ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por lucasosmak »

Prezados amigos monzeiros, tudo bem?

Preciso revisar o ar condicionado do meu Monza que esteve desativado muitos anos pois pretendo tentar reativar.
Todos os acionamentos internos no painel já estão revisados e ok.
Ainda não sei se o compressor funciona (provavelmente não), e também não sei o estado das mangueiras e radiador. O acumulador com certeza deverá ser trocado.
Como nesse ano o sistema ainda era R12, gostaria de saber o que é necessário trocar e/ou alterar para receber recarga R134.
Eu sou completamente leigo em se tratando de ar condicionado.

Obrigado pela atenção.
Abraços!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Eu também estou com o mesmo problema.
Se você perguntar em 10 oficinas de ar condicionado automotivo, obterá 10 respostas diferentes.
Uns vão dizer que é só meter o gás R-134
Outros vão dizer que é só trocar as guarnições de borracha por outras e colocar o R-134.
E por aí vai.
Pelo que constatei, a grande maioria dos mecânicos de ar automotivo desconhece quase tudo. Só conhecem sistemas com o R-134 e ponto final. O último que eu consultei, semana passada, me perguntou o que era R-12. É mole?
Aqui no fórum temos muita informação sobre esse assunto, mas também com muitas opiniões divergentes.
Eu, praticamente, desisti.