Olá pessoal.
Meu ar condicionado do Monza, como muitos aqui no fórum, está desativado.
Meu sistema usa o gás R-12 que, como muitos sabem, foi proibido. Só existe R-12 reciclado, e mesmo assim é caro e difícil de encontrar.
A maioria das oficinas que visitei dizem que se pode simplesmente substituir o R-12 pelo R-134a, mas isso não é certo. Acho que querem enfiar o R-134a na nossa goela ou não conhecem ar condicionado automotivo.
Existem várias misturas de gases que substituem o R-12. A mais nova é o R-437a, conhecido também como ISCEON MO49 Plus. Não é o mesmo ISCEON MO49, cuja outra denominação era R-413a.
Segundo informações seguras, não é preciso nenhuma modificação no sistema original. Recomenda-se troca de guarnições, pois as originais podem estar ressecadas e esse gás, como é uma mistura de R-134a, R-125, R-600 e R-601, tem suas moléculas 100 vezes menores que as do R-12.
O R-134 tem muito mais facilidade para vazar, devido a moléculas bem menores.
Recomenda-se também substituir o Acumulador (filtro secador) por um específico para esse gás ou um universal.
O ISCEON MO49 antigo era uma mistura de R-134a, R-218 e R-600a
Essa mistura aceita qualquer dos vários tipos de óleo. Pode-se completar com o mesmo óleo mineral que já está no sistema.
Existe esse gás à venda no Mercadolivre, em embalagens de 12 kgs e embalagens de 750 g.
Segundo andei lendo, quando se substitui o R-12 pelo R-437a, deve-se colocar no sistema uma quantidade 75 a 90% da quantidade original de R-12.
Fiquei de ligar para uma dessas empresas e pedir informações exatas para o sistema do Monza. Sabemos que os Monzas com R-12 usam 1250 g e os que usam R-134 pegam só 700 g. Acredito que o R-437a fique próximo das 700 g. Mas falta confirmação oficial.
É isso.
Nota: Sei que vários donos de Monza seguiram o que a maioria das oficinas recomenda, isso é, trocaram o gás. Alguns dizem que está funcionando legal, outros não. De qualquer forma, o que eu escrevi aqui é o que prescrevem os fabricantes de gases, os sites que tratam de ar condicionado, etc. É o mesmo que encher o tanque de um Monza a gasolina com etanol e dizer que o carro funciona da mesma maneira. Segundo as teorias de combustíveis e de motores, não pode funcionar igual. Então, deixemos essas discussões para lá. Quem estiver interessado em fazer o retrofit (atualização) do ar condicionado de maneira profissional, que siga o que eu escrevi (ou procure por mais informações na net). Quem quiser inventar ou seguir instruções outras, que faça como achar melhor. E que Deus nos ajude a todos.
Abs