Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

MLKDINO escreveu:Faaaaala LOTT,

Garoto, pelas fotos achei o interior do painel muito bem organizado e, considerando a idade do Classic, apenas uma poeira leve, aparentemente característica de uso urbano (ao contrário do Vicentão....hehehehehee). Não parece haver grande coisa a se fazer, não? :smt023

Nas fotos com a tampa de válvulas, aquela peça escura seria o tal filtro anti-chamas? Você substituiu, ou não há necessidade? Pergunto porque me indicaram fazer a limpeza e/ou substituição do meu.....

Andou comprando alguma coisa em Ecuador? "tapa del radiador"....rersrsrsssss, Conseguiu preços melhores por lá? :smt020

Mudança de BH para Cuenca; retorno de Cuenca para BH; mudança de BH para Curitiba.....vai gostar de arrastar geladeira assim na casa d.......kkkkkkkkkkk. ?No te queda tranquillo, hombre? jejjeejjejeeeeejeee

Amigo, estou de férias a partir de sexta da próxima semana e dias 7/8 ago estarei em Udi, com certeza, pois será meu último fim de semana de férias. Dia 22/08, como já dito, preciso estar em BH e espero que vc venha ao menos um dia antes do casório, ok? En cuanto Stef muestra las peluquerias a tu mujer, nosotros vamos a beber una cervecita en el bar de mi padre, vale? :smt030 :smt030

Um grande abraço e bom fds....!!! Lourenço.
Grande Lorenzo!!!

Ah, cara... Isso realmente eh mto bom! Ve-se que nao ha (aparentemente) taaaaaaaaaaaaaaaaanta intervencao no carro, mta coisa ainda preservada, como no seu SL/E, que ate adesivo no distriuidor tem! :D Aquela sujeira dentro do tabelier nao tem como de dar uma geral, neh... eh soh mesmo o lance de passar uma flanela, ou algo pra bater aquele po dos anos...

So q n!!! Ele tem sim resquicios de uso rural tb, sabia??? O motor apaaaareneeeeeeenta estar limpo, mas tem mto barro que encrustrou e deu uma encardida, que depois tenho que exterminar logo! O escape, ali depois do coletor, tem terra presa! hehehehehe!!!!

O filtro eh esse mesmo, o ante-chamas, ou blow-by. Soh nao comprei um novo, por falta de tempo, e pq julguei ainda bom, precisando apenas de uma limpeza mesmo. Em um segundo momento (na proxima troca de oleo), vejo se troco ele e ponho a junta de borracha com limitador de torque. A trooooooooooooooca assim necessaaaaaaaria, seria se a limpeza nao resolvesse, tanto no meu caso quanto no seu, sabe...

Cara, neca no Ecuador! Coincidiu mesmo o español do trem, acredita? Foi na BHZ Pecas, em BH que foi comprada essa tampa, que realmente fez diferenca em relacao aos testes e eventos com a velha Xinglingpong que tinha...

Bem que queria ter metido um rack com aquelas capsulas sabe?! Umas que parecem uma gota, que mta Meriva e Zafira por ai metem... acho que o Monzao ia ficar feiosao, mas ia me dar uma put@ ajuda com essa mudanca... hehehehehe!!! Sacanagem com o velhinho, poxa... :smt028

Me quedo con mariposas en el estomago para conducir el carrito! :smt020

Nos vamos a UDI por estos dias, pero no en Belo Horizonte mas... De cualquier manera, por supuesto que el traguito bien frio sera un gustazo!!! :D

Grande abraco e muto obrigado!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

MLKDINO escreveu:Graaaaande LOTT,

Maluco, esqueceu de pagar a internet...??????????? kkkkkkkkkkkk :smt017

Aparece ai doido e põe novidades do Classic, ok? :smt024

Abração. Lourenço.
500EF escreveu:O conterrâneo já está em terras paranaenses.

Ajudei-o com uma última revisãozinha rápida na sexta à noite lá em casa. Ia pegar a estrada no sábado, antes do dia clarear.

Nem deu tempo de dar uma voltinha nos meus brinquedos. Só mostrei rapidamente e funcionei o monza véio para ele ouvir o que é um stockcar com escape sem abafador... hehehe

Pelo zapzap ele confirmou que correu tudo bem na viagem. ;)

Agora, se aqui ele já estava incomunicável, espere uns meses até ele arrumar uma forma de contato que não seja sinal de fumaça... kkkkk

Aliás, na sexta, já atrasado para arrumar as malas, ele ainda esqueceu o telefone celular em cima do meu monza e eu ainda tive que ir lá na casa dele levar, porque não tinha outro jeito de falar com ele... :D
Opa!!! é nois, queiroz!!! :lol:

Cheguei, bem e inteiro! O Monza, minhas tralhas e minha esposa tb!!!

Uma pena nao ter tido a experiencia de ver como os brinquedos se comportam nos arredores dos andes belorizontinos, mas retornando em Novembro, gostaria mto poder isso!!! Foi um prazerzao ter conhecido vc Eduardo, e sua esposa e o mascote, que deveria se chamar Opel, algo assim... hehehehe!!!

O som de stockcar eh mto bom, vc viu a cara do menino aqui, neh... :D E ainda sob uma injecao burra, estupid@, ignorante e com auxilio de maquinas digitais malucas e um caracol... brincadeira, viu... :smt017

Daqui a pouco vou ter telefone (han?! pra q???), celular com 3G (3G, mas no Parana tb tem 4G!) e a latinha de pomarola com barbante, ai sim vai ficar mais facil de comunicarmos!!!! e como n to mais acostumado com celular, vc viu que larguei o meu ai, neh... num guento essas tecnologias DIGITAIS! :lol:

Obrigadao Rettore!!! E nos vemos em novembro, se Deus quiser!!!

Abracao!!!

Imagem
Robson Lott

MLKDINO escreveu:Olá EDUARDO, tudo bem por aí na capital das Alterosas?

Ok Grande, é sempre bom estar atualizado porque o LOTT geralmente responde bem rapidinho. Parece que esse menino comeu pé de cachorro, vai andar assim na casa do baralho.... jejejejeeeee :smt024

Enfim, tomara que esteja conseguindo por a casa em ordem e que bom que a viagem transcorreu na normalidade. Espero que o maricón tenha registrado tudo e depois poste as fotos aqui. Pra vcs aí em BH será uma grande perda mas, enfim, que seja o melhor para ele e esposa...!!!

No mais um grande abraço. Lourenço.

Apareeeeeece aí, R. Lott.
Eh Lorenzo... tem base nao, viu!? Agora to um tico mais comunicavel! O problema ta sendo o tempo mesmo... f0da, viu!

Aqui, mas vc eh q tem q meter esse SL/E na estrada, poxa!!!

To com pouquissimas fotos, q soh amanha q vou posta-las, ta... pq ja to num cansaco tremendo!

Mas em breve e constantemente vou estar n soh em BH, como tb pelo TM!

Abracao meu caro!!!

Imagem
Robson Lott

500EF escreveu:Ele leva ao pé da letra o logo ali de mineiro...

Diz a lenda que certo dia ele virou para esposa as 08:00 da manhã e perguntou se ela queria comer frutos do mar no almoço.

Ela respondeu que sim.

Então ele falou para ela se arrumar que já estavam atrasados.

Ela estranhou... "Mas sair para almoçar as 08???".

E ele respondeu. É que para dar tempo de chegar na praia para o almoço, temos que sair agora... :D
jhsantana escreveu:Es una biba cuenca original kkkkkkkkkk
984km - do posto de gasolina na Av. Amazonas até a casa da minha cunhada!
Ah, seus lazarento!

Cs sao f0da! Deixa eu queto... :D

O lance eh q as coisas tao acontecendo mto rapido, sem tempo direito de aproveitar da maneira que queriamos... porem pelo menos vi minha familia, deu pra dar uns tapa no Monza, etc...

Apos certificar q eu n ia ter mais tempo (nem pra mexer na configuracao do teclado do notebook que digito essa msg), tive q me render e mandar o carro pro mecanico, o mesmo que cuidou durante mtos anos do Corsa Sedan GLS 1.6 16v q tive. Gosto de la, sao careiros, porem fazem o servico bem. Em seguida, somente uma ida ao outro mecanico pra acertar o alinhamento de direcao e pronto pra estrada!!!

Soh q n...

Pedi q fosse verificado uns pontos de entradas de ar falsas, sangria do fluido da DH, tentativa de soltar as pincas pelo sistema do freio de mao traseiro, tirar a bomba dagua pra ver como esta e aproveitar pra corrigir a posicao e deixar a correia dentada melhor tensionada, limpar carter e pescador, troca da junta, limpeza dos bicos, dentre outras...

No final das contas, o orcamento ficou caro, a vareta de medir nivel do oleo ta agarrando no final do curso dela, n sei se tiram a bomba dagua, tampoco num sei se a correia foi corrigida (ela tava com a agulha do tensor quase no extremo, o que n pode!)

No caso da suspensao, foi trocado um terminal, os dois pivos (ambos eram originais, rebitados na bandeja!!! :) ) e as buchas das bandejas.

Entao o carro ficou excelente de alinhamento, porem ruim de balanceamento. Com o carter limpo e oleo novo, o funcionamento pleno suave e a direcao hidraulica sem dar umas travadinhas pelo fluido antigo, mesmo feito o flush.

Como estive ao lado do Rettore, liguei pra ele usando um cartao telefonico e la fui eu conhecer os carangos dele e ver se davamos um tapa em algo do meu. Constatamos que a bobina estava muito quente, o que poderia prejudicar algo... e prejudicou! Mais adiante deltahes...

Entao, sai de la, ainda fui pra casa pra liberar o freio de mao acionado em um momento necessario, arrumar o som que tava estranha a instalacao, montar as malas, bolar uma maneira de coloca-las no carro e preparar pra acordar bem cedo pra me mudar "pra ali"

Quando foi 7:30 do dia 11 de julho, sabado, sai eu e minha esposa com o tanque cheio, 35lbs de pressao nos 5 pneus e umas oracoes pra ir de Belo Horizonte pra Curitiba!!!! :D

Primeiro, notei que o carro sentiu o excesso de peso, porem os freios e suspensao excelentes. Depois, notei as falhas em baixa aceleracao, que achei que tivesse sido corrigidas pelas entradas de ar falsas... E por fim, uma desaceleracao mto agressiva me chateou um pouco, pois nao esperava esse detalhe, tampoco uma aspereza no funcionamento do motor.

Amanha posto as fotos e conto mais!!!!

Boa noite e abracos a todos!!!!

Robson Lott

Imagem
MLKDINO
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Motor: 1.8
Ano: 1990

Mensagem não lida por MLKDINO »

Graaaaaande LOTT, tudo bem aí pelo Paraná?

Que bom vc ter voltado à ativa. Já estava meio preocupado. :smt017

Bem, problemas à parte no Classic, também tenho dos meus no SL/E: flexíveis dianteiros estão uma m...., algumas buchas da suspensão serão trocadas..., pequenos engasgaos na baixa rotação..., barulhinho crec crec crec na embreagem quando em ponto morto (coloquei uma AC Delco novinha em folha, com troca de platô, disco, rolamento e cabo Fania)...., etc etc.... :smt021

Notícia (talvez) boa: conversando com meu padrinho, falei da dificuldade de achar o spolier dianteiro original e ele disse que a saia do Monzão está lá na fazenda, em cima do telhado, quebrada e faltando um bigodinho.... parece que também falta um pequeno pedaço da parte central de um dos lados....porém, todas as peças são as que vieram de fábrica no carro. Assim, acho que vale a pena dar uma olhada e talvez tentar recuperar. Motivo mais que justo para colocar o SL/E na estrada, pois estarei em férias a partir de sexta. Vou a BH semana que vem e na volta, fazer algumas manutenções no freio e suspensão e na sequencia vou lá ver a situação desse spoiler.... não tô nem acreditando que ele está lá mesmo... Essa peça faz u7ma falta tremenda no Monza, com ela originalzinha fica outro carro....!!! :lol: :lol:

Bom Garoto, sorte aí em Curitiba!!!!

Aaaaah, em tempo, se estiver em BH e sua esposa quiser comer pinhão no almoço.... é bom acordar cedo viu, porque o Sul é looooogo ali, mas a estrada é tensa...!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! :smt119 :smt041
Imagem

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=32512

SL/E-1990-Vermelho-Rodes-1.8-álcool-2p-Udi/MG

Praia?huuum, Noronha; Comida?A mineira, pode ser; Um lugar?Paris até que é bonita; CARRO? MOOOONZA, mas só se for Hatch, Caixote ou Tuba............!!!
Robson Lott

Grande Lorenzo!!!

Imagina, mestre! Eu tava presente, mas com os problemas do trabalho (eu e a esposa tamo segurando o touro pela unha!) e as mudanças (no plural mesmo!), fez com q eu tivesse mta dificuldade pra meter os dedos no teclado e contar DA MANEIRA MAIS PROLIXA POSSÍVEL (sempre racho de rir lembrando desse comentário seu!) os causos com o Monza!

Mas com o tempo, realmente vamos "mantendo à ativa"!!!

Notícia boa????? Notícia EXCELENTE!!! Seu monza vai ganhar outra cara depois de vc buscar esse spoiler, lavar, reparar e aos poucos terminar de montar ele pra finalmente instala-lo no Monzão, poxa!!! Claro, a peça DO CARRO, QUE VEIO COM ELE DE FÁBRICA parece que tem um frio na barriga mto interessante, num é!?

Cara, Monza carburado à álcool como o seu, ainda mais revisadinho (revisadaralho!) é excepcional pra botar na estrada! As unicas coisas q poooooooodem deixar na mão vc já cuidou! Então seguramente, mantendo entre os 110 e 120 na 262, vc vai fazer uma excelente viagem!

hahahahahahhaha!!!! Vc e o Rettore tão de zoeira, hein!? Eu quero mesmo é ir "alí" em BH pra fazer uma regulagenzinha no Monzão, comer um pão de queijo na casa da véia e voltar pra "casa"! Nada do que uns milzinho kms num resolva! hahahahahaha!!!

Abraços, meu camarada!!!

Robson Lott

Imagem
Robson Lott

Pois bem, pessoal...

Através do q pensei q não fosse dar certo, acabou dando, mesmo com os problemas que vieram nessa última semana.

Tenho eu e minha esposa, a intenção de morar em Curitiba-PR, já contei sobre isso em alguns posts anteriores, decisão difícil e tumultuada, ainda quando eu morava no Ecuador.

O lance é que sempre que planejamos algo, nada pode ser tão encaixadinho, pois cada momento poderá acontecer obstáculos que farão o plano mudar. Então temos que estar preparados para as surpresas e aceitar as frustrações. Mas eu sou brasileiro! E não desisto nunca! :lol:

Com o apoio dos amigos aqui no forum, dos amigos que tive presente (Leocastro, Eduardo Rettore - 500EF, JHSANTANA), pude fazer mtaaaaa coisa nesse Monza eu mesmo! Mas tem uma coisa chamada TEMPO que avacalha com a gente e faz com que tenhamos que sair bailando pra lá, pra cá, até encontrar uma maneira de fazer o que for possível.

Digo isso, pois mta coisa que planejei fazer sozinho não foi possível, nem com os amigos presentes. Mas no final das contas, uma viagem planejada pro fim dessa semana, fora antecipada para sábado passado (dia 11 de julho de 2015) e foi um sucesso!

Consegui em casa mesmo fazer flush da DH, flush do óleo, instalar o som, liberar o freio de mão que tá engripado, voltar com o step pro seu lugar, TIRAR TODOS OS BANCOS E LAVAR TUDO, arrumar o Painel Digital e o Computador de Bordo, e fazer o carro dar uma "primeira partida" depois de meses parado. Gostaria de ter feito mais, mas....

Em oficina conhecida pela família, em Belo Horizonte, durante a semana que antecipou essa viagem, tive que trocar os pivôs da bandeja, AINDA ORIGINAIS rebitados nas bandejas originais, com marcas de uso... tive que mandar trocar um terminal de direção detectado com precisão pelo Leocastro, e as buchas da bandeja, creio que somente as traseiras e alinhar a direção. Foi um custo de R$ 390,00 "extras", porém para garantir mais segurança na viagem.

Em outra oficina que tive a excelente experiência desde 2005 com o meu ex-Corsa GLS 1.6 16v até 2012, levei o Monza pra verificar:
- Estado da bomba dágua e excentricidade para ajuste da tensão da correia dentada, que o tensor apontava a agulha pra quase o extremo da tensão,
- Ponto de ignição
- Retirada do cárter para lavagem do mesmo, do pescador e troca da junta + defletor e limpeza da periferia
- Troca do óleo + filtro
- Limpeza do tubo de respiro do cárter + vareta medidora
- "hemodiálise" completa do fluido de Direção Hidráulica pra sacar o resto do fluido velho cinza opaco + flush + um tico de fluido novo
- troca da bateria (que morreu por conta de uma descarregada que o módulo USB fora instalado direto +12v e deixou "carregando" um pendrive, zerando a bateria e fazendo nunca mais se carregar)
- inspeção e limpeza dos bicos injetores
- checagem e correção de entradas falsas de ar

Tudo isso teve um orçamento de mais de 1000 reais, porém ficou em R$ 578,00 de MO e algumas peças inclusas / outras q tive + R$ 320 da bateria Moura de 60A + R$ 35,00 do duto de ar que liga o VAF ao TBI, e em tese o carro estaria PRONTO pra ficar 100% pra viagem...

Só que não...

Mesmo torrando a grana assim, achei que não detectaram bem as entradas de ar falsas. Corrigi com o Rettore uma que havia no respiro do comando de válvulas, percebi que a vareta medidora de óleo ficou encaixando como se houvesse um obstáculo que "arredasse" ela ao faltar 1cm pra ela terminar de entrar, a DH ainda tá dando umas travadinhas quando fria, o motor ainda tá com falhas em baixa aceleração (qndo por exemplo, precisa dar um toquinho no acelerador pra manter uma velocidade cruzeiro em rodovia... parece q n dá conta, e precisa pisar mais, quase 50% de abertura pra ter esse efeito sem falhar e segurando o carro!)
O duto de ar então, tavam cobrando R$ 185, sendo que um da Gonel (paralela boa!) comprei por 35! :smt021
Ainda suspeito que tenham entradas de ar falsas, procedimento BEM SIMPLES que pode ser feito pressurizando fumaça pela TBI com o motor desligado, ou com um incenso e motor ligado, vendo onde o motor "chupa" a fumaça, ao passar o incenso nas partes desconfiadas...
E o mais estranho... como q eles disseram que a bomba de agua tava 100% e o ajuste da correia feito, sendo que ao olhar o reservatório de expansão, notei que a água tava no nível certinho que eu havia deixado antes, e a mesma coloração. É possível ajustar a excentricidade da bomba, sem perder água??? Acho que se tivesse perdido, eles teria me cobrado um aditivo extra... :smt018

Enfim... cada vez mais, e infelizmente aprendendo com os erros (e mto dinheiro), chego mais ainda na conclusão de que tendo tempo, o lance é fazer VOCE MESMO os serviços no carro, sabe... até mesmo em lugar de confiança há falhas... e como agora tô a 1000km de distância, não tem como eu cobrar garantia, né...

--------------

Enfim 2x, a viagem foi sim um sucesso, pois mesmo com esses problemas persistentes, o consumo de 11km/L foi razoável (carro LOTADO + pisando bem pra manter uns 120 a 130km/h de média de velocidade, com média horária de 90 a 100km a cada hora percorrida!), o carro não superaqueceu em nenhum momento (tá ainda sem válvula termostática, e percebi pelo instrumento a temperatura entrando em frio quando descia serras, e chegando ao meio da escala em acelerações e congestionamentos paulistanos), o ar condicionado ficou ligado 95% da viagem, a suspensão tá bem equilibrada, os pneus, a parte elétrica, os freios e direção.

Só um problema péssimo de dirigibilidade, que parece que são os coxins do motor os responsáveis: desaceleração MTO FORTE fazendo efeito de frear o carro (com A/C então, piora! Parece q o carro FREA sozinho!) e tb uma vibração terrível, dando uma acústica de reverberação pra dentro do carro péssima.

Ah, a boia, nova, trocada por mim mesmo (uma Siemens VDO) tá com leitura errada e não pôde ser trocada por falta de tempo. Vou voltar a original de fábrica e mandar via correio pra que meus pais troquem pra mim.

Tô com umas fotos, screenshots do GPS e outros dados que vou postar amanhã!

No mais, é isso... só mesmo programar pra arrumar algumas coisinhas pra daqui uns 15 dias eu possa pegar estrada novamente pra, depois q ajeitar as coisas em CWB, visitar a família no Triângulo Mineiro!!! (mais 900km :mrgreen: )

Abraços!
Robson Lott

Imagem
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988

Mensagem não lida por jhsantana »

Vai gostar de andar assim na casa do baralho kkkkkkkkk
Boa sorte Robson, ah e quando for ao triângulo me avisa derrepente estarei por lá.
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Responder