Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:cara, qual óleo então é bom pro cambio? teria que ser um mais moderno tipo qual, um SAE90, ou aqueles 75w90, por ai?
multi viscoso 75w90 semi sintetico eu comprei da petrobras igual o teu ae da imagem.

isaflu 556 é oleo desafado mineral, nao se usa mais, ou melhor, nao deveria usar. :smt023

Imagem

Fariaswolf escreveu:tu sabe que eu vou pedir pra vc medir a pressão do oleo, na primeira partida do dia, e depois com ele quente. nem é por causa da bomba ou a bomba original, é pra saber quanto dá nessas condições, com o mesmo óleo que o meu.

tem como medir a temperatura do óleo tbm em temperatura de operação?
essa fico devendo, nao tenho como verificar. a temperatura do oleo é proxima a do motor. pouco mais alta

Fariaswolf escreveu: vou pedir o contato dele, e tirar informações, e posto aqui!

vc nao me disse se roda uma MS no meu carro do jeito que tá, só pra ter até ter um upgrade de coletor, cabeçote e ignição.
MS2 extra funciona nele sem problemas :smt023 , porem achar uma barato com o dolar que esta vai ser dificil.

o fluido nao abri ainda pra nao estragar, dae nao sei como é nao...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

mas como vou tensionar ela? na unha mesmo? eu nao tenho aquela ferramenta pra virar a bomba, sabe?
Tambem não tenho kkkk, usei uma madeira como alavanca para movimentar a bomba.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
To acompanhando diariamente seu tópico, e torçendo muito pra dar tudo certo (e vai dar sim!!) :smt023

Este sistema de injeçao de agua com metanol, nao conhecia e é muito interessante, acredito que daria um novo topico, e uma muito boa e saudavel longa discussao.
Sei que este momento vc ta muito ocupado na montagem do carro e ficaria dificil abrir um topico sobre este assunto neste momento.

O equipamento em si, seria até facil construir " acredito eu " que com um bico injetor de motores diesel e uma bomba eletrica, mas o acerto é que sao elas.
Gostaria muito de falar mais sobre o assunto, porem nao é a hora e muito menos o lugar certo para isso.

Quando tiver algo que eu tenha conhecimento, vou dar meus pitacos :lol: ,por enquanto só olhando . . .

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Rafaelo escreveu:
Fariaswolf escreveu:cara, qual óleo então é bom pro cambio? teria que ser um mais moderno tipo qual, um SAE90, ou aqueles 75w90, por ai?
multi viscoso 75w90 semi sintetico eu comprei da petrobras igual o teu ae da imagem.

isaflu 556 é oleo desafado mineral, nao se usa mais, ou melhor, nao deveria usar. :smt023

Imagem

Fariaswolf escreveu:tu sabe que eu vou pedir pra vc medir a pressão do oleo, na primeira partida do dia, e depois com ele quente. nem é por causa da bomba ou a bomba original, é pra saber quanto dá nessas condições, com o mesmo óleo que o meu.

tem como medir a temperatura do óleo tbm em temperatura de operação?
essa fico devendo, nao tenho como verificar. a temperatura do oleo é proxima a do motor. pouco mais alta

Fariaswolf escreveu: vou pedir o contato dele, e tirar informações, e posto aqui!

vc nao me disse se roda uma MS no meu carro do jeito que tá, só pra ter até ter um upgrade de coletor, cabeçote e ignição.
MS2 extra funciona nele sem problemas :smt023 , porem achar uma barato com o dolar que esta vai ser dificil.

o fluido nao abri ainda pra nao estragar, dae nao sei como é nao...
mas que cacete, eu paguei 64 pila nos 2 litros de ISAfluido556, pqp.... se eu soubesse teria pego esse lubrax 75w90! pqp viu, que vontade de por os dedo na morsa e apertar.

deixa, vou rodar mil km com esse isafluido ai pra dar uma lavada no cambio, e o mesmo no motor, ai na hora que for trocar o oleo do motor, eu ja troco o do cambio tbm por esse ai. não é tão caro pra algo que vai durar anos.

acho o investimento em oleo bom a melhor coisa.
coy escreveu:
mas como vou tensionar ela? na unha mesmo? eu nao tenho aquela ferramenta pra virar a bomba, sabe?
Tambem não tenho kkkk, usei uma madeira como alavanca para movimentar a bomba.
ahh então tá de boa, vou fazer isso Coy, valeu a dica denovo.
DÉCO escreveu:.
To acompanhando diariamente seu tópico, e torçendo muito pra dar tudo certo (e vai dar sim!!) :smt023

Este sistema de injeçao de agua com metanol, nao conhecia e é muito interessante, acredito que daria um novo topico, e uma muito boa e saudavel longa discussao.
Sei que este momento vc ta muito ocupado na montagem do carro e ficaria dificil abrir um topico sobre este assunto neste momento.

O equipamento em si, seria até facil construir " acredito eu " que com um bico injetor de motores diesel e uma bomba eletrica, mas o acerto é que sao elas.
Gostaria muito de falar mais sobre o assunto, porem nao é a hora e muito menos o lugar certo para isso.

Quando tiver algo que eu tenha conhecimento, vou dar meus pitacos :lol: ,por enquanto só olhando . . .

abraços
seu décão,

o meu principal medo do projeto todo é, motor grilando. só!

se não fosse isso eu ja tava rodando no diesel! brincadeira.

eu mesmo já tentei fazer um, usando o próprio injetor de combustivel de partida a frio, fica ali no cofre, original, discreto... era só adaptar algum bico que vaporizasse (ou borrifasse, e não esguichasse) água e metanol puro pra dentro do coletor.

acho que isso resolve muito, pois faz total sentido, é como um "nitro", mas mais barato.

a idéia do nitro é essa, esfriar a câmara e liberar oxigenio dentro, e a agua tem muito. o metanol deve ser só pra "colaborar" e deixar a água "inflamavel".

eu vou testar isso ai, vou bolar um esquema bom e original pra deixar bonito no cofre, só preciso achar um bico que dê uma vaporizada, e de preferência, não caia dentro do coletor.

--------------------------------------------------------

seguinte,

vou colocar a bobina no lugar original dela mesmo, com o suporte original, então pensei em torquear o cabeçote em cima desse suporte ai.

a bobina não vai ser trocada, o suporte não vai sair do lugar, não tem motivos pra não estar ali. fiquei ontem até 2 da manhã procurando uma solução "original" pra deixar a bobina no mesmo lugar, e que mais chegou próxima foi essa.

vou perder 5mm de rosca se eu torquear os Torx em cima do suporte, é praticamente a mesma altura das arruelas que tem nos parafusos originais.

se eu achasse só dois parafusos originais sem ser torx, NOVOS eu comprava e já acabava o problema disso.
Rafaelo
MODERADOR

Fariaswolf escreveu:mas que cacete, eu paguei 64 pila nos 2 litros de ISAfluido556, pqp.... se eu soubesse teria pego esse lubrax 75w90! pqp viu, que vontade de por os dedo na morsa e apertar.
era so ter me consultado antes, agora deixa assim

agora manda esse mesmo, daqui 50,000 km tu troca pra um semi sintetico multi-viscoso superior e essa isa mono-viscoso.
Fariaswolf escreveu: deixa, vou rodar mil km com esse isafluido ai pra dar uma lavada no cambio, e o mesmo no motor, ai na hora que for trocar o oleo do motor, eu ja troco o do cambio tbm por esse ai. não é tão caro pra algo que vai durar anos.

acho o investimento em oleo bom a melhor coisa.
capaz, rode mais com ele. esses semi sintetico duram bem mais. a minha caixa F17 o manual ja pedia oleo multi-viscoso pq o manual foi regido mais recentemente né. ou seja na epoca ja tinha essa tecnologia nos oleos.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
OLEO DE CAMBIO :

Rafaelo
Sempre ouvi falar que NAO PODE colocar outro oleo senao o 556, por causa da composiçao de materiais das engrenagens, que me parece, tem varias ligas, inclusive bronze (somente "informaçoes" , nao tive oportunidade de ver por dentro) .

Ja ouvi falar tambem que foram trocar o oleo do cambio e colocaram oleo 90 comum e " deu pau " no cambio .

Tem que saber Exatamente qual oleo superior usar, afinal muitos outros vao ver este tópico e a sua sujestao da troca por um oleo superior, pra nao correr o risco de gente pouco experiente colocar oleo errado no cambio e mata-lo :smt023

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Rafaelo
MODERADOR

DÉCO escreveu:.
OLEO DE CAMBIO :

Rafaelo
Sempre ouvi falar que NAO PODE colocar outro oleo senao o 556, por causa da composiçao de materiais das engrenagens, que me parece, tem varias ligas, inclusive bronze (somente "informaçoes" , nao tive oportunidade de ver por dentro) .
pode sim Deco, eu ja tive e tb faço manunteçao em cambio, alias fiz nos meus dois F16 e o atual F17, o pessoal que te informou esta um pouco por fora.

tem nada ver uma coisa com a outra. como disse, na epoca que foi feito o manual so tinha isso no mercado rsrsrs, so podem recomendar oque tem no mercado na epoca.
1° todo anel sincronizador é feito de bronze(não existe outro material pra isso) isso desde quando inventaram a sincronização la nos anos 40 e poucos. e tb nao relaçao alguma com oleo "especial" que te falaram
2° toda caixa é engrenagem helicoidal isso ja desde 50 anos e poucos quando inventaram. é aqueles dente em formato de curva, dente reto nao se usa a seculos atras. ele ronca menos esse...
3° a caixa F18 e a F17 sao identicas (F18 monza recomenda oleo mineral pq na epoca so tinha oleo mineral não tem como eles recomendar algo que nao existe rsrsrs, a F17 mais recente oleo sintetico porem ambos 75W a 85 tanto faz) a F16 e a F17 sao a mesma base, mesmo sincronizador de bronze, mesmo tipo de dente helicoidal, mesmo rolamentos, mesma caixa, tudo igual a mudança fica no trambulador, e no torque. entao nao poderia usar oleo sintetico 75W 85? teria que usar esse ipiranga 80... não faz nenhum sentido isso que tu te passaram :wink:

4°todo oleo sofre evoluçao com os anos, e a da caixa de marcha é a mesma coisa.
5° a mesma caixa F18 usado no monza(recomenda esse oleo mineral isafluido) e no vectra 96(oleo 80 não diz a marca que tem que usar). é a mesma caixa.
DÉCO escreveu: Ja ouvi falar tambem que foram trocar o oleo do cambio e colocaram oleo 90 comum e " deu pau " no cambio .

Tem que saber Exatamente qual oleo superior usar, afinal muitos outros vao ver este tópico e a sua sujestao da troca por um oleo superior, pra nao correr o risco de gente pouco experiente colocar oleo errado no cambio e mata-lo :smt023
vai saber oque fizeram ae, tem que ser 80W e esse 75w90 atenderia.

depois que lava o cambio demora pra parar de roncar pq nao lubrificou bem ainda todas as partes, leva alguns quilômetros pra isso acontecer. e um oleo mais atual melhora isso. o meu esta assim tb, desmontei todo o cambio e montei ele esta roncando pq ainda nao lubrificou todas as partes. ate pq o sistema de lubrificaçao desse cambio é passivo.

outra coisa tem cara ae que coloca oleo de cambio AT aquele vermelho, dae vai da pau mesmo pq ele é mais grosso. ja que cambio AT trabalha mais quente.

não tem pq tamanho medo, parece que vai ter agua ao em vez de oleo kkkkkk. te garanto que faz mais mal oleo baixo e sujo como muitos estao rodando por ae do que um oleo que nao foi descrito no manual :smt023

não vejo pq teria problema em usar um oleo mais atual de caixa.

----------------------

não tem problema podem colocar um oleo superior desde que seja pra cambio manual e atenda a faixa 80. tanto é que o multi-viscoso atende de 75w a 90 estando dentro ok, ou seja ele frio e quente. e ja esse esse de 30 anos atras so atende a uma faixa de temperatura 80

o oleo do motor nao é multi-viscoso tb? oleo de motor nao evolui sendo sintetico? pois bem, o de cambio tb Deco.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Pra mim Rafaelo, tirou todas as dúvidas :smt023

abraços
Responder