos não funcionava, tudo da mesma forma que o original. Porém tenho que evitar usar por muito tempo continuo porquê não dá conta de refrigerar o motor, acaba por subir a temperatura acima da escala do meio. Lembro que a ventoinha é nova e o resistor de baixa velocidade também é novo. Penso em colocar uma ventoinha auxiliar.
Quem sabe alguém dá uma dica.
Refiz o AC do meu, que há muitos anos não funcionava, tudo da mesma forma que o original. Porém tenho que evitar usar por muito tempo continuo porquê não dá conta de refrigerar o motor, acaba por subir a temperatura acima da escala do meio. Lembro que a ventoinha é nova e o resistor de baixa velocidade também é novo. Penso em colocar uma ventoinha auxiliar.
Quem sabe alguém dá uma dica.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Bom dia.
Esse é um defeito relativamente comum e chato de encontrar. Normalmente o problema é relacionado com a troca de calor que deve estar deficiente.
Primeiro, devem verificar o aterramento do motor e o positivo da bateria e suas ramificações. Esses cabos de alta corrente não adianta fazer inspeção visual, tem que fazer o teste de queda de tensão em cada ramificação desses cabos.
Depois verificar a ventoinha com relação a velocidade e sentido de rotação corretos. A ventoinha deve puxar o vento para dentro do motor.
Depois verificar possível obstruções externa e interna do radiador e do condensador se for com ar condicionado. Se o radiador for novo, atenção a aplicação correta para ano, modelo e se tem ou não ar condicionado. Cuidado com alguns radiadores novos que unificaram usando a mesma peça para com e sem ar condicionado e na verdade, não dão conta para modelos com ar condicionado.
Abs,
Carlos Freire
Esse é um defeito relativamente comum e chato de encontrar. Normalmente o problema é relacionado com a troca de calor que deve estar deficiente.
Primeiro, devem verificar o aterramento do motor e o positivo da bateria e suas ramificações. Esses cabos de alta corrente não adianta fazer inspeção visual, tem que fazer o teste de queda de tensão em cada ramificação desses cabos.
Depois verificar a ventoinha com relação a velocidade e sentido de rotação corretos. A ventoinha deve puxar o vento para dentro do motor.
Depois verificar possível obstruções externa e interna do radiador e do condensador se for com ar condicionado. Se o radiador for novo, atenção a aplicação correta para ano, modelo e se tem ou não ar condicionado. Cuidado com alguns radiadores novos que unificaram usando a mesma peça para com e sem ar condicionado e na verdade, não dão conta para modelos com ar condicionado.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hi-Tech
- Ano: 1993
Então Carlos, o radiador é brasado, muito semelhante ao original, que só foi substituído por causa de uma rachadura lateral que segundo o reparador, não daria para consertar. O carro não superaquece, em movimento baixa a temperatura normalmente e na rodovia a temperatura não passa de 93 graus sem o ar ligado. Em trânsito normal liga a ventoinha e desliga normalmente. O único problema realmente é o engarrafamento e quando eu ligo o ar mesmo.
Lembrando que o motor original não superaquecia nem quando estava queimando óleo.
Lembrando que o motor original não superaquecia nem quando estava queimando óleo.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Só o fato de ser brasado não quer dizer muita coisa... Vale lembrar que o radiador do Monza de 91 a 96, originalmente todos são brasados, mas com largura ou dimensões diferentes entre modelos com e sem ar condicionado.Edinho_sl escreveu: ↑02 Jan 2025, 10:56 Então Carlos, o radiador é brasado, muito semelhante ao original, que só foi substituído por causa de uma rachadura lateral que segundo o reparador, não daria para consertar. O carro não superaquece, em movimento baixa a temperatura normalmente e na rodovia a temperatura não passa de 93 graus sem o ar ligado. Em trânsito normal liga a ventoinha e desliga normalmente. O único problema realmente é o engarrafamento e quando eu ligo o ar mesmo.
Tem que lembrar também, que ao ligar o A/C, vai exigir mais da fiação e por isso, se estiver o chicote estiver resistivo, vai diminuir tensão e equipamentos terão mau funcionamento aumentando a temperatura do motor. Quando se liga o A/C, entra o condensador que fica na frente do radiador e esse condensador produz calor a frente do radiador, por isso, se a troca de calor não for eficiente a temperatura pode aumentar
O radiador não foi a única causa que citei para troca de calor...
Então, para um defeito como esse, tem que usar de conhecimento e algumas técnicas nas avaliações.
Lembre-se que parado em trânsito o consumo de energia aumentou, como também aumentou a geração do calor por ter mais peças envolvidas como produção de calor do condensador e, ventoinha e embreagem eletromagnética do compressor, consumindo mais corrente elétrica.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Partiu refazer o aterramento, conforme dica do Carlos.
Pena que eletricista aqui é difícil de achar com boa vontade.
Me falta tempo pra mexer sozinho.
Pena que eletricista aqui é difícil de achar com boa vontade.
Me falta tempo pra mexer sozinho.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Não é refazer o aterramento e sim fazer os testes de queda de tensão em cada ramificação dos cabos negativo e positivo. Se estiver fira do padrão, aí sim se troca os cabos ou se faz reforço neles.
Fazer inspeção visual nos cabos originais ou nos novos não é bom e pode não resolver o defeito.
Também citei várias outras causas para o mesmo sintoma.
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Boa noite Carlos. O meu carro está parado por problemas com a ventoinha (nova da marca Gauss).
Parou de ligar do nada depois de algum tempo funcionando.
Tem energia no plug macho. Medindo com o multímetro.
Porém a ventoinha não liga, se jogar um fio da bateria direto no plug fêmea da ventoinha ela liga. Se chega energia no plug macho porque não liga então (pontas do multímetro dentro do contato fêmea medem um valor pouco abaixo da medição direto no Borne da bateria).
Bateria está medindo 10,5v e plug fêmea dá um valor de 9,8,v
Puxando os dois fios espetado no plug macho e levando direto por fora no plug fêmea não liga.
Amanhã cedo vou fazer um teste puxando somente o positivo do plug macho e o neutro da bateria. Acredito que assim tiro a dúvida do aterramento.
Parou de ligar do nada depois de algum tempo funcionando.
Tem energia no plug macho. Medindo com o multímetro.
Porém a ventoinha não liga, se jogar um fio da bateria direto no plug fêmea da ventoinha ela liga. Se chega energia no plug macho porque não liga então (pontas do multímetro dentro do contato fêmea medem um valor pouco abaixo da medição direto no Borne da bateria).
Bateria está medindo 10,5v e plug fêmea dá um valor de 9,8,v
Puxando os dois fios espetado no plug macho e levando direto por fora no plug fêmea não liga.
Amanhã cedo vou fazer um teste puxando somente o positivo do plug macho e o neutro da bateria. Acredito que assim tiro a dúvida do aterramento.