Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

Ronald escreveu:Olá, alguém já pintou o Coletor do escapamento do Monza , tem alguma foto para mostrar como ficou ?
Quero pintar ou fazer alguma coisa para tirar aquela aparência de ferrugem do coletor!
Buenas Ronald!

Eu acabei mandando só dar uma lixada para tirar a ferrugem.

[]'s,

Lrucks.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)

Buenas povo!

Dei uma lidinha por ae e fechei com os Dunlop, comprei os cinco sapatinhos novos (esqueci de tirar foto, foi mals). Li que eles são bem avaliados lá fora e os achei com desenho e maciez melhores que os demais. A ver.
De resto, quase pronta a parte mecânica.
A suspensão na frente está praticamente pronta, esperando chegar as rodas restauradas e com os tais pneus Dunlop:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Suspensão traseira igualmente está acabada, acabei dando o braço a torcer e achei que ficou bem legal as peças pintadas em preto:

Imagem

Imagem

Só pedi para eles pintarem o resto do tambor, pois me falaram que, com o tempo, ele acabaria oxidando, como ocorreu com os originais (aliás, pelo desenho deles, já sei que esses tambores não são originais também, então deixei passar esse detalhe).
Pintei o tanque, não ficou bem na cor do primer que aparecia por baixo e que seria a referência, mas acho que não ficou ruim (apesar de, se fosse pelo gosto, pintaria de preto mesmo):

Imagem

Sim, num primeiro momento, até tomei um susto, mas depois com tudo montadinho e abstraindo uma bela limpeza nesse assoalho imundo cheio de terra encrustada, conclui que vai ficar joia assim:

Imagem

Imagem

Já o motor ainda está nos atrasando. Apesar de estar quase completamente montado, andamos tendo contratempos. Quando fomos remontar tudo e fazer os ajustes possíveis no carburador (lembrem, esse mecânico que eu levei já tinha me dito que não mexia em carburador), notamos que estavam prendendo o cabo do acelerador com um pedacinho de arame, proveniente de um fio de cobre! Quase sai de lá para matar alguém, que coisa triste! Ia tirar foto, mas a vergonha foi maior. Agora estamos indo atrás da pecinha que prende o cabo direitinho, a expectativa é que não vá atrasar tanto a devolução do carro (diziam que ele ficaria pronto para amanhã; eu tenho minhas dúvidas, para não dizer a certeza que não).
Mas vai valer a pena, acabamos trocando absolutamente todas as mangueiras e juntas do motor, do cárter ao cabeçote, a ideia é ter carro por mais trinta anos:

Imagem

Imagem

Estou meio assim com o visual desse motor, a ideia era fazer uma boa limpeza nele, como ainda promete o mecânico, mas desconfio que teria sido melhor fazer isso com ele desmontado, com mais acesso às peças. A ver também.
Ah, surgiu mais uma para correr atrás. Senti a falta de uma peça de acabamento que vai no balanço traseiro do carro, parece uma espécie de dreno ou coisa do tipo, só tinha do lado esquerdo, ao passo que no direito tem só um buraco:

Imagem

Para terminar, segue a foto de um ilustre visitante na etapa da Stock Car que rolou na minha cidade, junto com outros antigos:

Imagem

Agora, rumo aos finalmente, já correndo atrás de agenda para a restauração da pintura.

[]'s,

Lrucks.

Imagem
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por avvsilva »

Leandro, vejo que os trabalhos estão a passos largos. Gostei de ver as proteções das correias e do cárter em seus devidos lugares.

Este silencioso traseiro da Tuper você trocou nessa manutenção? O que achou da qualidade dele?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)

avvsilva escreveu:Leandro, vejo que os trabalhos estão a passos largos. Gostei de ver as proteções das correias e do cárter em seus devidos lugares.

Este silencioso traseiro da Tuper você trocou nessa manutenção? O que achou da qualidade dele?
Buenas assilva!

Eu vou te dizer que a coisa foi bem mais lenta do que gostaria e projetava, por outro lado, foi feita com muito zelo. Já conheço quase todos os mecânicos lá e eles a história do vovô, hehehe!
Desmontamos tudo, trocamos todos os selos de motor, juntas, enfim, só faltou a retifica mesmo.
Quanto ao silencioso, ele foi trocado a pouco, antes da minha "gestão", então não consegui ver como ele se comporta. Na verdade, desde que "assumi", mal o vi funcionando, apenas poucos minutos.
Esta semana ainda devo ter ele de volta, ae já poderei falar com alguma propriedade.

[]'s,

Leandro.

Imagem
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)

Buenas povo!

Viram a novidade?

http://www.alaude.com.br/alaude/product ... +os+livros

[]'s,

Lrucks

Imagem
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)

Buenas povo!

A coisa está corrida, mas pegando preço!
Finalmente, a parte mecânica ficou pronta, o Monza já está na ativa de novo! Para ser honesto, falta ainda a regulagem do carburador e verificar o cabo do afogador, muito, mas MUITO pesado, a ponto de retornar sozinho após puxado. Ainda, os "mexânicos" anteriores prenderam o cabo do acelerador com um arame, ao invés da devida peça, a qual já estou atrás. A única coisa que estou cabreiro é que, depois de tudo feito, apareceu um barulho esquisito, parecendo rolamento de alternador, ou coisa do gênero, que antes não tinha. A ver.
Mas vamos às fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

As manchas pretas que aparecem no fundo do carro são de um emborrachamento que o meu avô deve ter feito quando comprou o carro, segundo o mecânico. Ainda sim, está bem bom o fundo, nada pegado ou enferrujado por baixo, só faltando trocar uns dois ou três tampões para prevenir eventual problema hidráulico.

Trocados também os pneus, acabei ficando com os Dunlop's mesmo:

Imagem

Imagem

De resto, foi só um banho preliminar, que já deu um bom up no carro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sim, sei que está faltando o charmoso bigodinho do spoiler dianteiro, assim como a tampinha do gancho, mas já está tudo comprado, se os amigos lembrarem.
Ainda, graças ao amigo avvsilva, já temos o reloginho interno funcionando (eu mesmo iria instalar, em consideração à mão do amigo, mas como tive que mexer no painel para destrancar o ponteiro do marcador do combustível, acabei deixando para os profissionais, hehehe):

Imagem

Imagem

Agora vamos para a parte estética, já deixei o Monza para os trabalhos de pintura. A ideia que prevaleceu foi fazer um trabalho de restauro, mantendo o máximo da pintura original do carro, que deu para ver estar meio judiada, mas que um polimento preliminar de uma pequena parte mostrou ser possível reavivar. Ainda, tem arranhões mais profundos e pequenos amassados que demandarão a pintura da peça inteira, mas segundo o senhor dono da funilaria, é possível fazer com a mesma tonalidade de tinta, já envelhecida, num laboratório que da confiança dele. Inclusive, aqui vai o registro de um pequeno susto: num primeiro orçamento, realizado com um cara que trabalha mais ativamente só com restaurações, cheguei ao incrível montante de R$ 6.900,00 só para fazer retoques, superior até mesmo a pintura inteira do carro! No fim, deixei com esse senhor (muito bem recomendado pelos mecânicos que adotaram o meu projeto, hehehe), que me orçou em R$ 1.700,00 a R$ 2.000,00, a depender do que vai ser necessário fazer na saia dianteira. Amanhã vou tentar ir lá ver como andam os trabalhos, espero já ter bastante coisa feita.
Estou pensando em trocar também as borrachas de vedação de portas, janelas traseiras e porta-malas, mas não tenho achado nada original. Os amigos acham que vale a pena arriscar num paralelão mesmo ou deixo como está até encontrar algo GM mesmo?

[]'s,

Lrucks.
Editado pela última vez por lrucks em 21 Jul 2016, 11:20, em um total de 1 vez.

Imagem
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0

Mensagem não lida por luiz sle »

Cara, que carro novo! Foi muito bem usado. Pra falar a verdade, é um carro semi-novo. Quase tudo ainda é de fábrica pelo visto.

Muito bonito e singular, é muito rara essa cor.

Parabéns pelo projeto, atualize sempre com novidades.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)

luiz sle escreveu:Cara, que carro novo! Foi muito bem usado. Pra falar a verdade, é um carro semi-novo. Quase tudo ainda é de fábrica pelo visto.

Muito bonito e singular, é muito rara essa cor.

Parabéns pelo projeto, atualize sempre com novidades.

Abraço.
Buenas Luiz!

De fato, é um carro que sobreviveu bem ao passar dos anos, na última década e meia foi meio que negligenciado, mas nada que não se salve. Ele tem bons detalhes originais, nunca bateu, nunca foi desmontado (até então), tem o interior bem preservado, apesar de alguns detalhes, e por ae se vai. Estou indo, aos pouquinhos, mas constante. Quero ver o andamento dos trabalhos de pintura hoje no final da tarde, tenho uma boa expectativa de que semana que vem já esteja com ele pronto para ir fazer a carburação ou o estofamento, ainda não tenho certo qual vai ser o próximo passo dele.
A proposta é deixar ele o mais zerado que conseguir, rumo à placa preta (outra que preciso começar a ver: um clube de antigomobilistas para ver o certificado de originalidade).

[]'s,

Lrucks.

PS.

Avvsilva estava certo: só de voltar as rodas originais dele novinhas (ok, não ficaram tão boas assim, a cor delas não está de acordo com o padrão de época, outra coisa que terei que ver depois), deu outra cara para o carro, depois de uma boa lavada até parece decente nas fotos, hehehe.
Editado pela última vez por lrucks em 21 Jul 2016, 11:20, em um total de 1 vez.

Imagem
Responder