Ventoinha não quer armar
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ventoinha não quer armar
Allison
Se você puxou a alimentação do módulo de som direto da bateria, não tem por que queimar nenhum fusível qdo você encostou o positivo na lata do carro.
O máximo que poderia acontecer, se você permanecesse muito tempo com o fio encostado na lata, era esquentar e derreter o fio.
Você não disse se o seu Monza tem ar condicionado de fábrica.
Em alguns Monzas na transição entre modelos 94 e 95, se tiver ar condicionado não tem o fusível L5 citado pelo Carlos Freire. Nesse caso a proteção é feita por um fio fusível que sai do polo positivo da bateria.
Toda vez que se puxa a alimentação de algum equipamento direto da bateria (é comum se fazer isso com som, para evitar ruídos. A voltagem no polo da bateria é mais estável), deve-se instalar também um fusível. De preferência de valor menor do que o que muitos rádios possuem, na sua parte traseira.
Assim, protege-se todo o circuito e fica fácil substituir o fusível. Aquele que vem no rádio exige a remoção do mesmo, o que nem sempre é fácil.
Abs
Se você puxou a alimentação do módulo de som direto da bateria, não tem por que queimar nenhum fusível qdo você encostou o positivo na lata do carro.
O máximo que poderia acontecer, se você permanecesse muito tempo com o fio encostado na lata, era esquentar e derreter o fio.
Você não disse se o seu Monza tem ar condicionado de fábrica.
Em alguns Monzas na transição entre modelos 94 e 95, se tiver ar condicionado não tem o fusível L5 citado pelo Carlos Freire. Nesse caso a proteção é feita por um fio fusível que sai do polo positivo da bateria.
Toda vez que se puxa a alimentação de algum equipamento direto da bateria (é comum se fazer isso com som, para evitar ruídos. A voltagem no polo da bateria é mais estável), deve-se instalar também um fusível. De preferência de valor menor do que o que muitos rádios possuem, na sua parte traseira.
Assim, protege-se todo o circuito e fica fácil substituir o fusível. Aquele que vem no rádio exige a remoção do mesmo, o que nem sempre é fácil.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Ventoinha não quer armar
Que estranho , voltou a funcionar normalmente ,ate msm quando tiro o plug do sensor que vai no cabecote ela liga , o que antes não acontecia
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Re: Ventoinha não quer armar
Eu fiz um roteiro e paços de fazer uma avaliação e não fez nenhum dos testes sugeridos?Alisson Filipe escreveu: ↑31 Jul 2018, 12:08 Luís , eu puxei o fio do som direto da bateria mesmo , ja que mencionou sobre o ventilador interno , fui verificar , mas esta funcionando normalmente , vou dar uma olhada nesse fio fusível do qual vc falou , o problema deve estar nele pelo jeito .
Se fez, coloque os resultados.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
meu monza tem A/C original de fabrica sim Luis .
E Carlos , eu levei no eletricista , mas chegando la notamos que a ventoinha tinha voltado , armou normal , ai falei pro rapaz sobre a avaliaçao da qual vc citou , o rapaz deu uma olhada e falou que tava tudo normal , aquela olhada de qualquer jeito ¬¬ , so que agora o ventilador interno so funciona na ultima velocidade
E Carlos , eu levei no eletricista , mas chegando la notamos que a ventoinha tinha voltado , armou normal , ai falei pro rapaz sobre a avaliaçao da qual vc citou , o rapaz deu uma olhada e falou que tava tudo normal , aquela olhada de qualquer jeito ¬¬ , so que agora o ventilador interno so funciona na ultima velocidade
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Re: Ventoinha não quer armar
isso é problema na resistencia do ventilador se olhar na parede corta fogo do carro da pra ver os conectores coloridos dessa resistenciaAlisson Filipe escreveu: ↑04 Ago 2018, 13:57 meu monza tem A/C original de fabrica sim Luis .
E Carlos , eu levei no eletricista , mas chegando la notamos que a ventoinha tinha voltado , armou normal , ai falei pro rapaz sobre a avaliaçao da qual vc citou , o rapaz deu uma olhada e falou que tava tudo normal , aquela olhada de qualquer jeito ¬¬ , so que agora o ventilador interno so funciona na ultima velocidade
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ventoinha não quer armar
Alissoneu levei no eletricista , mas chegando la notamos que a ventoinha tinha voltado , armou normal , ai falei pro rapaz sobre a avaliaçao da qual vc citou , o rapaz deu uma olhada e falou que tava tudo normal , aquela olhada de qualquer jeito ¬¬ , so que agora o ventilador interno so funciona na ultima velocidade
Se o ventilador interno estava funcionando corretamente e depois que o eletricista mexeu passou a só funcionar a quarta velocidade, existe grande possibilidade dele ter invertido os relés da caixa de fusíveis.
O relé da quarta velocidade do ventilador é diferente dos outros. É o único diferente. Ele tem um contato a mais.
Se você inverter com outro da caixa, vai acontecer isso que você falou. Para desinverter, você vai ter de ir tirando um a um e verificando se ele tem um contato a mais que os outros. Existem várias resistências que controlam as outras velocidades, como disse o Tyo. Dessas 3, tem uma que se ela queimar ficam funcionando as velocidades 2, 3 e 4. Tem outra que se queimar ficam funcionando as velocidades 3 e 4. e tem outra ainda que, se queimar, funciona só a 4.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
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Re: Ventoinha não quer armar
Todos os reles são iguais , ao meu ver , testei um por um e só funcionou na ultima velocidade msm , o que me resta e ver o que o Tyo mencionou logo acima , amanha procurarei outro eletricistaLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑04 Ago 2018, 20:30Alissoneu levei no eletricista , mas chegando la notamos que a ventoinha tinha voltado , armou normal , ai falei pro rapaz sobre a avaliaçao da qual vc citou , o rapaz deu uma olhada e falou que tava tudo normal , aquela olhada de qualquer jeito ¬¬ , so que agora o ventilador interno so funciona na ultima velocidade
Se o ventilador interno estava funcionando corretamente e depois que o eletricista mexeu passou a só funcionar a quarta velocidade, existe grande possibilidade dele ter invertido os relés da caixa de fusíveis.
O relé da quarta velocidade do ventilador é diferente dos outros. É o único diferente. Ele tem um contato a mais.
Se você inverter com outro da caixa, vai acontecer isso que você falou. Para desinverter, você vai ter de ir tirando um a um e verificando se ele tem um contato a mais que os outros.
relé da quarta velocidade do ventilador interno.jpg
Existem várias resistências que controlam as outras velocidades, como disse o Tyo. Dessas 3, tem uma que se ela queimar ficam funcionando as velocidades 2, 3 e 4. Tem outra que se queimar ficam funcionando as velocidades 3 e 4. e tem outra ainda que, se queimar, funciona só a 4.
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Re: Ventoinha não quer armar
AlissonTodos os reles são iguais , ao meu ver , testei um por um e só funcionou na ultima velocidade msm
Se no seu Monza todos os relés da caixa de fusíveis são iguais, alguém furtou o relé da quarta velocidade do ventilador interno do seu carro.
Nenhum Monza dos quase 900 mil que foram fabricados saiu da fábrica com todos os relés iguais.
Sugiro que você retire todos os relés, um de cada vez, e compare com o relé da foto que estou postando. Se houver um com 5 pinos, esse é o relé do ventilador. Coloque ele na devida posição, mesmo que a pane continue. Se não, ficará difícil pesquisar a verdadeira causa da pane (resistências queimadas, fio interrompido no chicote, mau contato no soquete, etc)
Se não houver nenhum com 5 contatos, trate de providenciar um, se você quiser ter as outras 3 velocidades de volta no ventilador interno
Boa sorte.
Abs
Nota: O número de peça original do relé em questão é 52255944. Mas existem vários substitutos, como esse U-320 da foto. Cada marca paralela tem um número diferente.
Nota 2: Se você encontrar um relé com o quinto pino entre os 8 da caixa de fusíveis, e você já instalou ele na posição do relé do ventilador e a pane permaneceu, então ele pode estar com problemas. Para confirmar isso, é só fazer um jumper com um pedaço de fio entre os pontos (fendas de encaixe dos pinos) 30 e 87A do soquete do respectivo relé. Se ao fazer isso e acionar a ventilação o ventilador funcionar como deve, então o relé está com problema. Se apesar do jumper continuar o problema, então existe mesmo alguma coisa errada em outro ponto do circuito. Ah, se não tiver nenhum conhecimento de elétrica não aconselho a fazer isso, mas é um teste muito simples. Você pode pedir ao eletricista para testar isso. Nem todos os eletricistas entendem de Monza, aliás, poucos entendem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
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