RBMartins escreveu:Bom galera, final de semana de manutenção na nave: a algum tempo meu carro mesmo com o motor novo desaparecia água, até que a situação foi se agravando no mês passado, onde tinha que colocar quase que 1 litro de água por dia no bichão
enfim tomei vergonha na cara e levei o carro numa oficina especializada em refrigeração automotiva para ver o que estava acontecendo: em primeiro lugar uma mangueira que vai próximo da bomba d'agua tava com um belo de um rasgo, além disso mais algumas mangueira já estavam bem capengas (já haviam sido substituidas, porém eram peças de pouca qualidade :smt011 ). Além de troca-las já mandei trocar o líquido de arrefeciemento (foi colocado o azul orgânico). O total da brincadeira por ora ficou em R$ 200,00
Mas infelizmente, acabei constatando de mais um detalhe que está precisando de um reparo já em caráter de urgência: o tensor da correia poly-v/alternador está totalmente fudiddo, grilando pra caramba logo que liga o carro, tanto que a correia ao passar por ele sai até um pouco de lado... agora queria saber: é fácil de trocar ele aqui em casa ? :smt017
se alguem puder me dar uma dica ou indicar algum tópico fico muito agradecido :smt023
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EDITADO 08/03/2014 AS 19:17 HORAS : MEDIDAS CORRETAS DAS CHAVES
13MM E 17MM substitua os valores no texto ! (o Waldir me corrigiu, obrigado Waldir)
OPA, FACIL SIM

, sem dificuldades pra fazer em casa, mas precisa de 2 pessoas, uma nao precisa ter pratica nenhuma, só vai precisar apertar o parafuso 10mm enquanto vc "tensiona" ela com uma 16 mm.
Uma 16mm fixa mais curta que vc tiver e uma 10mm que pode ser fixa ou estrela, tanto faz.
Muito facil, o ideal seria usar a ferramenta propria, aí daria pra trocar sozinho, pois todo serviço seria feito por cima mesmo:
COMO ACREDITO QUE VC NAO TENHA ESTA FERRAMENTA, vou tentar explicar de forma simples como fazer sem ter ela ok (ja fiz substituiçao e tensionamento umas 4,5 x no TUBA da minha amiga): (confirma na polia nova a porca fixa que tem atraz dela c é mesmo 16mm 99% que é, mas vale confirmar)
Por cima com uma 10mm solta o parafuso até a polia sair, depois pega a nova coloca no lugar apertando(com a mao) o parafuso 10 ate ela encostar, mas tem que deixar meio frouxa.
CUIDADO na hora de parafusar, tenha certeza que o parafuso nao ta entrando torto, o local onde ele é parafusado é de
aluminio facil espanar.
agora c vai ter que entrar em baixo do carro, atraz da roda,

nao tem jeito.
Pegue a 16mm e encaixe nesta porca fixa que tem atraz da polia :

ESTA IMAGEM ABAIXO É PRA VC APENAS VER O LOCAL ONDE VAI O PARAFUSSO 10MM NESTE SUPORTE QUE VAI MUITA COISA PRSA (ignore o destaque, peguei de outro tópico)
C PREPARA, O LUGARZINHO NAO É DE DEUS, CHATO PRA ENCAIXAR KKKKK
ai voce vai virar a chave sentido parede corta fogo (logico com a correia ja instalada) voce vai perceber que desta forma ela "tensiona" a correia, segure numa posiçao que apresente a tensao suficiente e peça para a outra pessoa que ta la em cima "apertar" o parafuso 10mm que fará ela ficar fixa na posiçao que voce colocou.
OBS: quanto menor a chave 16 mais facil vai ser pra encontrar a posiçao que tensiona o suficiente a correia, o espaço que vc tem por baixo do carro pra "movimentar" a chave 16 é muito redizido, talvez apenas ums 45° , talvez haja a necessidade da pessoa la em cima tensionar um pouco com a mao, pra facilitar, só depois que ela tensionar o maximo possivel, encaixe a 16, afinal vc tera pouca "faixa" de açao da 16 mm.
na primeira vez talvez tenha um pouco de dificuldade, mas faz parte, depois c fica craque !!
ESPERO TER FICADO CLARO pelo menos foi isso que tentei
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...