Vinicius veja bem.vrsilva escreveu:Um carro de uso constante, ou periódico, provavelmente vai dar problema na caixa de direção ou na bomba, antes do óleo "vencer"... Então nessas revisões já é trocado o óleo...
a maioria dos problemas sao justamente pela falta da troca do lubrificante por antecipação, oque destroi a caixa de direçao é lubrificaçao deficiente, cremalheira comida idem, dae começa a dar folga. mas como disse antes, e os que ficam anos a anos parado ou que andam pouco? tudo mundo sabe que carro parado é pior que andando... pra fazer vazar um retentor é ate mais facil por ressecar. sim, se vazar vai ser trocado. mas senao vazar como falei? passa um seculo sem trocar?
como é meu caso, o omega esta aqui desde 94 e ja tem quase 90k rodados e nao vaza, nao ter estalos nem nada a direçao. funciona perfeitamente. mas o oleo ja passou da validade, 20 anos la dentro é um pouco exagerado. e tenho absoluta certeza que a propriedade dele acabou faz tempo... o proximo passo seria contaminaçao(engrossamento do oleo) como foi o caso do Diego.
isso é feito de proposito pela montadora ou alguem acha que eles não querem ter pos venda, é facil e muito logico. é feito pra estragar a peça e tu la e comprar deles, 100% dos casos que eu ja vi aqui e fora daqui, todos eles o lubrificante ja esta vencido a um bom tempo. seja caixa de marcha, seja DH ae acontece oque aconteceu com o Marconi comeram 1 litro e virou barro. ou meu caso monza 1982 cambio F16 e oleo original desde la saiu pastoso e so tinha 600ml, de que forma vai lubrificar um anel de sincronismo dessa forma! o carro tinha 105k
peças de alta pressao nao podem trabalhar com oleo velho, uma que perde a eficiencia, e a outra o desgaste se acentua.
outro exemplo pq tu acha que nao tem sistema de escapamento em inox 304 de ponta a ponta em um carro? simplesmente pq nao venderiam a peça de reposiçao. escapamento em inox 304 não estraga é eterno. so estraga de bater... o unico carro que venho de fabrica foi a Mercedes.
obs: inox 304 é o melhor material pra um sistema de escapamento.
e vamos convenhamos 30 pila, a cada 5 anos ta de brincadeira. oque vai poupar na peça se paga no futuro, o unico chato é o serviço de da. que alias os engenheiros projetista deveriam ter facilitado a vida da gente colocando um dreno em ambos os casos, DH e caixa.
voces sabem como se "mede" o nivel de oleo da caixa F17? eu acho que o cara que escreveu o manual, e o que projetou estavam tudo chapado. simplesmente eles mandam meter um pedaço de metal em forma de um L chega a ser grosseiro.