Eu precisei substituir minha bombá d'água, pois estava fazendo um ruído desagradável (e preocupante) na área da correia dentada.
Quando o ruído surgiu, relativamente baixo, tirei a capa plástica da correia sincronizadora (dentada) e notei que a referida correia estava frouxa.
Não consegui entender como ela poderia ter afrouxado.
Pensei em duas possibilidades:
1- Mola do tensionador cansada
2- Rolamentos da bomba d'água com folga
A mola não deu para testar. Então comprei um novo tensionador
Fazendo força na polia da bomba, no sentido lateral, não deu para perceber folga importante.
Substituí o tensionador e o ruído continuou. Coloquei de novo o antigo, provisoriamente, até comprar uma nova bomba d'água e instalar a mesma, para ter certeza de que se era a bomba a causadora do ruído, estaria resolvido o problema.
Antes de comprar a bomba, pesquisei na internet sobre tipos de bomba, tipos de correia dentada, etc. Já que eu estava impossibilitado de mexer no Monza, por problemas sérios de saúde, o pobre ficou meses esperando.
Durante esses meses, descobri muitas coisas sobre bombas d'água e correias dentadas de Monza.
Descobri que a Contitech tem uma correia para Monzas de 89 a 95 feita de HNBR, um material mais resistente ao ataque de óleo, graxa, etc. A correia do Monza 96 (essa dica não foi na internet, foi o Carlos Freire quem me passou) já é feita desse material.
A resistência específica da nova correia é a mesma, já que é feita internamente com a mesma fibra de vidro. O que muda é a borracha (borracha sintética nitrílica hidrogenada), que é mais resistente ao ataque de graxa, óleo, calor e ozônio do ar.
Descobri também que a bomba d'água do Monza 96 gira mais devagar. Se não aumentaram o impelidor, então essa bomba tem menor vazão.
Ontem finalmente consegui instalar a nova bomba no Monza. Rapaz! É uma tarefa realmente chata. Começa pela necessidade de remover a capa traseira da correia dentada. Para isso, nos Monzas até 95, é necessário também remover a polia dentada do virabrequim. A dificuldade começa na hora de remover o parafuso que a prende ao vira. Como não tenho parafusadeira de impacto, foi preciso travar o motor.
Fiquei com receio de usar o macete citado pelo Carlos Freire, de instalar uma soquete com braço em T ou articulado apoiada no chão girar o motor no arranque, sem ignição (cabo da bobina desconectado), e preferi retirar aquela tampinha que cobre parte do volante e cremalheira.
Assim, se eu tivesse um ajudante (que não tenho), ele poderia travar o volante metendo uma chave de fenda grande nos dentes da cremalheira.
Mas, para minha sorte, uma ferramenta de travar volante que eu havia comprado para trocar a correia dentada do meu Fiat Mille EX, que quando comprei tive de modificar a mesma, pois era específica para motores Fire e o do meu Fiat é Fiasa, encaixou mais ou menos na cremalheira do Monza.
Não ficou muito bem fixada, mas resolveu o problema de remover a polia dentada do vira.
Para sacar a mesma, como não tenho saca polias, reinstalei a polia damper, prendendo só com 2 parafusos, fiz figa e depois puxei a polia com as duas mãos. Saiu como manteiga. Se não tivesse saído fácil, eu teria de procurar outro meio, pois senão poderia detonar o damper.

Instalei a nova bomba, com os 3 parafusos de fixação semi apertados, para poder girar a bomba com a ferramenta especial que tenho aqui, que, confirmando o que o Carlos Freire havia dito tempos atrás, esbarra no suporte do alternador/bomba da direção e fica difícil de girar.
Correia instalada provisoriamente, sem a capa traseira, consegui regular a tensão de acordo mas, ao apertar totalmente os 3 parafusos de fixação da bomba a tensão mudou. Ficou muito tensa.
Cá entre nós, esse sistema de girar a bomba é uma porcaria. Não sei como a engenharia da GM conseguiu fazer essa droga.
Depois de várias tentativas, afrouxando e apertando os maledetos 3 parafusos, consegui regular a tensão.
Mas os problemas não terminaram. Vou ter de remover a correia novamente, para instalar a capa traseira.
Não sei como vou conseguir encaixar a maldita correia nova com tanta tensão.
Tentei aquele macete de instalar a correia com a polia do comando fora, mas não consegui encaixar a polia no eixo nem com reza brava.
É isso.
Abs