parabéns, adquiriu coragem, o que é bom.
Depois de limpo, poste as fotos.
Certamente vc irá mandar o cabeçote para plainamento e verificação de válvulas e retentores.
Sugiro que vc troque a conexão do coletor de admissão já que ele está fora. Com muito desingripante +paciência+cuidado.
Abs
waldir
Obrigado pelo apoio Waldir,
Estava pensando em só limpar o cabeçote e reinstalar. O carro não estava apresentando problemas de aquecimento e há cerca de dois anos foi feito plainamento do cabeçote. Só fiz a remoção para inspeção e limpeza do mesmo e do coletor. Ainda assim você acha que devo levar o cabeçote para a retífica? Agora fiquei em dúvida...
Toda vez que se desmontar um cabeçote fora do bloco é MUITO recomendável que mande para retífica, para limpeza e possível retirada de empenamento, aí eles fazem serviço completo, assentamento de válvulas, retentores, plainamento, limpeza com banho químico... Volta zero.
Não se preocupe com o plainar pois eles tiram nem 1 fio de cabelo nessa limpeza de superfície, é bem diferente de mandar rebaixar o cabeçote. Fique tranquilo, o cabeçote ainda fica como standard...
Rafael,
como o Vrsilva escreveu: uma retífica consciente vai medir a planicidade e se preciso 'correr' a plaina. Mais importante é verificar as válvulas e retentores se precisam de troca. Acho que menos de 100 reais paga.
Agora, se não tiver confiança na retifica, monte o cabeçote como está e capriche no aperto.
Para verificar assento de válvulas pode ser feito teste caseiro com querosene.
1-Certifique-se de que o cabeçote na região das válvulas (parte de baixo) esteja bem seco.
2-Derrame bastante querosene junto às molas e veja se não vaza nos assentamentos de válvula
2.1- se vazar pode haver empenamento na haste da válvula e ou retentor gasto.
3- Pode ser feito o mesmo teste nos dutos de admissão e de escape.
3.1 se vazar o assentamento está ruim na válvula que corresponder
O mais importante depois é o sequencial de aperto conforme manual de reparos (temos as dicas em Tutoriais ou na seção de Dicas) que você já conhece.
Caraca, como motor a gasolina fica sujo meu... O meu antigo cabeçote não tem nem metade dessa sujeira, vou tirar umas fotos dele qualquer hora...
Lembre-se de trocar as juntas superiores, por favor não vá querer economizar que terá dor de cabeça, e não precisa de cola nenhuma, só as juntas mesmo, segue o diagrama de aperto dos parafusos que não tem erro.
Aproveita que está desmontado, e verifica os anéis dos pistões, se estão com folga, pegue o volante do motor e gire ele, veja se não tem nenhum atrito no movimento dos pistões, veja se as camisas dos cilindros estão lisas, sem riscos, elas devem ser espelhadas.
Recomendo fazer isso depois de limpo, e pra não danificar nada coloque um pouco de óleo em cima da cabeça do pistão para lubrificar...
Lembre-se também que é preciso limpar a superfície do bloco, meu mecanico da uma lixada com um taco rígido, só pra tirar a sujeira mesmo, pode usar bombril com diesel, acho que dá conta.
Muitas pessoas pensam que não, mas eu considero limpeza em cabeçote uma manutenção que deveria ser feita periodicamente, ficar sustentando essa etiqueta de que o motor NUNCA foi aberto pra mim não diz nada, prefiro um motor que o cabeçote já teve 1mm tirado por limpezas do que um "standard" mas com funcionamento ruim por conta de carbonização nas câmaras de combustão...
Fazer limpeza e troca das juntas a cada 100 mil km acho que iria manter o motor sempre com vida, durante MUITO tempo, ainda mais que limpeza de cabeçote como já havia dito, não tira nem 1 fio de cabelo.
E pelo menos a cada 100 mil km você vê como está o motor, bem melhor do que ficar rodando com ele achando que está bom...
É isso aí, mão na massa, e boa sorte aí, é só ser rigoroso contigo mesmo que o serviço fica bom...
Troca correia dentada também, veja como está o rolamento, se não está com folga ou algo do tipo, pesado pra virar.
Vale também verificar a bomba d'água, já que está fácil, tira ela fora e, veja se não está enferrujada caso seja a original de fábrica ainda que era de ferro, veja também o eixo dela se não tem folga.
No mais é isso aí, tem tudo pra ficar com o motor excelente.
Leocastro escreveu:Não esquente! Não apresenta risco este furo, pois ali passa o parafuso do cabeçote, não tem perigo de vazar nada!
Obrigado Leocastro, havia notado que o parafuso do cabeçote passava por ali, mas fiquei receoso de dar algum problema com o carro... Fiquei mais tranquilo!
As novas conexões são de plástico e a rosca é mais fina. Devou usar fita veda rosca nelas na instalação ou recuperar minhas antigas conexões? Espero a opinião dos amigos.
Ainda não montei o carro pois estou na espera dos correios. Comprei peças na Nafil via sedex na Quarta feira, mas os correios até agora não entregaram...