ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
lucasosmak
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por lucasosmak »

Prezados amigos monzeiros, tudo bem?

Preciso revisar o ar condicionado do meu Monza que esteve desativado muitos anos pois pretendo tentar reativar.
Todos os acionamentos internos no painel já estão revisados e ok.
Ainda não sei se o compressor funciona (provavelmente não), e também não sei o estado das mangueiras e radiador. O acumulador com certeza deverá ser trocado.
Como nesse ano o sistema ainda era R12, gostaria de saber o que é necessário trocar e/ou alterar para receber recarga R134.
Eu sou completamente leigo em se tratando de ar condicionado.

Obrigado pela atenção.
Abraços!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Lucas

Eu também estou com o mesmo problema.
Se você perguntar em 10 oficinas de ar condicionado automotivo, obterá 10 respostas diferentes.
Uns vão dizer que é só meter o gás R-134
Outros vão dizer que é só trocar as guarnições de borracha por outras e colocar o R-134.
E por aí vai.
Pelo que constatei, a grande maioria dos mecânicos de ar automotivo desconhece quase tudo. Só conhecem sistemas com o R-134 e ponto final. O último que eu consultei, semana passada, me perguntou o que era R-12. É mole?
Aqui no fórum temos muita informação sobre esse assunto, mas também com muitas opiniões divergentes.
Eu, praticamente, desisti.
Ouvi dizer que em São Paulo tem mais chance de se encontrar o gás R-12, o que, no nosso caso, acho que seria a melhor alternativa. Seria só fazer uma limpeza interna com um gás adequado, ver se tem vazamentos, substituir o acumulador, e ver se o compressor está OK, meter óleo e gás e ver se funciona. Existe um ou dois tipos de gás que são misturas, e que substituem o R-12 sem nenhuma adaptação, mas até esses gases muita gente de oficina desconhece.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por dutra s a »

Pois é, a maioria só pensa e só sabe dizer do R134.

Como sou o 3 dono do meu carro, não sei quando e se já foi trocado o gás do ar, mas quando comprei ele, o sistema estava sem o gás, dai fui arrumar, o máximo que tive de fazer era trocar a mangueira a frente do radiador de água / compressor e o condensador (radiador ).

O compressor era usado e achei num desmanche, onde testamos numa bancada (testes simples ). Ele sugava e soprava forte, só bastou trocar uns o'rings de base das saídas de conexões

O condensador só tive de trocar, porque o tubo superior abriu uma trinca e uma solda ali não ia adiantar, pois além de ser tudo em alumínio, a trinca era numa curva e no pé do condensador, fora o trabalho que ia de ter para remover o condensador fora. Nisso havia um do Monza 96 usado e de fato é bem diferente do 94 e, coloquei como também refizemos as pontas de tubo desse condensador do 96, pois são diferentes do 94 (as posições).

Por mais, com tudo montado verificamos vazamento botando pressão de ar, como não houve botamos o R134 + óleo de compressor (que por sinal não queiram mexer com esse óleo por nada na vida, pois fede e mancha a roupa para sempre ). Faz 2 anos que tudo funciona perfeito.

Que ano era o compressor usado que comprei? Não sei, kkkk!
Se usava R12 tanto o compressor usado quanto o carro quando comprei? Não sei, kkkkk!
ta refrescando ? muito !!!! ate demais rsrsr

Existe diferença em razão de peças por causa do gás? Sim, mas não sei detalhar essa questão, só acho que o óleo muda.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Diplo90 »

Pois é, o que o Luiz falou é verdade, mesmo aqui há muitas opiniões divergentes. E feliz o Dutra, que deu certo... Rs...
Uma pergunta... Talvez alguém saiba responder, por favor. Já procurei aqui e não encontrei.
O pressostato de baixa do R12 trabalha com a mesma pressão que o do R134a? Posso manter o original ou seria ideal a trocar por um do R134a?
Pergunto, porquê na peça original da GM 03048437 (o meu é um Monza 89) não marca nada e já nos ching lings universais mostram tanto a alta como a baixa pressão gravadas na peça (HP 22,5 e LP 2,0)
Se alguém puder ajudar agradeço muito.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diplo

O pressostato de ciclagem, também chamado de pressostato de baixa pressão, com número 03048437 é aplicado em Monzas que usam o gás R-12.
Os Monzas 96 usam o R-134a e o pressostato é o 52464975.
Esse para R-134a abre os contatos com 30-32 PSI e fecha os contatos com 38-40 PSI.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diplo

Andei pesquisando e descobri que existe um gás que substitui o R-12 e é 11% mais eficiente que ele.
Trata-se do Freon™ MO49Plus (R-437A).
Segundo andei lendo, não é preciso nenhuma adaptação para usar esse gás.
Ele na verdade é uma mistura de R-134 com outros gases.
Não é preciso nem trocar o tipo de óleo.
Resta saber se as oficinas de ar condicionado automotivo sabem disso e se é fácil conseguir esse gás.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por dutra s a »

Falando em pressostato, nessas mudanças que fiz, meus pressostatos continuam os mesmos desde quando comprei o carro a 10 anos ou +

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Mensagem não lida por Diplo90 »

Olá pessoal...

Dutra... Você é afortunado meu caro... rs!

Luiz Carlos... Obrigado por suas observações. Você já tinha me ajudado no tópico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 18#p432118

Pois bem, meu carro está gelando normal depois do conserto do selo do compressor, conforme citei no tópico acima. Ocorre que continua a questão do liga e desliga do compressor, o que me fez pensar nessa questão da pressão do pressostato, pois o que está instalado ainda é para o R12.

O técnico que me atende na empresa de ar condicionado é bem atencioso e gosta de mexer com Monza, mas já retornei lá pelo menos umas 4 vezes e toda vez tenho que deixar o carro o que me atrapalha muito no meu dia a dia.

Sendo assim pensei em fazer essa troca por aqui mesmo, já que sempre coloco a mão na massa.

Obrigado a todos e sugestões são bem vindas.
Responder