Cambio F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Blz. Muito obrigado pelas dicas. Sábado vou na rua tentar uma gambira em um desses câmbios pelo F18 com os furos. Se achar com uma volta $$ razoável, faço a troca e pago a diferença. Se não achar, ou se não puder pagar o valor que me pedirem, ai paciência vou ter que adaptar mesmo.

Vou seguir sua dica pra analisar o desgaste do kit F18.

O meu câmbio que esta moído, não dei detalhes né. O kit embreagem está novo como falei, mas a caixa escapa a terceira, parece que tem folgas no sincronismo tb pq da uns trancos tipo calço quebrado, folga no pinhão, ta vazando pelos retentores, e tem uma folga onde vai o garfo. E eu já tomei raiva dela, ai vc já sabe...
Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

é, nao vale apena recuperar. isso se deve a falta de informação do manual do carro, o pessoal esquece do oleo da caixa por culpa do manual, induz ao erro. sabe como é, brasil.... oelo de caixa tem que ter o mesmo cuidado que o de motor. fazer troca periodicas, 25,000 km seria bom verificar e trocar. custa 50,00 a troca de oleo rsrsrsr

dica: quando por montar coloque oleo 75w90 pra caixa, é um semi sintetico de 28,00 reais o litro. eu coloquei no meu F17 e a roncadeira parou com ele no cavalete, ou seja +- 30 min deixei rodando as roda livre e deu pra lubrificar tudo. o meu limpei peça por peça da caixa, e pre lubrifiquei antes de montar.

é normal roncar quando troca o oleo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Rafaelo escreveu:é, nao vale apena recuperar. isso se deve a falta de informação do manual do carro, o pessoal esquece do oleo da caixa por culpa do manual, induz ao erro. sabe como é, brasil.... oelo de caixa tem que ter o mesmo cuidado que o de motor. fazer troca periodicas, 25,000 km seria bom verificar e trocar. custa 50,00 a troca de oleo rsrsrsr

dica: quando por montar coloque oleo 75w90 pra caixa, é um semi sintetico de 28,00 reais o litro. eu coloquei no meu F17 e a roncadeira parou com ele no cavalete, ou seja +- 30 min deixei rodando as roda livre e deu pra lubrificar tudo. o meu limpei peça por peça da caixa, e pre lubrifiquei antes de montar.

é normal roncar quando troca o oleo.
Fui atras do câmbio, ninguém quer câmbio de monza nem de graça. Teve um que paga 100 reais nele na troca, no outro, pega meu câmbio + 500,00 no f18 ou + 900,00 no f17 com atuador hidraulico. Resolvi ficar com o f18 do tubarão msm e adaptar o suporte.

Ontem aproveitei pra desmontar e lavar, a caixa seca vai pro jato de areia, mas queria uma idéia sua sobre como lavar a planetária. Estou com medo de jogar qualquer produto e detonar os rolamentos. Segue umas fotos e um vídeo. Sei que por foto é dificil, pra mim está tudo normal, mas se puder passar sua impressão do estado do conjunto sobre desgaste eu agradeço.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

qualquer produto nao solvente.

use querosene ou diesel, eu usei produtos biodegradáveis pra limpar.

obs: a F17 nao é pra tua aplicaçao, tu teria que ter um N20XF completo como é meu caso, teria que ter as homocinéticas da caixa pro F17, teria que comprar 3 suportes originais pra essa aplicaçao F17 pra monza(so eu tenho esse projeto) todas elas sao instaláveis, teria que trocar o sistema pra trambulador mecanico da F17(monza),sistema mecanico da F17(embreagem), e trocar o sistema de engrenagens do velocimetro. eu nao tenho problema com velocimetro ja que meu painel de instrumentos vai ser um produto original OEM e vai operar em qualquer pulso, no caso da F17 = 29P.

ainda bem que nao comprou.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Sobre o F17, estava ciente que haviam muitas diferenças, só não tantas como vc explicou. Tive um Astra com essa transmissão, e tive problema no rolamento da 5a marcha. Quando foi desmontado pra executar o serviço, fiquei comparando as diferenças entre ele e o câmbio do Monza, pois como estava ficando muito caro o reparo (700,00), um colega me ofereceu na época por 200 reais um F16. Essa troca foi só a oferta do vendedor mesmo tentando me empurrar um câmbio mais novo.

Vou lavar a planetaria com óleo diesel, montar, e tomara que funcione. A caixa foi pro jato de areia. Obrigado mais uma vez, informação com detalhes técnicos valem muito. Só no "achismo" como a maioria das pessoas fazem é f0da... :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por Rafaelo »

a caixa F17 é derivada da F15, nao é uma caixa robusta como a F18. a F18 eu acho superior, tanto é que agente observa que a F18 o rolamento de alinhamento(encosto) é bem robusto, diferente da F17 que é um rolamentinho de skate. a massa do eixo primario da F18 é mais robusto tb.

ambas tem o engate muito bom, a F17 é superior um pouco devido o trambulador mecanico da F17 ter "trilhas" e travas internas que melhoram o engate, e tambem por usar oleo sintetico.

veja a diferença da mecanica da peça, essa é do meu cambio praticamente novo F17 que é original do motor N20XF que tb tenho. eu lavei com um acido biodegradavel, nao me vem o nome agora(DECAPANTE E FOSFATIZANTE ...), ele lava muito bem e deixa extremamente seco! ele tira gordura, porem a limpeza pesada ele nao remove, porem é preciso lavar com agua e ar e depois logo em seguida colocar lubrificante senao seca e trava o funcionamento. coloque diesel que vai limpar no teu caso. so nao esqueça de lavar com agua e detergente pra tirar a gordura do diesel ou querosene, esse acido especial que eu usei faz esse processo, por isso nao precisei fazer a lavagem com detergente. na verdade da elas por elas... como o meu cambio tava limpo so foi mais o uso da agua com o acido mesmo... o teu ta bem mais sujo que o meu, vai precisar de uma limpeza mais pesada primeiro.

trambulador mecanico da F17 em conjunto com o varao original do monza
Imagem

F17 limpa com acido.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


obs: nao te esqueça que pra apertar as porcas conicas do diferencial tem um processo bem delicado, tu tem que ter torquimetro de precisao, e fazer oque o manual diz. nao pode apertar de mais nem de menos. e o resto da manutenção tb use o manual de serviço.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Rafaelo escreveu: 27 Mai 2014, 12:47 ola, como se trata da mesma estria do eixo piloto(estria fina) tu ate poderia usar o sistema F16 de transferência(volante/disco/plato/atuador) na caixa F18 só nao teria o mesmo torque que se tivesse usando o sistema F18. e alem que o F18 tolera mais torque, mais nao é teu caso.

procura por aqui que expliquei sobre os eixo piloto e estria de caixas como F17 e la eu menciono isso.
Estou com um câmbio aqui F18 de um Monza 95. Quero colocar ele no meu Classic 500 EF. Bem acompanhei o tópico até aqui, mas eu gostaria de saber se alguém já fez a adaptação do suporte do calço traseiro?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Set 2015, 18:51
Cidade: Conceição de Macabu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambio F18

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Rafaelo escreveu: 05 Nov 2015, 11:32 kaio tu esta indo pelo lado mais dificil... que é justamente adaptaçao.

pq tu nao coloca um F18 que tem o apoio traseiro? por exemplo vectra. e 3 apoio agente sabe que foi falha no sistema, isso sobrecarrega o apoio perto da VT.

* sim é possivel usar o sistema F16 de transferencia no F18, porem nao vejo logica nisso, o F18 tem mais massa e é mais robusto o disco/plato.
* o resto das tuas duvidas nao se aplicam nessa minha dica.
Olá Rafaelo. Bem estou aqui na batalha pra trocar o meu câmbio f16 por um f18. Depois de muito pesquisar vi que o do Vectra tem o suporte adequado para o Monza A como você falou. Mas ficou somente uma dúvida. Aquele selo que existe no lugar o sensor de velocidade, é só tirar e colocar o sensor do Monza?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Responder