Temperatura do Motor muito fria

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tbm acredito que esteja sem a valvula, ela tem uma temperatura marcada no corpo da peça (VT) que nao lembro qual é no carro a gasolina :

VALVULA TERMOSTATICA :

Imagem

LOCAL DA VALVULA TERMOSTATICA :

Imagem

Tópico para substituiçao da VT (um deles, nao li todo) clica no azul abaixo que vai direto pra la :

viewtopic.php?f=14&t=10631

espero ter ajudado :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1083
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por jorgeAP »

Amado Tairone escreveu:Boa noite Waldir!

Então vou trocar esta válvula termostatica, meu monza é 92 efi 1.8, para este tipo de peça tem alguma marca recomendada e loja que vc confie?

Obrigado.
Pode comprar via NET, procure um vendedor com loja física, e com boa reputação para vendas pela NET, as marcas mais conhecidas são WAHLER e MTE.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1083
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por jorgeAP »

DÉCO escreveu:.
Tbm acredito que esteja sem a valvula, ela tem uma temperatura marcada no corpo da peça (VT) que nao lembro qual é no carro a gasolina
A temperatura tanto para álcool quanto para gasolina é a mesma 92°c.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por DÉCO »

.
A temperatura tanto para álcool quanto para gasolina é a mesma 92°c.
Tem razao Jorge, nos EFI elas sao iguais,(eu nao sabia, fui ver no catalogo), agora nos CARBURADOS elas sao diferentes (temperaturas), e uma questao importante no caso dos carburados : o cebolao e a VT tem que ser com temperaturas compativeis, c forem de temperaturas diferentes o sistema nao funciona direito (aconteceu comigo)
Carburado gasolina 82º C
Carburado alcool 92º C

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por matheusrsouza »

só enriquecendo o tpc, em relação aos carburados:
a gasolina: VT: 82°C / 97°C; Cebolão: 92°C / 87°C

A alcool: Não sei! kkkk

Quando fiz o motor do carro comprei uma VT pra carro EFI (92/107). Resultado: o eletroventilador simplesmente não desarmava depois de acionar pela primeira vez. Uma outra coisa legal e que o Deco ja falou, é que o cebolão e a VT tem que ser criteriosamente de mesmo modelo, senão eles se embaralham podendo causar até queima de junta. Esse tópico do Waldir ilustra isso com maestria: viewtopic.php?f=9&t=19226

Sobre a indicação no painel analógico:
sem VT e com cebolão adequado pro ano e combustivel do meu carro, a ventoinha disparava com ponteiro acima do azul e desligava com ele no azul.
com VT e cebolão adequados: Ventoinha disparava no meio da escala, e desligava acima do azul (esse é o funcionamento padrão do mostrador de todos os Monzas, com o sistema de arrefecimento estando em ordem)

Agora com o painel digital, a temperatura fica constantemente no meio da escala, como nos carros mais novos.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por waldir »

Tairone,

a minha preferencia é pela WAHLER por que já tive problema com a MTE que deu conflito com o sensor de temperatura e a UCE não desligava a ventoinha. Isso não quer dizer que o conflito continue atualmente.

Na ocasião eu devolvi o conjunto carcaça e válvula na autopeças e fiquei com um credito correspondente e comprei a Wahler em outra autopeças.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Eu uso Valclei,(era a que tinha quando precisei), nao tive problemas e to com ela faz muuuuito tempo, nao sei da experiencia de outros com esta marca.
tenho as 2 de alcool (instalada) e de gasolina, por motivos de definiçao de combustivel a ser usado no meu carro.
Meu carburado roletado anda com os 2 combustives, no momento alcool, mas c eu quiser por gasolina é só atrazar o ponto (meu caso é unico por enquanto, nao serve de parametro pra ninguem) . . .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Lucio Fla 26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Mai 2014, 22:28
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Lucio Fla 26 »

matheusrsouza escreveu:só enriquecendo o tpc, em relação aos carburados:
a gasolina: VT: 82°C / 97°C; Cebolão: 92°C / 87°C

A alcool: Não sei! kkkk

para enriquecer mais ainda... :smt030

O Monza carburado alcoólatra (Fase 2) usa VT 92ºC/103ºC;
Segundo o CEPChev, o Cebolão é o mesmo para os anos 82 a 91 em ambos combustíveis (Cód 94621028), ou seja 92ºC/87ºC.
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
Responder