Monza Apaga do Nada

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
sfsantos1995
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza Apaga do Nada

Mensagem não lida por sfsantos1995 »

Olá pessoal, tudo bem ?

Tenho um Monza 1.8 89 Álcool Carburado. Duas semanas atrás ele começou com um defeito que não consigo entender. Posso estar tanto em marcha lenta quanto engrenado, o Monza apaga do nada, o conta giro cai lá embaixo. Depois de alguns minutinhos o carro funciona. Não pega no tranco pois as vezes o carro está engrenado, apaga e o motor só vai girando até eu parar o carro. Não funciona injetando gasolina, então imagino que não seja bomba de combustível. Já troquei as seguintes peças: Tampa do Distribuidor, Rotor, Bobina, Módulo de Ignição. Não sei mais o que fazer e cada vez que eu levo em um mecânico se fala uma coisa.

Por favor, alguém pode me dar uma luz ?
Monza Classic 89 - 1.8 Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Apaga do Nada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

O mais importante não disse ou talvez não avaliou... Verificou se quando ocorre o sintoma, se tem faísca nas velas?
Se com motor engrenado ele apaga e, o conta giros cai totalmente, indica que é falta de ignição. Se o conta giros sem mantém, pode ser pane de combustível.

Sendo ignição, arrisco em problemas de falta de rotação do motor indicando problemas com a bobina impulsora ou chicote. Se tiver rotação do motor e não sai alta tensão na bobina de ignição, pode ser um possível problema do módulo HEI ou problemas com aterramento.

Como o defeito ocorre de forma intermitente, informações e testes feito pelo condutor é de muita importância para solução do defeito.

Então, ao ocorrer o sintoma anormal, verifique se tem faísca nas velas, se não tiver, se tem na saída da bobina de ignição, se não tiver, verificar se tem sinal de rotação do motor.
Temos tópicos explicando como verificar se a UCE recebe ou não sinal de rotação do motor e, para isso nem é preciso equipamentos de diagnósticos.

Se tiver faísca nas velas, esqueça a ignição e sinal de rotação do motor. Pode ser então, pane de combustível, quem nem sempre é falta, mas pode ser por excesso de combustível.

É importante saber se há algum dispositivo anti furto não original e, se tiver, onde que ele atua.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sfsantos1995
Modelo: Monza Classic
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sfsantos1995 »

Olá Carlos, tudo bem ?
Agradeço pela resposta rápida!!

Realmente não verifiquei as faíscas nas velas assim que o problema ocorrer novamente vou verificar.

O conta giros cai totalmente com o motor engrenado.

Meu Monza é 89 carburado, então acredito não ter módulo HEI e UCE (Desculpe se estiver falando besteira).

Bobina Impulsona e Chicote não passou por testes

Não tem dispositivo anti furto.

Antes de tudo, vou testar as faíscas das velas/bobina assim que o carro parar, posto resultados aqui.
Monza Classic 89 - 1.8 Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

sfsantos1995 escreveu: 23 Abr 2019, 08:46 Olá Carlos, tudo bem ?

Meu Monza é 89 carburado, então acredito não ter módulo HEI e UCE (Desculpe se estiver falando besteira).

Bobina Impulsona e Chicote não passou por testes

Não tem dispositivo anti furto.

Antes de tudo, vou testar as faíscas das velas/bobina assim que o carro parar, posto resultados aqui.
Quando respondemos por celular, não aparece os dados do veículo e assim imaginei ser um Monza EFI.
Aproveite e corrija o seu perfil, pois está indicado como Monza 86.

Então, sendo carburado, não tem o módulo HEI e UCE. Mas, tem o módulo de ignição e a bobina impulsora, que gera sinal de rotação do motor, para o módulo de ignição, que por sua vez, vai aterrar através de pulsos, o negativo da bobina.

Nesse caso, recomendo que monitore o positivo da bobina de ignição e conexões do distribuidor e do módulo de ignição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder