Monza 2.0 sem força na aceleração

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
AndreLira
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Monza 2.0 sem força na aceleração

Mensagem não lida por AndreLira »

Prezados, uma boa vida a todos.

Tenho um monza "caixote" 2.0 SL/E que teve alguns donos que não fizeram o básico nele, como troca de óleo, troca de pneus etc, então o carro esta bem judiado, mas estou mudando isso :)

O que acontece:

Fui trocar o óleo do motor, e coloquei um de boa qualidade e foi trocado o filtro do óleo, e desde a troca o carro ficou oscilando o conta giros com ele em ponto morto, e depois de uns 5 KM rodados, o carro perdeu toda a força ao acelerar.

Dei uma olhada no carburardor (usando algumas dicas que vi aqui no forum) optei por substitui-lo pois o anterior estava terrível, com gicles que não pegavam aperto e a cuba cheia de oxidação e os parafusos que fecham o sistema também não pegavam aperto.

Troquei o filtro de combustível (tanto a de plástico que fica próximo ao motor quando o de metal que fica no tanque) e troquei todas as mangueiras, já que muitas tinham rachaduras.

Troquei as velas e cabos, e nenhuma estava encharcada ou com grande presença de oxidação.

Verifiquei o ponto da correia dentada, estava 2 dentes adiantado e que a mesma estava "pegando" na proteção da correia, substitui os dois correias e proteção.

E agora não sei mais o que fazer.

Para tentar ajudar no diagnostico, o carro quando ligado fica vibrando bastante em lenta, acelerando com ele parado tal vibração some. E quando acelera com ele andando fica fazendo um Pô Pô Pô Pô de 0,6 segundos entre eles (desculpem a onomatopéia) mas o carro não ganha velocidade, tal som não ocorre com ele parado mesmo acelerando bastante.

No escapamento não sai nenhuma fumaça com cor diferente, e percebi que ligado a fumaça também sai em pequenos blocos e não continuo.

Todos os sintomas aconteciam mesmo antes da substituição peças. Tentei usar a busca do forum antes de abrir esse tópico, porem não encontrei nenhuma situação que se encaixe ao meu problema.

Agradeço a ajuda.
Editado pela última vez por AndreLira em 30 Mar 2018, 11:22, em um total de 1 vez.
Monza "Caixote" SL/E Cinza chumbo - Conhecido como Sr. Ferrugem
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Monza 2.0 sem força na aceleração

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Em primeiro lugar, seja bem vindo.

Vamos por parte:

A simples troca de óleo não daria problema, se a mesma foi feita corretamente. Óleo recomendado para esse motor, no meu uso 20w50 da Havoline ou AC Delco.

Carburador, é novo ou recondicionado? Tem certeza que está com os gicles na medida certa?

Sicronismo, vc mencionou que estava atrasado 2 dentes, conferiu novamente se está correto? Marca na polia do virabrequim e polia do comando coincidindo com as respectivas marcações? (é muito comum o reparador não sincronizar corretamente)

Distribuidor, verificou se o ponto de ignição não ficou muito adiantado ou atrasado?

Outra coisa que poderia verificar também é se não está havendo entrada falsa de ar, na junta do carburador ou no coletor de admissão ou ainda em alguma entrada no carburador, como por exemplo se as mangueiras foram conectadas corretamente.

Ainda outra coisa: será que a sequência dos cabos das velas estão na ordem certa de ignição?

Essas seriam os primeiros passos que eu verificaria.

Talvez essas dicas poderão te ajudar.

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
AndreLira

Gilmar, boa noite, vou responder conforme suas perguntas/sugestões.
Em primeiro lugar, seja bem vindo.
Obrigado :)

Vamos por parte:
A simples troca de óleo não daria problema, se a mesma foi feita corretamente. Óleo recomendado para esse motor, no meu uso 20w50 da Havoline ou AC Delco.
Eu usei o AC Delco 20w50, uma coisa que eu reparei, o profissional que executou a troca teve muita dificuldade de tirar o parafuso para esvaziar o motor, passou pelo menos 15 minutos tentando tirar, e no fim o parafuso ficou danificado e teve que substituir por um novo igual ao que estava com uma arruela de alumínio.
Carburador, é novo ou recondicionado? Tem certeza que está com os gicles na medida certa?
Recondicionado, olhei os gicles usando uma tabela que encontrei no forum e esta correto com que encontrei. Comprei de uma revendedora bastante recomendada aqui onde moro (Zona Rural - ZS - São Paulo - SP)
Sicronismo, vc mencionou que estava atrasado 2 dentes, conferiu novamente se está correto? Marca na polia do virabrequim e polia do comando coincidindo com as respectivas marcações? (é muito comum o reparador não sincronizar corretamente)
Verifiquei o sincronismo 2 vezes desde a troca (também usando dicas encontrada no forum) e as marcações estão batendo conforme esperado, eu sempre dou 2 voltas na polia inferior com uma chave 17 (retirando as velas naturalmente) para ver se permanece no ponto.
Distribuidor, verificou se o ponto de ignição não ficou muito adiantado ou atrasado?
Isso eu não fiz, e percebi que a tampa do distribuidor esta quebrada bem na base, mas percebi isso antes mesmo do problema atual se iniciar. Não mexi no ponto desse componente, isso iria interferir mesmo não mexendo nele?
Outra coisa que poderia verificar também é se não está havendo entrada falsa de ar, na junta do carburador ou no coletor de admissão ou ainda em alguma entrada no carburador, como por exemplo se as mangueiras foram conectadas corretamente.
Essa foi uma das primeiras coisas que desconfiei quando o carro começou a apresentar problema, mas por todos os testes que fiz, não detectei nenhuma entrada de ar falsa, as mangueiras estão corretas, já que fiz e depois pedi para um mecânico atestar se estava tudo correto.
Ainda outra coisa: será que a sequência dos cabos das velas estão na ordem certa de ignição?
Sim a sequencia esta correta, chequei 5 vezes e marquei todos os componentes antes de trocar, e como disse um mecânico atestou o trabalho realizado.
Essas seriam os primeiros passos que eu verificaria.

Talvez essas dicas poderão te ajudar.

Abraços,
Gilmar
Uma boa vida e obrigado pela disponibilidade dos conselhos.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por tyo »

como o ponto da correia estava fora dois dentes pode ser que alguém compensou mexendo no distribuidor e agora que o motor está no ponto o distribuidor ficou fora eu apostaria nisso.Ah,só uma dica não existe monza classic sl/e ou ele é um monza sl/e ou ele é um monza classic SE como o meu e também o monza carburado não usa nenhum filtro metalico perto do tanque originalmente não você tem fotos dele?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
AndreLira

Olá tyo, obrigado pela resposta e desculpe a demora na resposta, essa semana foi complicada no trabalho.

Vamos as respostas:
tyo escreveu: 26 Mar 2018, 11:41 como o ponto da correia estava fora dois dentes pode ser que alguém compensou mexendo no distribuidor e agora que o motor está no ponto o distribuidor ficou fora eu apostaria nisso.
Não pensei nessa possibilidade, amanha vou tentar e reporto o que aconteceu, vou procurar tutoriais de como fazer tal ajuste.
Ah,só uma dica não existe monza classic sl/e ou ele é um monza sl/e ou ele é um monza classic SE como o meu e também...
Você é a segunda pessoa que me alerta desse erro, na minha cabeça uso o termo classic para diferenciar do tubarão, obrigado pelo aviso.
...o monza carburado não usa nenhum filtro metálico perto do tanque originalmente não você tem fotos dele?
Faço as fotos amanha e adiciono ao post.

Muito obrigado e tenha uma boa vida.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por tyo »

Para fazer o ajuste do ponto você vai precisar de uma pistola estroboscópica sem ela não tem como. Quanto ao Monza classic existiram até em 1993 ou seja tiveram monzas classic se "tubarão" se quiser diferenciar os monzas iguais aos nossos são chamados de "caixote".Obrigado e uma boa vida e bom feriado pra você também!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
AndreLira

Ola prezados, uma boa vida a todos!

Desculpem a demora na resposta, mas a vida adulta andou cobrando os seus dividendos.

Eu vi varias citações sobre a pistola estroboscópica, mas o que eu pretendo exatamente ver com ela? Procurei no youtube mas não sei exatamente que busca fazer.

Consegui minimizar a falta de força colocando mais uma arruela na agulha da boia, percebi que a cuba estava quase sem gasolina, mas o carro ainda esta vibrando bastante em lenta.
Leonardo Gonçalves
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Leonardo Gonçalves »

Essa vibração no motor, provavelmente é regulagem da mistura de ar no pé do carburador, o nível de bóia e na altura dos gicleurs principais, geralmente quando é feito um reparo desses no carburador, coloca-se 2 calços na agulha de bóia e fica tudo certo!
Responder