Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Um carro de uso constante, ou periódico, provavelmente vai dar problema na caixa de direção ou na bomba, antes do óleo "vencer"... Então nessas revisões já é trocado o óleo...
Vinicius veja bem.
a maioria dos problemas sao justamente pela falta da troca do lubrificante por antecipação, oque destroi a caixa de direçao é lubrificaçao deficiente, cremalheira comida idem, dae começa a dar folga. mas como disse antes, e os que ficam anos a anos parado ou que andam pouco? tudo mundo sabe que carro parado é pior que andando... pra fazer vazar um retentor é ate mais facil por ressecar. sim, se vazar vai ser trocado. mas senao vazar como falei? passa um seculo sem trocar?

como é meu caso, o omega esta aqui desde 94 e ja tem quase 90k rodados e nao vaza, nao ter estalos nem nada a direçao. funciona perfeitamente. mas o oleo ja passou da validade, 20 anos la dentro é um pouco exagerado. e tenho absoluta certeza que a propriedade dele acabou faz tempo... o proximo passo seria contaminaçao(engrossamento do oleo) como foi o caso do Diego.

isso é feito de proposito pela montadora ou alguem acha que eles não querem ter pos venda, é facil e muito logico. é feito pra estragar a peça e tu la e comprar deles, 100% dos casos que eu ja vi aqui e fora daqui, todos eles o lubrificante ja esta vencido a um bom tempo. seja caixa de marcha, seja DH ae acontece oque aconteceu com o Marconi comeram 1 litro e virou barro. ou meu caso monza 1982 cambio F16 e oleo original desde la saiu pastoso e so tinha 600ml, de que forma vai lubrificar um anel de sincronismo dessa forma! o carro tinha 105k

peças de alta pressao nao podem trabalhar com oleo velho, uma que perde a eficiencia, e a outra o desgaste se acentua.

outro exemplo pq tu acha que nao tem sistema de escapamento em inox 304 de ponta a ponta em um carro? simplesmente pq nao venderiam a peça de reposiçao. escapamento em inox 304 não estraga é eterno. so estraga de bater... o unico carro que venho de fabrica foi a Mercedes.
obs: inox 304 é o melhor material pra um sistema de escapamento.

e vamos convenhamos 30 pila, a cada 5 anos ta de brincadeira. oque vai poupar na peça se paga no futuro, o unico chato é o serviço de da. que alias os engenheiros projetista deveriam ter facilitado a vida da gente colocando um dreno em ambos os casos, DH e caixa.

voces sabem como se "mede" o nivel de oleo da caixa F17? eu acho que o cara que escreveu o manual, e o que projetou estavam tudo chapado. simplesmente eles mandam meter um pedaço de metal em forma de um L chega a ser grosseiro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo realmente o descaso nesses projetos é de cair o orifício peidante da ...... Tenso demais mesmo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

agora sim, tá movimentado! :D :D

encontrei o Isafluido 556 por 10 conto o litro.

mais ou menos assim..

- 10w40 ipiranga 100% sintético = 23 o litro
- radiex azul ou rosa, concentrado = 8 o litro
- isafluido = 10 o litro

vou por um tal de bardahl power racing também, depois que der uma assentada nos anéis, 30 pila.

comprei um negócio molykote, promete ser um aditivo pro cambio, vou testar. 15 pilas.

Imagem

"terminei" a flange da bomba de óleo do 2.4 16, praticamente feita na unha por inteiro, usei uma chapinha de aço pra fazer o ressalto que vai na bomba, e soldei com latão, amanhã vou terminar o acabamento dela, e fazer o rebaixo pro o'ring com a dremel, depois é só soldar ela no pescador original do monza, claro, adaptando ele pra essa flange.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

também vou trocar o fluido da direção, continuo sentindo a maldita folga de 10mm na direção, to achando que é problema na caixa... com o carro desligado, sente essa folga ai.

agora o unico dilema é o pino do diferencial, se alguém souber as medidas exatas pra me passar agradeço.

bônus:

Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Essa folga na direção por um acaso você já verificou as buchas das barras? Elas são os principais causadores de folgas no volante... Verifica elas...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fariaswolf

eu troquei elas recentemente, "recentemente" uns 5 meses atrás, mas não me liguei na marca, peguei um par delas por QUATRO reais. pensei nessa possibilidade, mas a folga na direção é muito leve pra ser um problema de embuchamento, não é uma folga pesada que precisa de duas mãos pra verificar.

Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Quanto a questão do óleo, usei o "vitalício" entre aspas exatamente por isso, não que seja mesmo, mas pelo menos é especificado. Imagino que um óleo especificado como 'run to life' demore mais pra perder as propriedades devido a algum aditivo que um 'normal'.

Teoricamente podemos colocar qualquer óleo de cambio sintético desde que seja 80? ou tem algum detalhe?
Monza: SL/E 1993
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Surfin escreveu:Quanto a questão do óleo, usei o "vitalício" entre aspas exatamente por isso, não que seja mesmo, mas pelo menos é especificado. Imagino que um óleo especificado como 'run to life' demore mais pra perder as propriedades devido a algum aditivo que um 'normal'.

Teoricamente podemos colocar qualquer óleo de cambio sintético desde que seja 80? ou tem algum detalhe?
o oleo sintetico ja faz isso, dura mais que um mineral.

sim, pode usar sintetico, existe sintetico 75 que tambem serve. nao existe essa de oleo pra tal cambio com tal dente. os cambio mais novos como o F17(irmao da F18 é a mesma coisa basicamente) usam sintetico pq sao novos como o proprio oleo sintetico, na epoca do monza nao tinha oleo sintetico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

gente, to pensando em mandar encamisar o bloco pra rodar com os pistões novos.

ai surgiram as duvidas:

vale a pena investir nisso, nesse bloco, ou, monto o motor taxado desse jeito com pistões novos, cabeçote e vira feitos, compro um bloco F3, um cabçote F3 e vou montando aos poucos, com o carro rodando.

o que vcs acham?

óbvio que é top partir pra um F3, mas a grana tá curta agora, eu gastei praticamente TUDO com o carro, vai dar no grito com a retifica do cabeçote.

--------------------------

ninguem vai me ajudar com o pino do diferencial e a folga da direção?
Responder