potenciometro de co, fatos e verdades

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por dutra s a »

ola salvadores com vao? seguinte andei dando uma pesquizada sobre o regulador de co% do meu gls 2.0 alcool ar/di 94
e minhas duvidas sao : quais os valores exatos de voltagem e porcentagem de có e hc do meu de fabrica ? :smt017 ( nessecito de valores mais exatos e diretos) pois fiz a pesquiza com familiares gm com o mesmo conceito.
segundo a pesquiza o valor de tençao para o meu é 1.5v alcool ,e no a gasolina 2.0v ,me parece voltagem é isso mesmo ? no manual diz :co - 0,03% a 0,07% alcool na lenta ,essa porcentagem seria os valores com mediçao no escape ou direto da central i.e ? na tabela que encontrei na pre inspeçao veicular o limite é 3.00 co e 700 de hc e 2,5 de diluiçao na lenta
deixei ele com 2.75 de co o hc e diluiçao nao me lembro , pós aprovaçao da controlar.
ao passar na inspeçao nao tinha feito a pre inspeçao e passou (graças a deus) :cry: com os seguintes valores :
á 2.500rpm co 0.42 e hc 27 diluiçao 1,01
na lenta co 2.44 e hc 202 diluiçao 0,94
segundo a pre inspeçao quando o indice de co esta muito baixo o carro nao anda ,nao tem força e quando alto ele nao bebe ele DERRAMA combustivel porem tem melhor desempenho meu mecanico concorda mas com essas mesmas duvidas que aqui estou postando porque ele ainda nao tem os equipamentos para injeçao e gases ainda.
bom se e verdade ate que ponto esse potenciometro ou regulador de co influencia no desempenho e consumo quando fora dos padroes ? e como faço para colocar ele na voltagem certa caso esteja fora da voltagem e se isso tambem inflluencia sobre essas questoes? :smt017
fiquem avontade :D
abs estamos ai :smt023
ImagemImagem
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dutra, não tem um valor fixo para o CO. Se fosse assim não haveria necessidade de ajuste e estaria fixo, não é verdade?
O ajuste deve ser feito com um analisador de gases acoplado ao escapamento. Esse analisador apresenta valores em %. Depois é que se verifica a necessidade ou não do ajuste no potenciômetro.
Ocorre que o pessoal que não tem equipamento coloca valores médios de tensão do potenciômetro na UCE, que nem sempre é o correto.
Quando comprei meu Monza GLS 2.0 EFI gasolina em 1999, estava com 30.000km e a tensão estava em 1,5v. Foi ajustado para 1,8v. Depois de algum tempo, o ajuste feito com analisador gases foi para 1,3v. Depois de algum tempo, ainda com analisador de gases, o ajuste foi para 1,8v. Tudo isso para que a emissão de CO fique entre 0,5 e 1,0%, conforme índice para veículos gasolina, que consta no manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
dutra s a

certo , mas mesmo sem valor fixo ele pode influenciar no consumo e força ? pois o meu vizinhotem um kadett 95 gl 1.8 alcool e estava com esse sensor queimado ,por sorte achou um novo, dai fomos levar para regular de acordo com a tabela na pre inspençao e segundo eles la ,mesmo queimada ou so disrregulada o consumo e pessimo e desempenho tambem,entao colocamos ajustamos e ate a marcha lenta do kadett mudou ficou redondinha e o consumo e força melhorou segundo ele.
na minha opniao na hora do ajuste nao concordava sobre tal influencia
isto e verdade ?
abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR

O potenciômetro é um controle e não um sensor. Ele é uma resistência ajustável.

Valores muito errado na emissão de CO, vai interferir e muito no desempenho e consumo de combustível.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
dutra s a

poise carlao acabei de vir da mecanica e medi o potenciometro e sua voltagem estava em 2.70v mas nao medi o co e nem hc tenho que ir em outro lugar mas sei que o co na ultima vez estava com 2.75 o resto hc e diluiçao nao me lembro mas nisso me ocorreu outra duvida se eu abaixar o indice de co a voltagem tambem diminui ? ou a voltagem ja e outro departamento ?
outra pergunta o brulce por ser multiponto a gasolina e inguiniçao direta (por modulo) ele tambem tem o tal potenciometro ou seu ajuste padrao ja vem da i.e com base na sonda ?
abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR

Dutra,

se alterar a voltagem do ajuste de CO, vai alterar o tempo de injeção e como consequência, o nível de CO no escapamento, desempenho e consumo do motor.

O Bruce é um Monza GLS 96 2.0 EFI gasolina. A partir de 1994 não era mais fabricado Monza com IE MPFI. Nenhum Monza teve sonda lambda (sensor de oxigênio) ou catalizador de fábrica. Então, o Bruce é como o seu Monza, ou seja EFI, porém com tipo de combustível diferente.

Se aplicar os valores médios de tensão de CO, o seu está muito alto. Para álcool os valores ficam entre 1,5v e 1,8v, como valores médios. Para gasolina fica entre 1,8v e 2,0v. Mas como disse, no meu caso no aparelho ouve época que teve outra tensão, diferente desses valores.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
dutra s a

bom meu bico tem uma vazao otima estou ate andando com 1.8bar e anda bem mas vou mandar regular esse potenciometro e deixar ele dentro destes padroes pra ver
eu achava que os modelos multiponto a gasolina tinha essa sonda , bom ,tudo bem ,essa sonda seria um fator de muita ajuda se quizessse instalar no meu mesmo sendo a alcool ou voce acha que nao haveria nessecidade ? sei la ?rsrsrsrsrsrsrsrsssr
diz ai rssr
abs estamos ai
dutra s a

cara vou fazer uma reguagem assim : vou colocar o medidor de voltagem abaixar para os valores medios regulando no parafusinho por diante fazer o diagnostico no escaner e por ultimo fazer a leitura no escape
sei que essa regulagem é muito minuciosa pois o acerto no parafusinho e coisa de menos de milimetros para girar (muito delicado) rsrsrsrsrrrrrs
abs etamos ai
Responder