Cano retorno óleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cano retorno óleo

Mensagem não lida por DÉCO »

.
O meu nunca vazou, nem quando estava com o motor ruim, nem quando estava com a vareta errada (eu acabava pondo oleo a mais e nao conhecia o monzeiros).
O meu "cano" tem até uma folga, e muito facil de tirar, só puxar para cima que sai, sem fazer força e nem assim vaza.
Sera que nao ta colocando oleo demais :smt017
Sera que nao ta vazando na verdade no o'ring (anel de borracha) e vc tem a impressao que ta vazando no "cano" ?
Espera mais umas respostas .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

sdpmg escreveu:Meu Monza recentemente começou a vazar óleo nesse tudo, lá na base, mas não na base que é parafusada no bloco, mas no próprio cano que encaixa na base,,, será q nesse caso tem de trocar o conjunto todo?
O comum é vazar pelo o'ring de vedação entre a base e bloco. Também é comum em alguma manutenção forçar esse tubo sem soltar os parafusos e trincar a base.
Esse tubo é vendido como peça de reposição, mas nos dias de hoje pode ter dificuldade de encontrar novo, usado é fácil de encontrar.

Veja também se não é problema de obstrução no sistema de respiro. Se tiver dúvidas, temos vários tópicos com informações de causas, sintoma e manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por sdpmg »

Carlos A. Freire escreveu:
sdpmg escreveu:Meu Monza recentemente começou a vazar óleo nesse tudo, lá na base, mas não na base que é parafusada no bloco, mas no próprio cano que encaixa na base,,, será q nesse caso tem de trocar o conjunto todo?
O comum é vazar pelo o'ring de vedação entre a base e bloco. Também é comum em alguma manutenção forçar esse tubo sem soltar os parafusos e trincar a base.
Esse tubo é vendido como peça de reposição, mas nos dias de hoje pode ter dificuldade de encontrar novo, usado é fácil de encontrar.

Veja também se não é problema de obstrução no sistema de respiro. Se tiver dúvidas, temos vários tópicos com informações de causas, sintoma e manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Começou a vazar do nada, foi eu resolver o problema no vazamento de óleo na caixa de ar, deixava todo o coletor de admissão melado de óleo,,, troquei a mangueira que sai da tampa de válvulas e conecta no coletor e na caixa de ar e desentupi a entrada no coletor e pronto,,, vazamento resolvido, e ae me começa a vazar nesse tudo,,, so que é nele e não na base,,, é entre ele e a base,,, vou desmonta-lo pra ver e trocar o o'ring, vou ver se ele não esta entupido, sei lá se pode ser isso,,, se não resolver vou ver se encontro outro novo e trocar,,, :smt023
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Se a base não estiver quebrada e o tubo sai da base com facilidade, não vejo problemas de colar o tubo na base e isolar o vazamento. Removeu a base tem que trocar o o'ring.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1989
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

luiz sle escreveu:Arrumei o cano que estava pra cima. Como eu imaginava, os motores de 87 à 88 usam esse cano apenas encaixado, de 89 em diante é soldado, justamente pra evitar o problema que tive. Foi fácil, soltei as braçadeiras e tirei a mangueira que faz a ligação do cano com a gaiola, depois girou o tubo e fui encaixo o mesmo mais para baixo, como original.

Obrigado à todos.

Abraço.
Meu carro é 89 e esse tubo é só encaixado. Inclusive na última manutenção eu usei loctite black no encaixe para nao ficar melejando de óleo pois o tubo ja estava até meio desgastado naquele local.
Azul Atlantis 89 2.0
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Boa dica de colar Carlos,,, vou ver esse loctite black indicado pelo kaioemmanuel,,, eu achei estranho no meu vazar entre o tudo e a base, justamente no encaixe, como pode, nunca vazou ali, se fosse na base até entenderia que o o'ring estaria ruim. Será que o tubo esta entupido? e seria normal ele entupir? eita monzão,,,
Sérgio.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Obstruções indica falta de manutenção. Então não podemos considerar essa situação normal.

Em geral a obstrução ocorre onde é mais estreito, ou seja, nas telinhas sobrepostas que fica na tampa de válvulas dentro do quadrado OHC e na conexão do coletor de admissão, abaixo do TBI.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Carlos A. Freire escreveu:Obstruções indica falta de manutenção. Então não podemos considerar essa situação normal.

Em geral a obstrução ocorre onde é mais estreito, ou seja, nas telinhas sobrepostas que fica na tampa de válvulas dentro do quadrado OHC e na conexão do coletor de admissão, abaixo do TBI.

Abs,

Carlos Freire
Então Carlos,,, o coletor já desentupi, só não tirei a tela que fica dentro da tampa de válvulas pra limpar, eu troquei a mangueira de respiro que pega na tampa do cabeçote e vai pra caixa de ar e no coletor de admissão,,, porque fiz isso? porque estava lambuzando de óleo o coletor de admissão. Depois dessa troca e de ter desentupido a entrada no coletor de admissão não há mais vazamento ali,,, acabou como um passe de mágica, mas agora começou lá embaixo nesse tubo,,, vou desmontar ele e ver se não esta obstruído com borras,,, sei lá,, assim que tiver feito o serviço posto aqui. :smt023
Sérgio.
Responder