Falha na Ignição após troca de junta do cabeçote

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Falha na Ignição após troca de junta do cabeçote

Mensagem não lida por renatocarletti »

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com um problema que é o seguinte:
A cerca de um mês, meu motor começou a misturar água e óleo, porém, só percebi quando a água deu calço hidráulico no cilindro 4 e o motor não virava na partida.

Sorte que não sou de sair tentando dar tranco, então não aconteceu nada de mais grave. Vi que o reservatório de água estava vazio, tirei as velas, dei partida e a água foi expulsa... O carro até pegou depois disso, porém, eu já sabia que estava condenado a trocar a junta do cabeçote... Guardei o carro e não liguei mais.

Usei as informações deste fórum, comprei ferramentas, peças e consegui trocar a junta com sucesso.

O carro pegou normalmente após ligar a primeira vez... Esperei aquecer, dei o aperto final no cabeçote e pronto.

Detalhe é que esse carro rodava no GNV e, quando tirei o cabeçote, ele não estava empenado, porém, estava bem rebaixado (não mandei na retifica) a ponto de nem ter mais a meia lua de referencia.

Não mandei na retifica pois vi que já estava nas ultimas... Eu queria colocar um cabeçote melhor, porém, preferi investir em ferramentas e trocar o cabeçote mais pra frente.

Além disso, a junta antiga não queimou por super aquecimento... Ela foi corroída pela água sem aditivo que foi usada pelo dono anterior.

Acredito que o dono anterior mandou rebaixar o cabeçote para ter mais compressão pra usar o GNV.

Enfim, agora só uso álcool e a marcha lenta estava ok após a primeira partida, porém, comecei ouvir uns estalos no distribuidor depois de aquecido e o carro começou a falhar intermitentemente... quando fui dar a primeira volta, ele falhou mais ainda.

Antes andava e andava muito bem.

Minhas dúvidas são:

1 - Eu esqueci de montar algo na parte elétrica? Tinha uns aterramentos do modulo EFI que eu coloquei de volta na porca do coletor de admissão...
Não tirei o alternador, apenas soltei o suporte.... Agora, além do problema da ignição, o carro está descarregando a bateria e a luz fica acesa bem fraca no painel.

2 - Será que a alta compressão está interferindo na centelha das velas?

O sistema de ignição é todo novo, com exceção da bobina, bobina impulsora e modulo HEI.

Tenho certeza que montei tudo certo, inclusive o ponto da correia.

Se alguém tiver uma luz, eu agradeço.

Um abraço
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Re: Falha na Ignição após troca de junta do cabeçote

Mensagem não lida por jorgeAP »

Não vejo como trocar a junta poderia interferir na parte elétrica. Deve ter montado algo errado aí, ponto de ignição ou da correia tem que ser conferido.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)

Eu achei que a compressão muito alta poderia estar atrapalhando a centelha das velas e a corrente escapando por dentro do distribuidor.

Porém, minha dúvida é se o alternador tem algo a ver com esse defeito, pois depois dessa manutenção no cabeçote, a bateria está arriando e a luz da bateria fica acesa bem fraca no painel... Não soltei nenhum fio do alternador... Será que algum fio se partiu com a mexida para tirar o cabeçote?

O alternador ficou lá quietinho, no cofre do motor, enquanto eu fazia a troca da junta.. Não caiu no chão, não bateu, etc

Alternador sem carga, faz isso?

Outra coisa que notei, é que quando coloco a mão no cabo da bobina, tomo um choque muito forte, coisa que nunca aconteceu antes... Como se a faísca preferisse ir pro meu corpo ao invés de ir pro motor e eu não estava descalço... O cabo é novo.
mspagiari
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por mspagiari »

A temperatura está normal qdo quente?

Verificou se não há bolhas de ar no reservatório qdo acelera o carro?

Se o carro pega bem frio, creio ser dificil algo no distribuidor (HEI, impulsora).

Verificou a bomba e filtro de combustivel?

Existe aterramento na parte traseira abaixo da tampa de comando de valvulas, se vc recolocou td bem.

Verificou o aterramento da bateria se está bem fixado? (polo negativo, um fio preto).

Qto ao choque da bobina, a bobina está em boas condições? Pode ser bobina ruim se o defeito de falha ocorrer com motor quente.

Qto a carga da bateria, verifique com multimetro se está carregando com motor ligado (cerca de 13,5 v). Com o motor frio para partida a bateria deve estar no minimo a 12,5 v.

Parabéns por ter feito este serviço em casa, mas eu levaria o cabeçote a uma retifica para uma opinião, o serviço mais dificil e caro vc realizou q é a mão de obra.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

eu creio que o barulho que você escuta é o motor "grilando" por conta do cabeçote muito baixo a alta compressão não faz a centelha "voltar" não mas ela faz ter pre ignição.Como vc sabe que o cabeçote não estava empenado como você fez esse teste?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)

Olá, desculpem pela demora

Vamos lá
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44A temperatura está normal qdo quente?
Sim, a temperatura está normal no painel, a ventoinha liga... tudo certo
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Verificou se não há bolhas de ar no reservatório qdo acelera o carro?
Não existem bolhas no reservatório quando acelero e ele não fica com pressão quando frio
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Existe aterramento na parte traseira abaixo da tampa de comando de valvulas, se vc recolocou td bem.
Esse confesso que preciso verificar.
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Verificou o aterramento da bateria se está bem fixado? (polo negativo, um fio preto).
Verifiquei a um tempo atrás, está tudo ok.
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Qto ao choque da bobina, a bobina está em boas condições? Pode ser bobina ruim se o defeito de falha ocorrer com motor quente.
Estou desconfiado dela, mas como o carro funcionava perfeitamente bem antes, não tenho certeza
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Qto a carga da bateria, verifique com multimetro se está carregando com motor ligado (cerca de 13,5 v). Com o motor frio para partida a bateria deve estar no minimo a 12,5 v.
Desde que comprei esse carro, a luz da bateria no painel acende bem fraquinha, porém nunca fiquei sem bateria.
Eu medi com o multimetro com o carro em marcha lenta, e deu acima de 13v. Não cheguei a fazer o teste da partida... Porém minha bateria está com os polos girando dentro da carcaça de plástico... com certeza precisarei troca-la...
mspagiari escreveu: 28 Mar 2019, 12:44Parabéns por ter feito este serviço em casa, mas eu levaria o cabeçote a uma retifica para uma opinião, o serviço mais dificil e caro vc realizou q é a mão de obra.
Obrigado, eu usei as informações de vocês aqui do forum, inclusive comprei todas as ferramentas (torquimetro de estalo, goniometro para aperto angular e socket Tork T55 pra tirar os parafusos do cabeçote).
Eu optei por não levar para a retifica, pois lendo os posts do Rafaelo sobre o cabeçote roletado, eu vi que deveria ter uma meia lua de referencia e o meu não tem mais... ou seja, se eu tivesse levado na retifica, eles iriam condenar o cabeçote.... então resolvi fazer esta "meia sola" por um tempo, até poder comprar um cabeçote novo ou quem sabe até por um roletado... até por que agora que tenho as ferramentas, fica muito mais facil trocar depois.
Eu fiz um teste com uma regua de aluminio que tenho certeza que está reta, em varias posições e não notei nenhuma diferença, Coloquei uma folha de papel entre a regua e o cabeçote, e ela passa entre os dois com a mesma resistencia.
Sei que é um teste meia boca, mas quanto a parte de montagem, sei que ficou bom... o meu problema com certeza é parte elétrica.
tyo escreveu: 28 Mar 2019, 16:06eu creio que o barulho que você escuta é o motor "grilando" por conta do cabeçote muito baixo a alta compressão não faz a centelha "voltar" não mas ela faz ter pre ignição.Como vc sabe que o cabeçote não estava empenado como você fez esse teste?
Ola Tyo, o teste do empenamento eu explico ali em cima
Acho que não está grilando, pois o motor é a alcool.. Eu acredito que a compressão está bem alta, porém não tanto pois antes da troca da junta, o carro andava e andava muito bem... deixava muitos carros mais novos no chinelo. Tipo, afundar o pé em em 5ª marcha a 100km/h e o carro ir pra 140km/h sem hesitar e com o giro subindo de forma suave, porém firme.
mspagiari
Modelo: Monza Club
Ano: 1994

Mensagem não lida por mspagiari »

Amigo, tente verificar a parte de ignição com calma, tampa do distribuidor, rotor, velas, cabos, bobina.

Estou bem desconfiado desta bobina, principalmente se já estiver desgastada... A minha troquei pq estava velha e desgastada, com faísca fraca.

Pode fazer um teste tb a noite em um local bem escuro (pode ser na garagem com luzes apagadas) abra o capo e veja se localiza faiscas na ignição. Pode ser mau contato tb.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
renatocarletti
Membro SL (Ní­vel 1)

Ola pessoal
Más noticias... Fui derrotado pelo carro, rsrs!
Ontem sai para dar uma volta de teste, após trocar o rotor do distribuidor e, aparentemente o carro tinha ficado muito melhor... Porém, ele morreu em um cruzamento e não pegava mais... A bateria arriou de vez, não subia nem os vidros elétricos... Acho que o carro estava consumindo a bateria em vez da energia do alternador... Até que a bateria não conseguiu mais fazer a bomba de combustível funcionar e o carro apagou.
Sorte é que foi perto de uma oficina mecânica e não tive alternativa, fui la e pedi socorro...
Aproveitei para deixar o carro lá e falei para o mecânico ver o que poderia ser, já que o carro fica na casa do meu pai e só consigo mexer com tranquilidade nos fins de semana...
Quando eu tiver o diagnostico, eu posto aqui.

Abraço
Responder