potenciometro de co, fatos e verdades

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por saul jorge »

Silva,
O atuador da lenta é novo e não tem entrada falsa de ar, uma coisa que andei notando é que quando ligo o a/c o atuador não eleva o giro do motor uns 300 rpm como antes, e sim apenas uns 100 rpm.
Carlos,
Eu fiz o jumper com o motor funcionando e mesmo assim ele morria, o meu carro não consegue fazer nem 4 km/l, e o motor é novo.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Ao ligar o A/C a rotação do motor, NÃO DEVE SER ALTERADA com relação ao A/C desligado, o que a ECU faz é só compensar o peso de carga motora, pois se ela não fizesse isso a rotação iria cair além do ideal, portanto, se está subindo só 100rpm está correto, eu acho, o ideal seria ficar na mesma mantendo o valor padrão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

saul jorge escreveu:Silva,
O atuador da lenta é novo e não tem entrada falsa de ar, uma coisa que andei notando é que quando ligo o a/c o atuador não eleva o giro do motor uns 300 rpm como antes, e sim apenas uns 100 rpm.
Carlos,
Eu fiz o jumper com o motor funcionando e mesmo assim ele morria, o meu carro não consegue fazer nem 4 km/l, e o motor é novo.

a minima entrada de ar falsa no tbi, mangueiras etc... cria uma diferença de consumo e desempenho , o meu ar quando acionado ele da uma leve acelerada e dai uma leve caida coisa de 900 rpm e em sequencia estabiliza , mas quando esta com farois , milhas tudo ligado junto ao ar , ele fica ali 900 a 980 rpm ,ate onde sei ao ligar o ar/con.. a compensaçao de carga é feita com mais combustivel e se tem mais o atuador de lenta ira abrir mais pra equilibrar a mistura , mas é minima coisa na aceleraçao ,me corrijam se eu estiver errado

fazer 4 por litro !!!! tem coisa muito da errada ainda mais se tratando de um motor novo , so nao vale dizer que colocaram biela curta ou comando errado ou pistoes a gasolina rrsrsrsrsrrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsr . brincadeiras a parte, vale revisar ate mesmo a vedaçao da tampa do gargalo do tanque e nao andar com ele ainda na escala azul. sem falar em verificar pequenos vazamentos de vapor de combustivel ou ate de combustivel e velas ,e como sabe que ele esta emitindo 0,6 de có ?

se tratando do jumper é o primeiro que vejo dizer que isso acontece , pois o meu mesmo ja fiz o inferno na uce andando, so com contato testes etc...e nunca se desligou, ou esta jumpeando errado ou algo na eletrica que nao é na uce esta fazendo com que isso aconteça , ja experimentou fazer um scaner pra saber o porque isso acontece ? pode ser tps, map, ate programaçao padrao da uce que nao esta nao se enquadrando nas novas regulagens, seila é uma ideia

e como o professor freire disse , se fizeram a regulagem e deixou como de fabrica nao deveria mexer e sim andar pois se o motor é novo ele ainda esta amarrado

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Dutra, hoje cedo peguei pra fuçar no carro,troque correia dentada de acessórios etc... o carro estava fora de sincronismo o carro ficou bom,o motor ficou mais suave.Quanto ao co levei o carro na oficina e disse para deixar entre 0,3 a 0,7 que é o que consta no manual, não pude acompanhar o serviço mas o mecânico disse que deixou com 0,6.O jumper eu fiz de novo e deu certo,acontece que o fuzível que eu usava estava muito frouxo e caia sozinho do conector,coloquei outro e deu certo,só que a ventoinha não acionou de imediato,ela demorou 1 minuto até se estabilizar (isso é normal né?) agora que troquei a correia e coloquei no ponto vou ver se melhora. abraços
dutra s a

o sincronismo de trabalho da correia dentada com a polia de acessorios do vira brequin e polia dentada do comando de valvulas estando no ponto ira favorecer muito o bom consumo e desempenho do carro junto ao graus de avanço do distribuidor feito pela pistola de leitura de ponto cam painel de garus , a correia da direçao/alternador nao é dentada.
é sempre bom acompanhar o que esta sendo feito em nosso carro, seja o mecanico de confiança e bom ou nao para entao ter certeza de que esta como no manual.

ao fazer o jump ,no minimo de 2 a 3 vezes tem que ter sido acionado a ventoinha para se certificar que o motor esta bem aquecido mesmo , e ao conectar o jump a ventoinha é acionada em imediato, no meu ao menos é assim,
sobre o fuzivel tem certeza que era isso ? ao fazer o jump o fuzil cair assim rsrsrsrs ?

verifique o aterramento da uce, até lá nao esqueça de postar aqui os resultados de consumo e comportamento do monzao
abs estamos ai
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Dutra eu troquei as duas correias,dentada e de acessórios.Bom...notei que o carro ficou mais agressivo,só que ainda falta colocar no ponto,esta muito adiantado,em comparação com o risco no cabeçote e o risco no distribuidor ,o risco do distribuidor esta quase lá no final do curso,segunda vou levar para colocar no ponto sim.Quanto ao consumo ontem coloquei 11 litros (20 reais) e já foi quase tudo :smt011 vou verificar a pressão da linha também,de dentro do carro da pra ouvir ´´uns´´ borbulho no tanque,mesmo com ele acima do 1/2,parece ser da bomba puxando combustível com muita força,outra coisa que notei na montagem,é que na linha de entrada de combustível no tbi esta gotejando alcool bem naquela porca grande que tem no tbi,tirei a mangueira e reapertei de novo e continuou do mesmo jeito.
Em subidas leves ele está deixando a desejar e retomadas em 3 marcha também.Tenho um amigo que trabalha em auto peças e ele tem um kadett,ele disse que poderia ser o map,então ele retirou o map do carro dele que está muito bom,e colocou no meu carro,meu monza piorou com o map dele ficou ocilando lenta...então ele foi dentro da loja e pegou um map delphi e colocou no meu carro para testar e o carro também piorou com o map novo,o carro só fica +ou- com o map que já está no meu monza,não sei o porque disso acontecer.Estou ficando desanimado com o carro. :smt011

Abraços
dutra s a

nao desanime ,vai por mim

map com problemas é acusado na luz de injeçao, pode ser mal contato no conector , fio partido mangueirinha ruim ou tbi sujo nas tomadas de vacuo, tente fazer o scaner de diagnostico pra saber em exato qual o problema na injeçao etc.....ao meu ver , o sintoma mais comum quando o map da pau , é acelerar e o carro dar buraco, tipo , perde força , ou seja voce afunda o pe e nao acontece nada .

vazamentos nas linhas , por mais que seja gotejamento minusculo faz com que o consumo esteja acima do que tinha que ser e a pressao ideial é 2 bar recomendaçao de fabricante .

o ponto do distribuidor deve ser averiguado com a pistola de ponto com graus e o jumper na uce e carro quente , se a marcaçao (risco) do distribuidor for original de fabrica e do castelo do comando tambem for entao ao fazer o acerto do ponto os riscos devem ficar proximos.
lembre-se o ponto de polias dentadas devem ter suas marcaçoes alinhadas com a marcaçao da capa de metal , o link a seguir ira te ajudar em suficiente
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... ia#p340272

abs estamos ai
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

O conector do map é novo,as mangueiras também,e o tbi já foi limpo,juntas novas etc... quando o carro foi passado no scaner o mecânico disse que teria que trocar uma tal de CI do modulo,que por causa dela estava dando erro no map.A luz da injeção só acendeu quando coloquei o map novo pra testar,e deu erro de tensão alta no mesmo.Abraços
Responder