Carlos vi alguns assuntos sobre recuperar rele, abri o meu e vi que estava tudo perfeito, fiz alguns teste te Continuidade blz. Mais em fi, condenei o rele e retirei, eu queria ver contigo se seria possível fazer um jumpeamento para acionamemto da luz somente no botao? já que a temporizacao nao e tao necessaria
luz teto sempre acesa
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: luz teto sempre acesa
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Daniel, vc já verificou o que o Carlos disse? Será q a chave do farol não está puxada para trás? Empurre para frente e veja se apaga.
Abs
Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Ano: 1986
liga o fio S no 87.
como esta saida 87 e negativo e o sinal tambem vai funcionar
veja : http://www.dni.com.br/manuais/ManualDNI0305.pdf
eu nao faria no meu carro por questoes de originalidade.mas se quiser fazer,fica a dica
como esta saida 87 e negativo e o sinal tambem vai funcionar

veja : http://www.dni.com.br/manuais/ManualDNI0305.pdf
eu nao faria no meu carro por questoes de originalidade.mas se quiser fazer,fica a dica

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Daniel, não peça minha ajuda para fazer gambiarras, kkkk!
Se identificou o defeito, troca a peça ou faça o reparo. Tem conhecimento técnico para avaliar circuitos elétricos e seus componentes eletrônicos?
Abs,
Carlos Freire
Se identificou o defeito, troca a peça ou faça o reparo. Tem conhecimento técnico para avaliar circuitos elétricos e seus componentes eletrônicos?
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Já verifiquei sim, já ate desconectei todos os plug do botao do farol e continuo acesa.ronaldo theodoro escreveu:Daniel, vc já verificou o que o Carlos disse? Será q a chave do farol não está puxada para trás? Empurre para frente e veja se apaga.
Abs
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Ate tenho mais meu multímetro é um amperímetro e so trabalha com escala alta, mais agradeço pelo tempo mais uma vez carlos, talvez fica melhor pedir para um tecnico eletrônico fazer o reparo e manter o original, vlw.Carlos A. Freire escreveu:Daniel, não peça minha ajuda para fazer gambiarras, kkkk!
Abs,
Carlos Freire
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Daniel, se tem conhecimentos técnicos para avaliar circuitos elétricos, componentes e multi teste, deve também saber ler esquemas.
Olhe no esquema do Monza 90, disponível aqui no fórum e no site do Monza Club, onde na página 13 conta esse circuito da luz de cortesia e salão.
O relê temporizador está como "K6" e a luz do salão como "E20".
A lâmpada recebe tensão do fusível "F4", ligado a linha 30 (12v direto) e para essa lâmpada acender, é preciso que o outro lado vá para terra.
Então, olhando no esquema, a lâmpada entra na chave do relê, pelo terminal 87 e vai para terra (após relê atracar) pelo terminal 31.
O relê recebe alimentação 12V direta pelo fusível "F6" no terminal 30, ligado à linha 30 (bateria) e, 12v pós chave no terminal 15 vinda do fusível "F12", ligado a linha 15 (comutador), que nesse caso é para o temporizador não funcionar. Ou seja, ao ligar a ignição com as portas fechadas a luz se apaga.
O terminal "S" é quem faz o relê atracar, caso as chaves de portas, " S10" e "S14" aterrarem ao abrir a porta ou puxando o botão do farol, ligado a linha "I".
Analisando, para que o relê funcione tem que chegar essas alimentações 12v nos terminais 30, e o aterramento nos terminais 31 e S.
A avaliação começa verificando se o S está aterrado e se o 87 também está aterrado ou pelo relê por estar com defeito ou contatos colados.
Se S estiver aterrado, procurar a causa... Curto no chicote, ligação errada ou defeito em dispositivos anti furtos não original, chaves do farol ou de porta em curto...
Se o S não estiver aterrado e 87 e 31 estiverem fechados, o relê está com defeito e deve ser trocado.
Caso queira eliminar o relê definitivamente, é só alterar o chicote, ligando os terminais 87 no S.
Esses circuito é muito simples e fácil de entender e analisar, desde que tenha conhecimento básico em elétrica de automóveis.
Abs,
Carlos Freire
Olhe no esquema do Monza 90, disponível aqui no fórum e no site do Monza Club, onde na página 13 conta esse circuito da luz de cortesia e salão.
O relê temporizador está como "K6" e a luz do salão como "E20".
A lâmpada recebe tensão do fusível "F4", ligado a linha 30 (12v direto) e para essa lâmpada acender, é preciso que o outro lado vá para terra.
Então, olhando no esquema, a lâmpada entra na chave do relê, pelo terminal 87 e vai para terra (após relê atracar) pelo terminal 31.
O relê recebe alimentação 12V direta pelo fusível "F6" no terminal 30, ligado à linha 30 (bateria) e, 12v pós chave no terminal 15 vinda do fusível "F12", ligado a linha 15 (comutador), que nesse caso é para o temporizador não funcionar. Ou seja, ao ligar a ignição com as portas fechadas a luz se apaga.
O terminal "S" é quem faz o relê atracar, caso as chaves de portas, " S10" e "S14" aterrarem ao abrir a porta ou puxando o botão do farol, ligado a linha "I".
Analisando, para que o relê funcione tem que chegar essas alimentações 12v nos terminais 30, e o aterramento nos terminais 31 e S.
A avaliação começa verificando se o S está aterrado e se o 87 também está aterrado ou pelo relê por estar com defeito ou contatos colados.
Se S estiver aterrado, procurar a causa... Curto no chicote, ligação errada ou defeito em dispositivos anti furtos não original, chaves do farol ou de porta em curto...
Se o S não estiver aterrado e 87 e 31 estiverem fechados, o relê está com defeito e deve ser trocado.
Caso queira eliminar o relê definitivamente, é só alterar o chicote, ligando os terminais 87 no S.
Esses circuito é muito simples e fácil de entender e analisar, desde que tenha conhecimento básico em elétrica de automóveis.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Multímetro ou multi teste são equipamentos de medições abrangendo vários tipos num só aparelho, exemplo: Ohmímetro, Voltímetro AC e DC, amperímetro entre outros. Se tiver só um tipo não é multi, rs! Seria apenas o que ele lê, no caso, citou amperímetro, que não serve para esse tipo de avaliação.Ate tenho mais meu multímetro é um amperímetro e so trabalha com escala alta, mais agradeço pelo tempo mais uma vez carlos, talvez fica melhor pedir para um técnico eletrônico fazer o reparo e manter o original, vlw.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP