só enriquecendo o tpc, em relação aos
carburados:
a gasolina: VT: 82°C / 97°C; Cebolão: 92°C / 87°C
A alcool: Não sei! kkkk
Quando fiz o motor do carro comprei uma VT pra carro EFI (92/107). Resultado: o eletroventilador simplesmente não desarmava depois de acionar pela primeira vez. Uma outra coisa legal e que o Deco ja falou, é que o cebolão e a VT tem que ser criteriosamente de mesmo modelo, senão eles se embaralham podendo causar até queima de junta. Esse tópico do Waldir ilustra isso com maestria:
viewtopic.php?f=9&t=19226
Sobre a indicação no painel analógico:
sem VT e com cebolão adequado pro ano e combustivel do meu carro, a ventoinha disparava com ponteiro acima do azul e desligava com ele no azul.
com VT e cebolão adequados: Ventoinha disparava no meio da escala, e desligava acima do azul (esse é o funcionamento padrão do mostrador de todos os Monzas, com o sistema de arrefecimento estando em ordem)
Agora com o painel digital, a temperatura fica constantemente no meio da escala, como nos carros mais novos.