Ventoinha não quer armar
- Alisson Filipe
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Ventoinha não quer armar
Boa tarde monzeiros , nesse último final de semana dei uma geral no meu Monza GLS ano 95 com A/C (mas n funciona) , fui tirar a caixa de som pra limpar o porta mala e sem querer encostei o fio positivo que vai no modulo na lataria do carro , no que deu tipo de um pequeno curto , porem depois disso notei que a ventoinha não quis mais armar , tirei aquele plug do sensor que vai no lado direito do cabecote pra ver se acionava a ventoinha , e mesmo assim a ventoinha não ligou , vi no tópico a respeito do rele , para trocar o da ventoinha com o da buzina , e mesmo assim sem sucesso , e tbm nenhum fusível esta queimado , o que pode ter ocasionado tal problema?
Grato!
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- Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
Verifique o fusível "L-5". Ele é de proteção da ventoinha do radiador.Alisson Filipe escreveu: ↑30 Jul 2018, 14:28 Boa tarde monzeiros , nesse último final de semana dei uma geral no meu Monza GLS ano 95 com A/C (mas n funciona) , fui tirar a caixa de som pra limpar o porta mala e sem querer encostei o fio positivo que vai no modulo na lataria do carro , no que deu tipo de um pequeno curto , porem depois disso notei que a ventoinha não quis mais armar , tirei aquele plug do sensor que vai no lado direito do cabecote pra ver se acionava a ventoinha , e mesmo assim a ventoinha não ligou , vi no tópico a respeito do rele , para trocar o da ventoinha com o da buzina , e mesmo assim sem sucesso , e tbm nenhum fusível esta queimado , o que pode ter ocasionado tal problema?
Grato!
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
Carlos , sem sucesso , verifiquei novamente e não tem nenhum fusível queimado , ate o subistitui e não ligou msm , nem a 1° velocidade do ventilador quer funcionar
- Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
Então será preciso analisar o circuito.Alisson Filipe escreveu: ↑30 Jul 2018, 14:53 Carlos , sem sucesso , verifiquei novamente e não tem nenhum fusível queimado , ate o subistitui e não ligou msm , nem a 1° velocidade do ventilador quer funcionar
Primeiramente é preciso ter certeza de que a luz de carga da bateria acende ao ligar a ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento.
Quem ativa o relê da ventoinha é a UCE, através do terminal C1 alta velocidade ou do A3 para baixa velocidade (somente veículos com A/C tem 2 velocidades na ventoinha), aterrando esses terminais, quando a temperatura chega aos 101ºC (com A/C desligado).
Nos relês os comando chegam nos terminais 85 de cada relê.
A análise começa verificando se os terminais 30 de cada relê recebe alimentação de 12V. Quando o relê atracar, assim que os terminais 85 vão a terra, os terminais 87 devem ter tensão, a mesma do terminal 30.
Do 87 vai diretamente a ventoinha. Se tiver no 87 e não chegar na ventoinha, o chicote está partido. Se faltar as tensões dos relês, deve procurar onde morreu essa tensão, pois informou que o fusível de proteção não abriu.
Se tiver todas as tensões e ao aterrar o terminal 85 indica que o comando da UCE não está vindo e a unidade de controle eletrônico pode ter sido danificada.
A baixa velocidade é feita por uma resistência em série com o circuito, diminuindo a corrente e assim a velocidade da ventoinha.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
Fiz uma ligação direta e a ventoinha ligou , foi o único jeito
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Re: Ventoinha não quer armar
Como fez a ligação direta.Alisson Filipe escreveu: ↑30 Jul 2018, 16:01 Fiz uma ligação direta e a ventoinha ligou , foi o único jeito
Na explicação que passei na mensagem anterior, se prestar a atenção é só aterrar o terminal 85 do relê que deve acionar, desde que tenha tensão chagando no relê. Também pode colocar um jumper entre os terminais da chave do relê, o 30 e o 87, mas tudo isso só serve como teste, para saber se para frente do relê está em ordem.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ventoinha não quer armar
Allison
O ideal para matar essa pane é começar do início.
De onde você puxou a alimentação do módulo de som?
Puxou direto do positivo da bateria? Ou aproveitou o positivo de algum circuito já existente?
Uma vez meu Monza 94/95 acendeu a luz de alta temperatura e o eletroventilador do radiador não acionou, e a causa foi um fusível queimado no circuito de abertura do porta malas. Fusível N5 (abertura elétrica do porta malas, relés do ventilador do radiador e desembaçador traseiro).
Ao abrir a tampa do porta malas, esta mascou o fio positivo que passa por ela, e o fusível que queimou também é responsável pela alimentação dos relés do eletroventilador.
Se o eletroventilador do radiador e também o ventilador interno não estão funcionando, a pane está em mais de um lugar, pois eles não têm nada em comum.
Nota: no Monza 95, o fusível do eletroventilador (que protege o enrolamento do motor) é um fio fusível, que sai do polo positivo da bateria. Esse fio funde como se fosse um fusível).
Abs
O ideal para matar essa pane é começar do início.
De onde você puxou a alimentação do módulo de som?
Puxou direto do positivo da bateria? Ou aproveitou o positivo de algum circuito já existente?
Uma vez meu Monza 94/95 acendeu a luz de alta temperatura e o eletroventilador do radiador não acionou, e a causa foi um fusível queimado no circuito de abertura do porta malas. Fusível N5 (abertura elétrica do porta malas, relés do ventilador do radiador e desembaçador traseiro).
Ao abrir a tampa do porta malas, esta mascou o fio positivo que passa por ela, e o fusível que queimou também é responsável pela alimentação dos relés do eletroventilador.
Se o eletroventilador do radiador e também o ventilador interno não estão funcionando, a pane está em mais de um lugar, pois eles não têm nada em comum.
Nota: no Monza 95, o fusível do eletroventilador (que protege o enrolamento do motor) é um fio fusível, que sai do polo positivo da bateria. Esse fio funde como se fosse um fusível).
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Ventoinha não quer armar
Luís , eu puxei o fio do som direto da bateria mesmo , ja que mencionou sobre o ventilador interno , fui verificar , mas esta funcionando normalmente , vou dar uma olhada nesse fio fusível do qual vc falou , o problema deve estar nele pelo jeito .