Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por Rafaelo »

rolinho,borrachao,esmirilhar,retificar pneu uhauaauauahu é tudo a mesma coisa. aqui agente tb usa todos esses nicknames

é, eu sei que parece estranha. mais nao foi eu quem a criei so repassei. eu fiquei pensando e nao acho um motivo tecnico pra isso. apenas 'achismo'

se tu olhar um motor AP. gol,voyage,parati,santana,saveiro,todos os carros VW praticamente. o motor é em linha dianteiro, e mesmo assim a traçao esta toda no motorista, entao discarta qualquer relaçao de distancia entre eixos,posicionamento de motor,etc. todos os carros tracao dianteira sao assim, nos GM tracao dianteira idem, ford idem, fiat, etc.

nunca soube o motivo tecnico disso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por frfavoreto »

Então deveríamos ter um desgaste irregular entre os 2 pneus dianteiros, já que um traciona bem mais que o outro. Pelo menos comigo isso nunca aconteceu.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Então deveríamos ter um desgaste irregular entre os 2 pneus dianteiros, já que um traciona bem mais que o outro. Pelo menos comigo isso nunca aconteceu.
nao nescessariamente, tracionar é uma coisa destracionar é outra.

a roda fica na maioria do tempo com traçao e aderencia ao solo. so vai acontecer isso que tu disse ae se esmirilhar(destracionar) o pneu e nao seu uso normal(tracionar). ate pq isso nao teria como ser medido(paquimetro) ja imagiram quantas curvas se faz pra direita e esquerda? hehehe

99.9% dos carros é como falei ali mais de um lado do que do outro. o resto fica pra carro de arrancada que é 100% iqual nas 2 rodas. quando travam o diferencia blocante :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por frfavoreto »

Continuo não entendendo por que os pneus que fazem tração se desgastam tão mais rápido que os demais, mesmo que não se fique destracionando muito. Eu mesmo não faço isso de ficar patinando os pneus dianteiros, mas eles se desgastam muito mais que os traseiros. Veículos com tração traseira, onde é ainda mais difícil de destracionar seguem o mesmo comportamento.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Continuo não entendendo por que os pneus que fazem tração se desgastam tão mais rápido que os demais, mesmo que não se fique destracionando muito. Eu mesmo não faço isso de ficar patinando os pneus dianteiros, mas eles se desgastam muito mais que os traseiros. Veículos com tração traseira, onde é ainda mais difícil de destracionar seguem o mesmo comportamento.
onde fica a traçao é obvio que vai desgastar, veja bem, nao precisa desgatar um pneu destracionando ele... a propria rolagem ja faz isso... mais onde tem a traçao certamente tem um desgaste iqual, pequeno mais tem, e nao desparelho so de um lado devido a força da caixa esta mais concentrada de um lado.

se estiver desparelho, ou seja desgasta mais de um lado, do que o outro, dae tem problemas em alguma coisa (cambagem,geometrica,balanciamento,suspensao, ou mesmo destracionamento proposital ou acidental). em situaçao normal de uso ambos desgastam iquais. onde esta a traçao é claro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por vrsilva »

Tem também a questão do peso do carro estar concentrado na frente, o fato do eixo dianteiro virar as rodas, curvas em alta, tudo isso faz com que seja natural o desgaste maior nas rodas dianteiras, mesmo na tração traseira o dianteiro no mínimo vai desgastar igual ao traseiro, as vezes continua gastando mais.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Tem também a questão do peso do carro estar concentrado na frente, o fato do eixo dianteiro virar as rodas, curvas em alta, tudo isso faz com que seja natural o desgaste maior nas rodas dianteiras, mesmo na tração traseira o dianteiro no mínimo vai desgastar igual ao traseiro, as vezes continua gastando mais.
verdade, esqueci dos freios hehehe
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado

Mensagem não lida por DÉCO »

É verdade que o eixo roda "sozinho" com o carro elevado do solo devido ao arasto que o pinhao faz atravez do oleo dentro da caixa de cambio arastando a primeira marcha? iiii! sera que entenderam o que eu quis dizer :smt017
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder