Falha na Ignição após troca de junta do cabeçote

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha na Ignição após troca de junta do cabeçote

Mensagem não lida por renatocarletti »

Olá Dutra
Eu detesto deixar terceiros mexerem nos meus carros... Porém foi uma emergência... Eu tinha que decidir:
1 - Chamava o guincho e gastaria tempo tentando achar o problema (custo: Guincho, peças e tempo)
2 - Chamava o mecânico que estava a 50 metros do carro parado e saia com o carro andando depois (custo: Mão de obra e peças).

Optei pela segunda opção, pois o carro estava parado num ponto de ônibus em plena hora do rush

Já adianto que o mecânico é daqueles que gosta de plugar o scanner no carro para saber o problema e não gosta muito de procurar o defeito sem isso... No EFI ele apanhou bastante. Mas pelo menos, aparentou ter boa vontade em ajudar... Tem uns que se negam a mexer em carro com mais de 20 anos.
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 Como você sabe que o HEI estava derretido por dentro?
Ele me mostrou o modulo HEI que estava aberto em duas partes.. a chapa onde se passa a pasta termica estava descolada da carcaça de plástico.
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 O bico de carro mono ponto (original) é uma vez na vida que se limpa, no minimo se verifica resistência, vazão, estanqueidade, pois por ser fluxo continuo é difícil dar transtornos.
Tambem acho que bico é balela... falou que o carro estava afogando.... mas eu estava longe da oficina e precisava do carro andando o quanto antes.
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 Como ele sabe que a impulsora estava ruim? A impulsora ou queima ou não queima.
O seu distribuidor era original? O que ele recolocou é original?
Ele acertou o ponto de avanço com pistola de ponto? Se sim, quantos graus ficou o avanço quando quente e frio?
Cara, não sei como ele chegou a esse diagnostico... o meu era original e ele comprou outro distribuidor original no desmanche..
Deve ter mexido no ponto, mas não sei se ele fez da forma correta, jumpeando... Isso tudo eu vou ter que verificar depois...
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 Como sabe que tem de trocar TBI? Dai só falta dizer que tem de trocar o bico também, porque o TBI é outro. Dai vai TPS + IAC também?
Ele verificou se tem entrada de ar falso em algum lugar para condenar TBI ou ate a junta?
Ele verificou se tem ar falso na junta e tampa onde é instalado a EGR, no caso dos a gasolina?
Verificou o sensor de temperatura CTS da i.e?
Verificou os 2 estágios de bobina de ignição?
Revisou a pressão de combustível, ponto de sincronismo do motor?
Mediu e verificou o MAP, TPS e IAC?
Segundo ele, a entrada das mangueiras do TBI estão vazando, pois qunado foi testar a pressão da linha de combustivel, tirou as mesmas e começaram a vazar.. por isso precisa trocar a TBI inteira e as mangueiras :shock:
Eu acredito que tem que trocar somente as mangueiras, pois a rosca delas deve estar com alguma folga e os sextavados estão com marcas de arredondamento.
Quando fui pegar o carro, a marcha lenta estava muito alta... Ai ele trocou o TPS (pegou um que ele tinha lá usado) e voltou ao normal...
Quanto ao ar falso ele não falou nada, mas isso eu já tinha resolvido faz tempo. Antes do problema da junta, o carro estava muito bom.
Os outros sensores e a bobina eu não sei, mas o de temperatura, por exemplo, troquei faz pouco tempo.
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 Se o sensor VSS está desconectado seja o terra, sinal ou o positivo, a luz de IE no painel tem de ascender em desacelerações. Se o terra do VSS tiver desconectado não tenho certeza quando parado se o carro fica acelerado.
Antes do problema, eu tinha trocado o VSS e estava tudo ok, inclusive a luz da troca de marchas. Eu desconfio que pode ser que o terra esta desconectado, pois como a bateria estava sem carga, eles devem ter mexido no alternador e esquecido de ligar... porém eu não não tive tempo de olhar pois estou viajando a trabalho, longe do carro essa semana. Vou ver isso sabado.
Quando comprei o carro, o VSS estava sem o terra, e o carro ficava acelerado algumas vezes quando parava no semaforo e a luz da IE acendia nas descidas.
Restaurei o chicote com o plug correto, comprei outro VSS da MTE e ai ficou bom.
dutra s a escreveu: 10 Abr 2019, 02:42 Você me desculpe, mas todo trabalho pesado voce já fez e em razão de alguma coisa elétrica ter trocado isso tudo? Eu fiquei encabulado, ao menos as peças trocadas ele te devolveu ou jogou fora?
Robson B escreveu: 09 Abr 2019, 15:51 Boa tarde Renato.
Então, fico feliz pela sua iniciativa e coragem em fazer o serviço de cabeçote em seu próprio carro.
Comigo também foi assim, no final de 2017 eu mesmo fiz o motor do meu Monza. Não sou mecânico. Sou
Apenas um apaixonado pela mecânica de automóveis.
Fiz o motor inteiro do meu. Fiz igual vc, comprei todas as ferramentas necessárias antes do serviço.
É isso aí, é se estudando e colocando em prática que se aprende.
Robson, beleza?
Cara, pois é... Eu gosto de mexer nos meus carros... Quando era mais novo, nos meus 14 anos, trabalhei de ajudante em uma oficina... Eu era o moleque que fica lavando as peças com gasolina... Então eu peguei gosto por mecânica, porém, não segui no ramo.
Então, agora que a internet nos proporciona o conhecimento de forma mais fácil, eu me aventuro e na maioria das vezes eu sou bem sucedido.
Só que desta vez, foi o meu inferno astral na mecânica... A junta do cabeçote foi o inicio de uma série de eventos... A troca da junta em si ficou boa, tanto que o carro agora anda bem novamente... Porém, eu não esperava esses problemas elétricos... Nunca tinha ouvido falar disso...
Não sei explicar o que aconteceu de fato.
Quanto as peças, eu ia pedir o distribuidor mas acabei esquecendo, a bateria foi a base de troca e o resto era lixo... O modulo HEI estava aberto no meio...
Mas é isso ai, vamos ver qual vai ser a próxima crise, rsrs!

Abraço
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Robson B »

Boa tarde Renato...
Então, eu tive que retirar meu cabeçote por esses dias, mas no caso não foi por super aquecimento ou erro de instalação. Foi por um outro motivo.
Quando a peça que eu preciso chegar e montar novamente, vou até abrir um tópico pra revelar qual foi o problema e tenho certeza que vai ajudar
muitos monzeiros do fórum, que passam ou vão acabar passando pelo mesmo problema. Já adianto que os defeitos na mecânica mais terríveis de serem
diagnosticados, são os chamados defeitos colocados por terceiros. Esses fazem as pessoas perder o sono. Porque se faz todo um roteiro atrás do diagnóstico, até mesmo usando equipamentos, e no fim de tudo... Era um defeito simples, fácil de se resolver, mas que para chegar nele foi uma luta de 10 rounds. Se até mecânicos renomados que conhecemos, as vezes levam um baile pra diagnosticar um defeito simples, mas escondido, que dirá eu que sou apenas entusiasta da mecânica!
Mas vamos torcer Renato, pra que seu Monzão te de cada vez mais alegrias. Eu torço por isso!!!
Att.
®Robson B. :arrow:
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

Renato, só pra constar...

No caso do TPS, mesmo parafusado existe uma posição exata para que não fique acelerado. Muitos caem nisso condenando o TPS, mesmo ele não tendo nada, não é só encaixar no eixo tem de movimentar ele com o carro ligado para ver onde vai estar na marcha lenta. Uma coisinha fora já acelera.

Nos casos da mangueira, se vaza tudo bem, mas as conexões no TBI é só comprar de latão de mesma medida. Coloca um veda rosca e uma mangueira nova, pois essas mangueiras novas e originais é os 2 olhos da cara e, se achar.

Se ele colocou o escâner, deveria no fim de tudo ver o tempo de injeção para finalizar e dizer: "agora sim ta tudo em ordem", pois a maioria que tem o aparelho sabe disso.

Como o carro estava afogando se vazava nas mangueiras? Por acaso tinha 50bar de pressão? Rsrsrsrs!

Pois é... Colocou outro distribuidor com outra marcação de avanço e não se sabe se usou pistola e o jumper na UCE, aliás, com escâner acho que nem precisa de jumper, com escâner já se enquadra a regulagem.

Eu fico doido com essas coisas, porque já passei por isso vaaaaaarias vezes e, na época como não sabia sobre a filosofia do Monza em nada, sustentei muuuuuiiiitos bolsos de mexanicos sem vergonhas nesse país. Hoje quando fico sabendo, quero alertar para ajudar, pois me faz lembrar de tudo que possa imaginar. Tudo que se pode passar com um Monza eu passei. Esse cara sou eu! Rsrsrsrrrs!

É isso ai, estamos todos aqui para ajudar.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder