Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Prof. Carlos, atentando-me a esta informação e à do Coy, me lembrei de que o aspecto das polias das bombas d'água fotografadas tem uma ligeira diferença. Dá a impressão de que o vão entre os dentes da polia Urba aparentava ser um pouquinho maior/mais grosso do que os da Nakata. Mas, por incrível que pareça, me esqueci do detalhe do número de dentes. Vou me atentar na próxima análise e passo mais esta informação aqui no tópico.
Com relação aos modelos até 95 e o modelo 96, eles tem correias com tamanho, quantidade de dentes e formato dos dentes diferentes. Como o tamanho e formato dos dentes são diferentes, todas as polias dentadas (bomba d'água, comando de válvula e virabrequim) também são diferentes para "casar" com a sua respectiva correia.

Quando ao acabamento/proteção na bomba d'água, se para esse ano usa essa peça conjugada eu penso ser necessária. Imagine uma pedra passando pelo vão e entrando entre a polia e a correia dentada... O estrago no motor será certo, pois sabemos que o motor 2.0 álcool atropela válvula com a quebra da correia dentada. É apenas minha opinião.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Carlos A. Freire escreveu:

Quando ao acabamento/proteção na bomba d'água, se para esse ano usa essa peça conjugada eu penso ser necessária. Imagine uma pedra passando pelo vão e entrando entre a polia e a correia dentada... O estrago no motor será certo, pois sabemos que o motor 2.0 álcool atropela válvula com a quebra da correia dentada. É apenas minha opinião.

Abs,

Carlos Freire
Eu tambem estava acreditando que a sem o acabamento fosse a melhor opção pois tem o impulsor metalico, mas depois do comentario do Professor Carlos, eu não arriscaria afinal é melhor monitorar a temperatura( para se acontecer de o impulsor se delatar e soltar do eixo) do quedo nada perder um motor (sei bem como é a dor desta perda).
Abraços.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Prof. Carlos e Coy:
De fato, não vale a pena correr este risco! Só de pensar na pedrinha já ficamos arrepiados :x
Retornei hoje de manhã na loja de auto peças e solicitei informações adicionais sobre a peça.
As polias fotografadas possuem 21 dentes.
Agora eles vão fazer um levantamento para ver se a Nakata oferece este modelo de bomba dos anos 87 e 88, ou seja, com polia de metal e com este separador/protetor metálico. Pesquisarão, também, estes mesmos detalhes com o pessoal da SKF (me lembrei também da sugestão do Waldir).
Caso o resultado do levantamento seja negativo, não hesitarei em comprar a Urba, mesmo, com o separador/protetor.
Mas já pensou se for possível encontrar uma Nakata com o rotor metálico neste modelo com o separador/protetor? :D 8)
E por último, antes do fechamento da compra, vou seguir a oportuna recomendação do Prof. Carlos de conferir a quantidade, o formato e o encaixe dos dentes da correia dentada com a bomba a ser adquirida. :!:
Obrigado mais uma vez pela dica de vocês!
:smt023 :smt023
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Pessoal, boa tarde, tudo bem?

Ontem chegou a bomba d'água que eu havia encomendado, com o tal separador/protetor e com o rotor de metal, conforme sugestão de todos e recomendações técnicas do Prof. Carlos e do Waldir.

Com estas características juntas, o pessoal conseguiu encontrar a bomba da SKF de 21 dentes, vejam:

Imagem

O que vocês acham?

Confesso que acabei perdendo a foto do outro lado da peça. Vou fotografá-la de novo e posto aqui em seguida.

Muito obrigado pela colaboração de vocês!

Abraço :smt023
Responder