DÉCO escreveu:.
OLEO DE CAMBIO :
Rafaelo
Sempre ouvi falar que NAO PODE colocar outro oleo senao o 556, por causa da composiçao de materiais das engrenagens, que me parece, tem varias ligas, inclusive bronze (somente "informaçoes" , nao tive oportunidade de ver por dentro) .
pode sim Deco, eu ja tive e tb faço manunteçao em cambio, alias fiz nos meus dois F16 e o atual F17, o pessoal que te informou esta um pouco por fora.
tem nada ver uma coisa com a outra. como disse, na epoca que foi feito o manual so tinha isso no mercado rsrsrs, so podem recomendar oque tem no mercado na epoca.
1° todo anel sincronizador é feito de bronze(não existe outro material pra isso) isso desde quando inventaram a sincronização la nos anos 40 e poucos. e tb nao relaçao alguma com oleo "especial" que te falaram
2° toda caixa é engrenagem helicoidal isso ja desde 50 anos e poucos quando inventaram. é aqueles dente em formato de curva, dente reto nao se usa a seculos atras. ele ronca menos esse...
3° a caixa F18 e a F17 sao identicas (F18 monza recomenda oleo mineral pq na epoca so tinha oleo mineral não tem como eles recomendar algo que nao existe rsrsrs, a F17 mais recente oleo sintetico porem ambos 75W a 85 tanto faz) a F16 e a F17 sao a mesma base, mesmo sincronizador de bronze, mesmo tipo de dente helicoidal, mesmo rolamentos, mesma caixa, tudo igual a mudança fica no trambulador, e no torque. entao nao poderia usar oleo sintetico 75W 85? teria que usar esse ipiranga 80... não faz nenhum sentido isso que tu te passaram
4°todo oleo sofre evoluçao com os anos, e a da caixa de marcha é a mesma coisa.
5° a mesma caixa F18 usado no monza(recomenda esse oleo mineral isafluido) e no vectra 96(oleo 80 não diz a marca que tem que usar). é a mesma caixa.
DÉCO escreveu:
Ja ouvi falar tambem que foram trocar o oleo do cambio e colocaram oleo 90 comum e " deu pau " no cambio .
Tem que saber Exatamente qual oleo superior usar, afinal muitos outros vao ver este tópico e a sua sujestao da troca por um oleo superior, pra nao correr o risco de gente pouco experiente colocar oleo errado no cambio e mata-lo :smt023
vai saber oque fizeram ae, tem que ser 80W e esse 75w90 atenderia.
depois que lava o cambio demora pra parar de roncar pq nao lubrificou bem ainda todas as partes, leva alguns quilômetros pra isso acontecer. e um oleo mais atual melhora isso. o meu esta assim tb, desmontei todo o cambio e montei ele esta roncando pq ainda nao lubrificou todas as partes. ate pq o sistema de lubrificaçao desse cambio é passivo.
outra coisa tem cara ae que coloca oleo de cambio AT aquele vermelho, dae vai da pau mesmo pq ele é mais grosso. ja que cambio AT trabalha mais quente.
não tem pq tamanho medo, parece que vai ter agua ao em vez de oleo kkkkkk. te garanto que faz mais mal oleo baixo e sujo como muitos estao rodando por ae do que um oleo que nao foi descrito no manual :smt023
não vejo pq teria problema em usar um oleo mais atual de caixa.
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não tem problema podem colocar um oleo superior desde que seja pra cambio manual e atenda a faixa 80. tanto é que o multi-viscoso atende de 75w a 90 estando dentro ok, ou seja ele frio e quente. e ja esse esse de 30 anos atras so atende a uma faixa de temperatura 80
o oleo do motor nao é multi-viscoso tb? oleo de motor nao evolui sendo sintetico? pois bem, o de cambio tb Deco.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.