Bomba d'água do Monza - considerações

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d'água do Monza - considerações

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Como eu afirmei, e reafirmo para quem quiser ouvir, a bomba d'água do Monza 96 gira com menor velocidade que o virabrequim (21 dentes do vira contra 25 da bomba). Por conseguinte, tem menos vazão que a dos Monzas anteriores. Eu não disse que essa menor vazão influencia na refrigeração do motor, já que tudo em motor é superdimensionado.
Por outro lado, a bomba deve roubar menos potência do motor, o que, teoricamente, economiza combustível.
Na maior parte do tempo de funcionamento do motor, a válvula termostática está restringindo a passagem da água, então uma bomba com mais vazão só vai consumir mais potência do motor.
No motor de 3 cilindros da Ford, o motor Dragon, até a bomba de óleo tem duas pressões, na marcha lenta ela é menor, justamente para tornar o motor mais econômico.
Sobre a velocidade da ventoinha do radiador, meu Monza 94/95 também só acionava a velocidade 1, igual nos Monzas 96.

Aqui mais um exemplo que mostra que a razão de redução entre duas engrenagens depende do número de dentes:
Imagem

Abs

P.S. Acho que vou rasgar todos os meus diplomas de mecânico. De mecânico de motor convencional (usado em avião e veículos terrestres), turbo hélice (usado em avião), turbo eixo (usado em helicóptero), turbina a gás...Aprendi tudo errado. :)
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder