Bomba d'água do Monza - considerações

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Bomba d'água do Monza - considerações

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Eu precisei substituir minha bombá d'água, pois estava fazendo um ruído desagradável (e preocupante) na área da correia dentada.
Quando o ruído surgiu, relativamente baixo, tirei a capa plástica da correia sincronizadora (dentada) e notei que a referida correia estava frouxa.
Não consegui entender como ela poderia ter afrouxado.
Pensei em duas possibilidades:
1- Mola do tensionador cansada
2- Rolamentos da bomba d'água com folga

A mola não deu para testar. Então comprei um novo tensionador
Fazendo força na polia da bomba, no sentido lateral, não deu para perceber folga importante.

Substituí o tensionador e o ruído continuou. Coloquei de novo o antigo, provisoriamente, até comprar uma nova bomba d'água e instalar a mesma, para ter certeza de que se era a bomba a causadora do ruído, estaria resolvido o problema.

Antes de comprar a bomba, pesquisei na internet sobre tipos de bomba, tipos de correia dentada, etc. Já que eu estava impossibilitado de mexer no Monza, por problemas sérios de saúde, o pobre ficou meses esperando.
Durante esses meses, descobri muitas coisas sobre bombas d'água e correias dentadas de Monza.
Descobri que a Contitech tem uma correia para Monzas de 89 a 95 feita de HNBR, um material mais resistente ao ataque de óleo, graxa, etc. A correia do Monza 96 (essa dica não foi na internet, foi o Carlos Freire quem me passou) já é feita desse material.
A resistência específica da nova correia é a mesma, já que é feita internamente com a mesma fibra de vidro. O que muda é a borracha (borracha sintética nitrílica hidrogenada), que é mais resistente ao ataque de graxa, óleo, calor e ozônio do ar.
Descobri também que a bomba d'água do Monza 96 gira mais devagar. Se não aumentaram o impelidor, então essa bomba tem menor vazão.

Ontem finalmente consegui instalar a nova bomba no Monza. Rapaz! É uma tarefa realmente chata. Começa pela necessidade de remover a capa traseira da correia dentada. Para isso, nos Monzas até 95, é necessário também remover a polia dentada do virabrequim. A dificuldade começa na hora de remover o parafuso que a prende ao vira. Como não tenho parafusadeira de impacto, foi preciso travar o motor.
Fiquei com receio de usar o macete citado pelo Carlos Freire, de instalar uma soquete com braço em T ou articulado apoiada no chão girar o motor no arranque, sem ignição (cabo da bobina desconectado), e preferi retirar aquela tampinha que cobre parte do volante e cremalheira.
Assim, se eu tivesse um ajudante (que não tenho), ele poderia travar o volante metendo uma chave de fenda grande nos dentes da cremalheira.
Mas, para minha sorte, uma ferramenta de travar volante que eu havia comprado para trocar a correia dentada do meu Fiat Mille EX, que quando comprei tive de modificar a mesma, pois era específica para motores Fire e o do meu Fiat é Fiasa, encaixou mais ou menos na cremalheira do Monza.
Não ficou muito bem fixada, mas resolveu o problema de remover a polia dentada do vira.
Para sacar a mesma, como não tenho saca polias, reinstalei a polia damper, prendendo só com 2 parafusos, fiz figa e depois puxei a polia com as duas mãos. Saiu como manteiga. Se não tivesse saído fácil, eu teria de procurar outro meio, pois senão poderia detonar o damper. :)

Instalei a nova bomba, com os 3 parafusos de fixação semi apertados, para poder girar a bomba com a ferramenta especial que tenho aqui, que, confirmando o que o Carlos Freire havia dito tempos atrás, esbarra no suporte do alternador/bomba da direção e fica difícil de girar.
Correia instalada provisoriamente, sem a capa traseira, consegui regular a tensão de acordo mas, ao apertar totalmente os 3 parafusos de fixação da bomba a tensão mudou. Ficou muito tensa.
Cá entre nós, esse sistema de girar a bomba é uma porcaria. Não sei como a engenharia da GM conseguiu fazer essa droga.
Depois de várias tentativas, afrouxando e apertando os maledetos 3 parafusos, consegui regular a tensão.
Mas os problemas não terminaram. Vou ter de remover a correia novamente, para instalar a capa traseira.
Não sei como vou conseguir encaixar a maldita correia nova com tanta tensão.
Tentei aquele macete de instalar a correia com a polia do comando fora, mas não consegui encaixar a polia no eixo nem com reza brava.

É isso.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Bomba d'água do Monza - considerações

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Talvez agora sejam um pouco tarde eu dizer isso, e sem brincadeiras, substituir a bomba dagua para mim é uma aventura.
Mas quando eu tenho que fazer isso, eu faço uma marca no bloco do motor e como referência o ressalto da carcaça da bomba antiga.Dai uso como referência para instalar a nova. Normalmente tem dado certo. Descobri que as Nakata são boas, nos dois monzas e no meu vectra eu coloquei e a mais rodada com uns 30000 km está se comportando bem. Fiquei com medo de algumas com o rotor de plástico.
Quanto ao tensor normalmente dá espaço para aliviar a tensão e colocar a correia, normalmente coloco uma chave de fenda grande por trás da correia e forço o tensor que dá um pequeno espaço, mas o suficiente para encaixar a polia.

Me desculpe das sugestões, sei que o senhor tem "eras" de experiências mais que eu. Só quis mencionar como tenho feito.
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza 96 não precisa esticar a correia pela bomba d'água e sim pelo tensionador. A bomba d'água tem uma marcação que é só alinhar com outra no bloco do motor, fixa a bomba, monta correia dentada e depois faz o tencionamento, observando o ponteiro do tensionador indicando melhor ponto de tensão da correia.

Esse serviço de troca de bomba d'água do Monza até 95, bem como tensionar a correia, já estou acostumado a fazer e não levo muito tempo. Após ajustar a tensão da correia dentada movimentando a bomba d'água, consigo colocar a carreia sem muita dificuldade.

A chave referida para tensionar a correia, dá certo no Monza até 90 ou de 91 em diante sem DH original. O problema é o suporte que fixa o alternador e a bomba da DH. Mas uma coisa é fato, esse serviço no Monza 96 ficou muito facilitado pelo novo tensionador e, pela proteção traseira da correia, que passa pela polia sem precisar remove-la. DE resto é igual.
A parte mais chata no Monza de 91 em diante é colocar o parafuso do tensionador da correia de acessórios. O espaço é muito apertado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Sim, Carlos Freire
Acredito que no seu Monza essa operação toda seja muito mais fácil e segura.
Não é mais necessário remover a polia dentada do vira, o que evita muito trabalho. Para travar o motor, como eu disse, tive de tirar a tampa da cremalheira, e para isso tive de tirar antes o peito de aço. Tudo isso é um saco. :(
Você instala a bomba numa posição e não precisa depois ficar mexendo nela, prum lado e pro outro, o que pode causar vazamentos.
Por outro lado, instala a correia nova sem tensão, também diminuindo os riscos de machucar a mesma.
As ferramentas que tenho aqui, para girar a bomba e para apertar os 3 parafusos, são uma porcaria.
A primeira não encaixa direito, por causa do suporte do alternador, e a segunda é toda mole, para encaixar nos parafusos machuca os dedos.Tô aqui todo lanhado. :(

Como eu disse, na minha opinião a engenharia falhou nessa parte nos Monzas de 89 a 95.

Abs

Ah, sobre a parte onde eu afirmei que a bomba do 96 gira mais devagar, eu esqueci de dizer porque cheguei a essa conclusão.
É que nos Monzas anteriores, tanto a polia dentada do vira quanto a polia da bomba têm o mesmo número de dentes (21), por isso giram na mesma velocidade. Nesses Monzas a polia do vira tem 21 e a do comando de válvulas 42 (esta gira na metade da velocidade do vira)
No 96 a polia do comando tem 46 dentes, a do vira tem 23 dentes (a metade, logicamente) e a da bomba tem 25 dentes, o que a faz girar um pouquinho menos que o eixo do motor.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

quando eu tenho que fazer isso, eu faço uma marca no bloco do motor e como referência o ressalto da carcaça da bomba antiga.Dai uso como referência para instalar a nova. Normalmente tem dado certo
Gilmar

A correia desta vez estava fora da tensão correta, e não vi alternativa melhor do que fazer a coisa como manda o manual.
Descobri que as Nakata são boas, nos dois monzas e no meu vectra eu coloquei e a mais rodada com uns 30000 km está se comportando bem. Fiquei com medo de algumas com o rotor de plástico.

Gostei da aparência da Nakata. Dá a impressão de que é coisa boa mesmo. Peças ruins normalmente já se nota no acabamento.
Quanto ao tensor normalmente dá espaço para aliviar a tensão e colocar a correia, normalmente coloco uma chave de fenda grande por trás da correia e forço o tensor que dá um pequeno espaço, mas o suficiente para encaixar a polia.
Acho que estou ficando velho demais para esse tipo de serviço, pois tive imensa dificuldade de encaixar a correia com o tensionador antigo, cuja mola já não estava lá essas coisas. Com esse novo acho que meus dedos vão sofrer. :(
Me desculpe das sugestões, sei que o senhor tem "eras" de experiências mais que eu. Só quis mencionar como tenho feito.
Nada a desculpar, colega. Aqui somos um grupo de proprietários de Monza discutindo como cuidar dos nossos carros da melhor maneira possível. Todas as sugestões são válidas. Sobre o senhor, não cabe aqui no fórum. Todos somos iguais, desde os mais velhos e experientes aos mais novos e sem experiência.

Abraços e obrigado pelas sugestões :)
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, na minha opinião não é a quantidade de dentes que vai aumentar ou diminuir a velocidade das polias. O que vai alterar é o tamanho de cada polia. Se o tamanho são os mesmos, não importa a quantidade de dentes, a polia vai girar na mesma rotação.
A diferença de quantidade de dentes se dá pela forma e tamanho dos dentes, entre essas diferentes correias.

Quando tiver oportunidade, vou ver se consigo comparar o tamanho dessas polias, verificando se são do mesmo tamanho com relação ao diâmetro de giro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos Freire

O diâmetro das polias está diretamente ligado ao número de dentes. Se alguém conseguir fabricar duas polias do mesmo diâmetro, uma com dentes (dentes de mesmo tamanho) a mais que a outra, terá revolucionado a física.

Uma polia maior tem necessariamente mais dentes do que uma menor, desde que o tamanho de cada dente seja igual nas duas.
Claro que se fosse uma correia em V ou multiV só o tamanho iria variar.
A correia dentada se movimenta e seus dentes se movimentam junto.
Se você fizer uma marcação na polia dentada e outra igual na polia da bomba, vai notar que, dando uma volta completa numa, se elas tiverem um número diferente de dentes, logo na primeira volta notará que uma delas não deu uma volta completa.

Lembro do meu tempo de adolescente, quando meu pai foi comprar uma bicicleta para entregas na mercearia dele. Como havia muitas ladeiras na minha cidade, Catanduva, a catraca da roda teria de ter mais dentes, para ter menos velocidade e mais força.
O número de dentes era 22. Lembro até hoje. Bicicletas para passeio tinham menos dentes. Poucos tinham bicicleta com marcha.
catraca de bicicleta.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 16 Ago 2018, 18:53, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

realmente é um servicinho sacana de fazer eu coloquei no meu monza uma vetore e ficou bom mas como o carlos freire falou eu também já estou acostumado a fazer esse serviço mas realmente é um erro da engenharia tensionar pela bomba naquele espaço.Nessa última bomba eu tive que destruir a polia do vira pois a mesma não saia nem com sacador nunca tinha visto isso! Comprei uma nova gm da accioly e está uma beleza
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder