Pois bem, pessoal...
Através do q pensei q não fosse dar certo, acabou dando, mesmo com os problemas que vieram nessa última semana.
Tenho eu e minha esposa, a intenção de morar em Curitiba-PR, já contei sobre isso em alguns posts anteriores, decisão difícil e tumultuada, ainda quando eu morava no Ecuador.
O lance é que sempre que planejamos algo, nada pode ser tão encaixadinho, pois cada momento poderá acontecer obstáculos que farão o plano mudar. Então temos que estar preparados para as surpresas e aceitar as frustrações. Mas eu sou brasileiro! E não desisto nunca!
Com o apoio dos amigos aqui no forum, dos amigos que tive presente (Leocastro, Eduardo Rettore - 500EF, JHSANTANA), pude fazer mtaaaaa coisa nesse Monza eu mesmo! Mas tem uma coisa chamada TEMPO que avacalha com a gente e faz com que tenhamos que sair bailando pra lá, pra cá, até encontrar uma maneira de fazer o que for possível.
Digo isso, pois mta coisa que planejei fazer sozinho não foi possível, nem com os amigos presentes. Mas no final das contas, uma viagem planejada pro fim dessa semana, fora antecipada para sábado passado (dia 11 de julho de 2015) e foi um sucesso!
Consegui em casa mesmo fazer flush da DH, flush do óleo, instalar o som, liberar o freio de mão que tá engripado, voltar com o step pro seu lugar, TIRAR TODOS OS BANCOS E LAVAR TUDO, arrumar o Painel Digital e o Computador de Bordo, e fazer o carro dar uma "primeira partida" depois de meses parado. Gostaria de ter feito mais, mas....
Em oficina conhecida pela família, em Belo Horizonte, durante a semana que antecipou essa viagem, tive que trocar os pivôs da bandeja, AINDA ORIGINAIS rebitados nas bandejas originais, com marcas de uso... tive que mandar trocar um terminal de direção detectado com precisão pelo Leocastro, e as buchas da bandeja, creio que somente as traseiras e alinhar a direção. Foi um custo de R$ 390,00 "extras", porém para garantir mais segurança na viagem.
Em outra oficina que tive a excelente experiência desde 2005 com o meu ex-Corsa GLS 1.6 16v até 2012, levei o Monza pra verificar:
- Estado da bomba dágua e excentricidade para ajuste da tensão da correia dentada, que o tensor apontava a agulha pra quase o extremo da tensão,
- Ponto de ignição
- Retirada do cárter para lavagem do mesmo, do pescador e troca da junta + defletor e limpeza da periferia
- Troca do óleo + filtro
- Limpeza do tubo de respiro do cárter + vareta medidora
- "hemodiálise" completa do fluido de Direção Hidráulica pra sacar o resto do fluido velho cinza opaco + flush + um tico de fluido novo
- troca da bateria (que morreu por conta de uma descarregada que o módulo USB fora instalado direto +12v e deixou "carregando" um pendrive, zerando a bateria e fazendo nunca mais se carregar)
- inspeção e limpeza dos bicos injetores
- checagem e correção de entradas falsas de ar
Tudo isso teve um orçamento de mais de 1000 reais, porém ficou em R$ 578,00 de MO e algumas peças inclusas / outras q tive + R$ 320 da bateria Moura de 60A + R$ 35,00 do duto de ar que liga o VAF ao TBI, e em tese o carro estaria PRONTO pra ficar 100% pra viagem...
Só que não...
Mesmo torrando a grana assim, achei que não detectaram bem as entradas de ar falsas. Corrigi com o Rettore uma que havia no respiro do comando de válvulas, percebi que a vareta medidora de óleo ficou encaixando como se houvesse um obstáculo que "arredasse" ela ao faltar 1cm pra ela terminar de entrar, a DH ainda tá dando umas travadinhas quando fria, o motor ainda tá com falhas em baixa aceleração (qndo por exemplo, precisa dar um toquinho no acelerador pra manter uma velocidade cruzeiro em rodovia... parece q n dá conta, e precisa pisar mais, quase 50% de abertura pra ter esse efeito sem falhar e segurando o carro!)
O duto de ar então, tavam cobrando R$ 185, sendo que um da Gonel (paralela boa!) comprei por 35! :smt021
Ainda suspeito que tenham entradas de ar falsas, procedimento BEM SIMPLES que pode ser feito pressurizando fumaça pela TBI com o motor desligado, ou com um incenso e motor ligado, vendo onde o motor "chupa" a fumaça, ao passar o incenso nas partes desconfiadas...
E o mais estranho... como q eles disseram que a bomba de agua tava 100% e o ajuste da correia feito, sendo que ao olhar o reservatório de expansão, notei que a água tava no nível certinho que eu havia deixado antes, e a mesma coloração. É possível ajustar a excentricidade da bomba, sem perder água??? Acho que se tivesse perdido, eles teria me cobrado um aditivo extra... :smt018
Enfim... cada vez mais, e infelizmente aprendendo com os erros (e mto dinheiro), chego mais ainda na conclusão de que tendo tempo, o lance é fazer VOCE MESMO os serviços no carro, sabe... até mesmo em lugar de confiança há falhas... e como agora tô a 1000km de distância, não tem como eu cobrar garantia, né...
--------------
Enfim 2x, a viagem foi sim um sucesso, pois mesmo com esses problemas persistentes, o consumo de 11km/L foi razoável (carro LOTADO + pisando bem pra manter uns 120 a 130km/h de média de velocidade, com média horária de 90 a 100km a cada hora percorrida!), o carro não superaqueceu em nenhum momento (tá ainda sem válvula termostática, e percebi pelo instrumento a temperatura entrando em frio quando descia serras, e chegando ao meio da escala em acelerações e congestionamentos paulistanos), o ar condicionado ficou ligado 95% da viagem, a suspensão tá bem equilibrada, os pneus, a parte elétrica, os freios e direção.
Só um problema péssimo de dirigibilidade, que parece que são os coxins do motor os responsáveis: desaceleração MTO FORTE fazendo efeito de frear o carro (com A/C então, piora! Parece q o carro FREA sozinho!) e tb uma vibração terrível, dando uma acústica de reverberação pra dentro do carro péssima.
Ah, a boia, nova, trocada por mim mesmo (uma Siemens VDO) tá com leitura errada e não pôde ser trocada por falta de tempo. Vou voltar a original de fábrica e mandar via correio pra que meus pais troquem pra mim.
Tô com umas fotos, screenshots do GPS e outros dados que vou postar amanhã!
No mais, é isso... só mesmo programar pra arrumar algumas coisinhas pra daqui uns 15 dias eu possa pegar estrada novamente pra, depois q ajeitar as coisas em CWB, visitar a família no Triângulo Mineiro!!! (mais 900km

)
Abraços!
Robson Lott