Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Pessoal, boa tarde! Tudo beleza?

Pintou uma dúvida aqui. Pretendendo ampliar o meu estoque de peças, por isso, resolvi comprar uma bomba d'água nova para deixar guardada na caixa, novinha em folha. Ainda mais porque ainda conseguimos encontrar bomba d'água de marca boa, preço bom e, principalmente, de marca e/ou modelo cujo rotor interno ainda é oferecido em metal.

Para a minha surpresa, o vendedor me ofereceu dois modelos e pediu para que eu confirmasse no meu carro qual dos dois me serviria. Como não saquei a bomba d'água que ainda está no meu carro, até porque, ela está funcionando perfeitamente bem e não há motivo, por ora, para que eu possa retirá-la, ainda mais porque a água do sistema está limpa e com aditivo em razão de uma troca recente, acabei permanecendo na dúvida. Pesquisei tópicos que falam sobre bomba d'água aqui no forum e encontrei muitas informações bacanas, mas não encontrei dicas que pudessem sanar minha dúvida.

Bom, a minha dúvida é a seguinte: em um dos modelos, existe uma espécie de separador/disco (proteção?) de metal preto na bomba d'água. No outro modelo, a bomba d'água é idêntica, mas sem este separador. Então, eu gostaria de saber qual é a finalidade deste separador/disco, para qual modelo de Monza ele é destinado e qual destes dois modelos de bomba d'água devo comprar para o meu carro, que é 1987/1987, motor 2.0 álcool (sem A/C e sem DH). No cadastro da loja, os dois modelos seriam aplicáveis ao Monza 87. Vejam nas fotos:

1. Nakata, rotor interno de metal, sem o tal separador/disco - cerca de R$80,00:

Imagem
Imagem
Imagem

2. Urba, rotor interno de plástico, com o tal separador/disco - cerca de R$120,00:

Imagem
Imagem
Imagem

Nota: A Nakata oferece o rotor interno de metal, o que não ocorre na Urba. Mas a Urba oferece a peça com ou sem o separador/disco em questão, o que não acontece na Nakata (pelo menos aqui no meu fornecedor local).

E aí, o que vcs acham? :smt017

Agradeço as sugestões!

Abraço

:smt023 :smt023
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Re: Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Mensagem não lida por waldir »

S h E e Q u O,

Na minha OPINIÃO o disco não tem função e deve ser tirado na aplicação.

Editado: Retiro a minha opinião/achismo - Vi num catálogo da SKF que a Bomba com esta proteção é para aplicação em Monzas 87 e 88

Eu optaria pela Nakata ou pela SKF que comprou a Indisa e fornece com impulsor de ferro-fundido. Paguei 65,00 em Ago-2013

Eu fugiria da Urba pq há histórico de soltura do impulsor plástico (até acho que já travaram o disco plástico para não girar em falso)
até pq no primeiro aquecimento fora do normal vai ficar a dúvida se é o maldito rotor.

Vide tópico. http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 72#p342907

A que eu usei e está na foto era uma URBA que girou cerca de 5 anos até que travou. Pelo sim e pelo não, eu não recomendo com rotor plástico
Editado pela última vez por waldir em 11 Jul 2014, 18:46, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fui comprar no mês passado a bomba d'água para um Monza 94 de uma amigo e, não encontrei Nakata, a indisa estava com impulsor de plástico e Delphi com polia e impulsor de plástico.
Compramos da Urba mesmo, pois era a melhor opção naquele dia.
Se não estiver enganado, essa bomba com separador é apenas para Monza 87 e 88 que tem proteção da correia diferente dos demais.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Diego Paiva »

A capa da correia dos 87 e 88 é vazada nomeio... Mas será que esse separador realmente é indispensável? Se for dispensável, eu colocaria nakata.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
S h E e Q u O

waldir escreveu:S h E e Q u O,

Na minha OPINIÃO o disco não tem função e deve ser tirado na aplicação.

Editado: Retiro a minha opinião/achismo - Vi num catálogo da SKF que a Bomba com esta proteção é para aplicação em Monzas 87 e 88

Eu optaria pela Nakata ou pela SKF que comprou a Indisa e fornece com impulsor de ferro-fundido. Paguei 65,00 em Ago-2013

Eu fugiria da Urba pq há histórico de soltura do impulsor plástico (até acho que já travaram o disco plástico para não girar em falso)
até pq no primeiro aquecimento fora do normal vai ficar a dúvida se é o maldito rotor.

Vide tópico. http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 72#p342907

A que eu usei e está na foto era uma URBA que girou cerca de 5 anos até que travou. Pelo sim e pelo não, eu não recomendo com rotor plástico
Pois é Waldir, eu gostaria mesmo de comprar a Nakata e fiquei com a dúvida em razão desta aplicação diferenciada para os anos de 87 e 88. Vou dar um jeito de vistoriar a bomba d'água toda que está no carro, no lugar em que se encontra, para poder entender o que ocorre com este acabamento e se ele foi aplicado na peça que se encontra em uso.
Obrigado pelos seus conselhos!
Abraço :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 13 Jul 2014, 21:35, em um total de 2 vezes.
S h E e Q u O

Carlos A. Freire escreveu:Fui comprar no mês passado a bomba d'água para um Monza 94 de uma amigo e, não encontrei Nakata, a indisa estava com impulsor de plástico e Delphi com polia e impulsor de plástico.
Compramos da Urba mesmo, pois era a melhor opção naquele dia.
Se não estiver enganado, essa bomba com separador é apenas para Monza 87 e 88 que tem proteção da correia diferente dos demais.

Abs,

Carlos Freire
É isso mesmo Prof. Carlos, a proteção da correia é diferente e imita o formato da peça, sendo "vazada" ao meio.
Vou examinar melhor esta proteção da correia e a bomba d'água que está no carro, para poder entender o esquema do conjunto.
Obrigado pela dica!
S h E e Q u O

Diego Paiva escreveu:A capa da correia dos 87 e 88 é vazada nomeio... Mas será que esse separador realmente é indispensável? Se for dispensável, eu colocaria nakata.
É isso mesmo, a capa imita o formato da correia. Ela tampa apenas o corpo da correia e da polia. Na parte central do conjunto, a capa é mesmo vazada. Mas a sua pergunta é exatamente a mesma do que a minha: será que o separador deve ser mantido numa eventual troca? E se eu comprar a Nakata, que não oferece o separador, eu teria problemas?
Para sanar esta dúvida, conforme comentei com os colegas anteriormente, vou examinar mais a fundo o mecanismo que está hoje no carro, sem precisar desmontá-lo, para descobrir a importância deste detalhe.
Obrigado pela Dica, Diego!
S h E e Q u O

Caros amigos, vou examinar mais a fundo o conjunto que se encontra no meu carro, fotografar o que for possível e postar neste tópico para os colegas, como forma de ilustração e informações adicionais.

Aos amigos Monzeiros: caso alguém necessite deste modelo de bomba d'água com rotor de metal ou deste modelo que tenha o separador e, eventualmente, não encontre a pronta entrega e dele necessite com urgência, avisem-me. Posso consultar o meu fornecedor, providenciar a peça e despachá-la a vocês da forma mais rápida possível, sem custo adicional e com NF. :smt023

Por fim, me surgiu agora uma nova dúvida: se a bomba velha ainda tiver o rotor de metal em boas condições (apesar de o rotor já estar condenado em grande parte dos casos), será que eu conseguiria aproveitá-lo na bomba nova?

Abraço
Responder