MONZA GLS 1995 AZUL

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Mensagem não lida por RBMartins »

Bom galera, final de semana de manutenção na nave: a algum tempo meu carro mesmo com o motor novo desaparecia água, até que a situação foi se agravando no mês passado, onde tinha que colocar quase que 1 litro de água por dia no bichão :shock:
enfim tomei vergonha na cara e levei o carro numa oficina especializada em refrigeração automotiva para ver o que estava acontecendo: em primeiro lugar uma mangueira que vai próximo da bomba d'agua tava com um belo de um rasgo, além disso mais algumas mangueira já estavam bem capengas (já haviam sido substituidas, porém eram peças de pouca qualidade :smt011 ). Além de troca-las já mandei trocar o líquido de arrefeciemento (foi colocado o azul orgânico). O total da brincadeira por ora ficou em R$ 200,00
Mas infelizmente, acabei constatando de mais um detalhe que está precisando de um reparo já em caráter de urgência: o tensor da correia poly-v/alternador está totalmente fudiddo, grilando pra caramba logo que liga o carro, tanto que a correia ao passar por ele sai até um pouco de lado... agora queria saber: é fácil de trocar ele aqui em casa ? :smt017
se alguem puder me dar uma dica ou indicar algum tópico fico muito agradecido :smt023
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Martins, blz?
Gastei a mesma coisa que você para trocar a água e mangueiras no meu carro semana passada.
Sobre o tensor, creio que você deva conseguir sim. Mas, não posso te assegurar se você conseguiria trocar em casa, porque eu, particularmente, nunca fiz este tipo de serviço. O que eu fiz, aqui, foi tirar a hélice de ventilação e trocar a correia do alternador do Maverick, que eu gastei pouco menos de 1 hora. Mas, creio que não deva ser muito complicado.
Abraço
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

RBMartins escreveu:Bom galera, final de semana de manutenção na nave: a algum tempo meu carro mesmo com o motor novo desaparecia água, até que a situação foi se agravando no mês passado, onde tinha que colocar quase que 1 litro de água por dia no bichão :shock:
enfim tomei vergonha na cara e levei o carro numa oficina especializada em refrigeração automotiva para ver o que estava acontecendo: em primeiro lugar uma mangueira que vai próximo da bomba d'agua tava com um belo de um rasgo, além disso mais algumas mangueira já estavam bem capengas (já haviam sido substituidas, porém eram peças de pouca qualidade :smt011 ). Além de troca-las já mandei trocar o líquido de arrefeciemento (foi colocado o azul orgânico). O total da brincadeira por ora ficou em R$ 200,00
Mas infelizmente, acabei constatando de mais um detalhe que está precisando de um reparo já em caráter de urgência: o tensor da correia poly-v/alternador está totalmente fudiddo, grilando pra caramba logo que liga o carro, tanto que a correia ao passar por ele sai até um pouco de lado... agora queria saber: é fácil de trocar ele aqui em casa ? :smt017
se alguem puder me dar uma dica ou indicar algum tópico fico muito agradecido :smt023
.
EDITADO 08/03/2014 AS 19:17 HORAS : MEDIDAS CORRETAS DAS CHAVES 13MM E 17MM substitua os valores no texto ! (o Waldir me corrigiu, obrigado Waldir)

OPA, FACIL SIM :D , sem dificuldades pra fazer em casa, mas precisa de 2 pessoas, uma nao precisa ter pratica nenhuma, só vai precisar apertar o parafuso 10mm enquanto vc "tensiona" ela com uma 16 mm.

Uma 16mm fixa mais curta que vc tiver e uma 10mm que pode ser fixa ou estrela, tanto faz.

Muito facil, o ideal seria usar a ferramenta propria, aí daria pra trocar sozinho, pois todo serviço seria feito por cima mesmo:
Imagem
Imagem

COMO ACREDITO QUE VC NAO TENHA ESTA FERRAMENTA, vou tentar explicar de forma simples como fazer sem ter ela ok (ja fiz substituiçao e tensionamento umas 4,5 x no TUBA da minha amiga): (confirma na polia nova a porca fixa que tem atraz dela c é mesmo 16mm 99% que é, mas vale confirmar)
Por cima com uma 10mm solta o parafuso até a polia sair, depois pega a nova coloca no lugar apertando(com a mao) o parafuso 10 ate ela encostar, mas tem que deixar meio frouxa.
CUIDADO na hora de parafusar, tenha certeza que o parafuso nao ta entrando torto, o local onde ele é parafusado é de aluminio facil espanar.
agora c vai ter que entrar em baixo do carro, atraz da roda, :? nao tem jeito.
Pegue a 16mm e encaixe nesta porca fixa que tem atraz da polia :
Imagem
ESTA IMAGEM ABAIXO É PRA VC APENAS VER O LOCAL ONDE VAI O PARAFUSSO 10MM NESTE SUPORTE QUE VAI MUITA COISA PRSA (ignore o destaque, peguei de outro tópico)
Imagem

C PREPARA, O LUGARZINHO NAO É DE DEUS, CHATO PRA ENCAIXAR KKKKK
ai voce vai virar a chave sentido parede corta fogo (logico com a correia ja instalada) voce vai perceber que desta forma ela "tensiona" a correia, segure numa posiçao que apresente a tensao suficiente e peça para a outra pessoa que ta la em cima "apertar" o parafuso 10mm que fará ela ficar fixa na posiçao que voce colocou.

OBS: quanto menor a chave 16 mais facil vai ser pra encontrar a posiçao que tensiona o suficiente a correia, o espaço que vc tem por baixo do carro pra "movimentar" a chave 16 é muito redizido, talvez apenas ums 45° , talvez haja a necessidade da pessoa la em cima tensionar um pouco com a mao, pra facilitar, só depois que ela tensionar o maximo possivel, encaixe a 16, afinal vc tera pouca "faixa" de açao da 16 mm.
na primeira vez talvez tenha um pouco de dificuldade, mas faz parte, depois c fica craque !!

ESPERO TER FICADO CLARO pelo menos foi isso que tentei

abraço
Editado pela última vez por DÉCO em 08 Mar 2014, 19:19, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
ADITIVO DO RADIADOR: quando forem substitui-lo utilize SOMENTE produtos que possuem ETILENOGLICOL existe muita agua com corante e antiferrugem vendido como ADITIVO, e NAO É !! uma enganaçao e um roubo, com um produto que so cumpre "parte" da açao de um bom ADITIVO.
Só uso RAD COOL da bardhal, mas tem outros bons tambem.
pesquise na net que vai ver que roubo que fazem com quem nao conhece sobre o assunto (acho que tem tópico aqui que fala sobre isso, nao lembro)
Até em concessionarias estao usando produtos fora de conformidade !!!

SEGUE LINK DO INMETRO QUE MOSTRA O ROUBO !!

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf
.
.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Julio Cesar Ledo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Deco no meu carro estou pensando em usar aquele rosa da Delphi..... Seriam 3 litros para o sistema do meu carro pelo que já vi, só não fiz ainda pq quero antes trocar ou reparar o radiador de ar quente ! Foi pro saco...

:smt010

Martins excelente o serviço no Monzão TOP mesmo não achei caro e legal q vc já inspecionou o barulho do rolamento !! Show de bola !!

:smt023
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
RBMartins

S h E e Q u O escreveu:Martins, blz?
Gastei a mesma coisa que você para trocar a água e mangueiras no meu carro semana passada.
Sobre o tensor, creio que você deva conseguir sim. Mas, não posso te assegurar se você conseguiria trocar em casa, porque eu, particularmente, nunca fiz este tipo de serviço. O que eu fiz, aqui, foi tirar a hélice de ventilação e trocar a correia do alternador do Maverick, que eu gastei pouco menos de 1 hora. Mas, creio que não deva ser muito complicado.
Abraço
Fala Chico !
Qdo o cara lah da oficina me falou do preco na hora achei meio salgado, mas qdo vi o trampo que de para troca-las (teve que tirar a caixa do filtro de ar, a bomba da DH, correia do alternador, etc) cheguei a conclusao que era um valor ate justo....
Sobre o tensor, agora que o Deco ja fez um tuto aki ja da pra ter uma ideia do servico... mas vc ai no Maverick esta mais facil de fazer qualquer sevico nele, ja que vc tem bastante eapaco no cofre, agora no Monza completo, eh um pe no saco, eh tudo muito apertado....
Abraco !
Editado pela última vez por RBMartins em 09 Mar 2014, 13:48, em um total de 1 vez.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
RBMartins

DÉCO escreveu:
RBMartins escreveu:Bom galera, final de semana de manutenção na nave: a algum tempo meu carro mesmo com o motor novo desaparecia água, até que a situação foi se agravando no mês passado, onde tinha que colocar quase que 1 litro de água por dia no bichão :shock:
.
EDITADO 08/03/2014 AS 19:17 HORAS : MEDIDAS CORRETAS DAS CHAVES 13MM E 17MM substitua os valores no texto ! (o Waldir me corrigiu, obrigado Waldir)

OPA, FACIL SIM :D , sem dificuldades pra fazer em casa, mas precisa de 2 pessoas, uma nao precisa ter pratica nenhuma, só vai precisar apertar o parafuso 10mm enquanto vc "tensiona" ela com uma 16 mm.

Uma 16mm fixa mais curta que vc tiver e uma 10mm que pode ser fixa ou estrela, tanto faz.

Muito facil, o ideal seria usar a ferramenta propria, aí daria pra trocar sozinho, pois todo serviço seria feito por cima mesmo:
Imagem
Imagem

COMO ACREDITO QUE VC NAO TENHA ESTA FERRAMENTA, vou tentar explicar de forma simples como fazer sem ter ela ok (ja fiz substituiçao e tensionamento umas 4,5 x no TUBA da minha amiga): (confirma na polia nova a porca fixa que tem atraz dela c é mesmo 16mm 99% que é, mas vale confirmar)
Por cima com uma 10mm solta o parafuso até a polia sair, depois pega a nova coloca no lugar apertando(com a mao) o parafuso 10 ate ela encostar, mas tem que deixar meio frouxa.
CUIDADO na hora de parafusar, tenha certeza que o parafuso nao ta entrando torto, o local onde ele é parafusado é de aluminio facil espanar.
agora c vai ter que entrar em baixo do carro, atraz da roda, :? nao tem jeito.
Pegue a 16mm e encaixe nesta porca fixa que tem atraz da polia :
Imagem
ESTA IMAGEM ABAIXO É PRA VC APENAS VER O LOCAL ONDE VAI O PARAFUSSO 10MM NESTE SUPORTE QUE VAI MUITA COISA PRSA (ignore o destaque, peguei de outro tópico)
Imagem

C PREPARA, O LUGARZINHO NAO É DE DEUS, CHATO PRA ENCAIXAR KKKKK
ai voce vai virar a chave sentido parede corta fogo (logico com a correia ja instalada) voce vai perceber que desta forma ela "tensiona" a correia, segure numa posiçao que apresente a tensao suficiente e peça para a outra pessoa que ta la em cima "apertar" o parafuso 10mm que fará ela ficar fixa na posiçao que voce colocou.

OBS: quanto menor a chave 16 mais facil vai ser pra encontrar a posiçao que tensiona o suficiente a correia, o espaço que vc tem por baixo do carro pra "movimentar" a chave 16 é muito redizido, talvez apenas ums 45° , talvez haja a necessidade da pessoa la em cima tensionar um pouco com a mao, pra facilitar, só depois que ela tensionar o maximo possivel, encaixe a 16, afinal vc tera pouca "faixa" de açao da 16 mm.
na primeira vez talvez tenha um pouco de dificuldade, mas faz parte, depois c fica craque !!

ESPERO TER FICADO CLARO pelo menos foi isso que tentei

abraço
Irmao, valeu mesmo pelo tuto, essa semana vou no Mercadocar comprar o tensor e as chaves, e ja fazer logo o trampo ai !
E falando sobre os aditivos, eu uso o azul organico da Radiex, ele tem tbm o etilenoglicol e tem um preco razoavel tbm
RBMartins

Julio Cesar Ledo escreveu:Deco no meu carro estou pensando em usar aquele rosa da Delphi..... Seriam 3 litros para o sistema do meu carro pelo que já vi, só não fiz ainda pq quero antes trocar ou reparar o radiador de ar quente ! Foi pro saco...

:smt010

Martins excelente o serviço no Monzão TOP mesmo não achei caro e legal q vc já inspecionou o barulho do rolamento !! Show de bola !!

:smt023
Eh Ledo, tem que ficar em cima de qualquer barulhinho no carro, as vezes eh uma coisa simples que a gente vai deixando de lado e depois vira aquela bola de neve de problemas... mas uma coisa: no final do ano passado vc jah nao trocou o aditivo do seu carro ?
Responder