Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

entao tu tirou a sorte grande e ser premiado com freios que nao se cansam nunca rsrsrsrs.

é em termos de freios nem sempre vale apena pegar com o logo. ta pagando a grife. a caixinha etc. eu troquei tudo do omega so deixei o hidro e mestre. usei dessas marcas ae ficou muito bom.
Mas a mudança tem que ter certo critério. Se super dimensionar os freios, pode haver travamento de rodas sem necessidade, o que pode também causar acidentes. Tudo deve ser pensado.
No seu caso e do Ronaldo, para evitar esse sintoma estão colocando ABS. Isso é muito bom.
nem sempre Carlos e eu te explico tecnicamente falando. quando se coloca um freio de 288/286 por exemplo as rodas aumentam o diametro. ja viu vectra B 15" travar as roda por nada?. isso nao acontece. o freio so trava se pisar nele. ele é progressivo a força do pedal(pressao). se grudar o pe trava, se encostar vai freia com suavidade, se pisar mais forte vai freiar normal... isso nao teria logica alguma, freios maiores = pode haver travamento de rodas sem necessidade. tem nada a ver uma coisa com a outra. nao esqueça que estamos utilizando tudo do vectra desse freio. como se estive no vectra porem em um monza. ambos tem pesos aproximados,entre eixo etc. nao tem risco algum. agora a parte de travar por execesso de pressao sem duvida o ABS ajuda nesse sentido. porem é uma situaçao de emergencia
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu: hidrovacuo vectra C(original desses freios 288/286mm)cabe certinho. a mangueira do hidro quanto tu por a IE(coletor plastico) pode usar a original dele como eu fiz, mais agora pode usar a tua do teu monza, so precisa desconectar e conectar o plug branco. moleza.
]
Entendi... O seu fico perfeitooo.. Muito bem feito...
Qual fluido eh o indicado? Doth 5.1 ??

Abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

vlw, a modificaçao no suporte original do monza é justamente pra se livrar de adaptaçao difinitiva. dessa forma que fiz e que vou fazer no teu é uma peça exclusiva que "nao perde" a originalidade do carro em termos de funcionalidade, é totalmente reversivel nao estraga o carro, pode voltar ao normal caso queira rsrsrsrs so trocar a peça(suporte). nesse sistema vectra C 09-2011 vai continuar tendo o regulador de pedal(distancia) e pedal monza, vai continuar tem o mesmo suporte monza, o mesmo local de fixaçao é o mesmo, a mesma distancia, a mesma area de manutençao, a mesma distancia de acionamento e recuo do pedal, e caso um dia estragar alguma peça é so trocar a peça estragada sem ter que adaptar. é so comprar a peça correspondente a peça usada no sistema de freios do vectra correto e instalar.

o manual pede DOT 4 amarelo. mais pode ser colocado o 5 ou 5.1. eu prefiro o 5.1 é mais apropriado pra freios monstro como esse, pode ferve a vontade que nao da problema.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Reforço o que o Carlos disse...

Meu pai teve 6 monzas, 2 caixote e 4 tubarão, NENHUM deles nos deixou na mão em serras com porta malas cheio e 4 pessoas, nunca...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoal, o freio tem limites. Algumas pessoas dirigem acima do propósito com que foram colocados, assim como eu. Não é culpa do freio em si, ele até cumpre bem o papel dentro da sua categoria, mas poderia ser melhor pelo porte do carro. Vejam que mesmo na época o freio perdia em eficiência para os concorrentes. Tudo bem que a diferença fosse de meio metro? Pra mim não, meio metro dentro da traseira de outro carro é muita coisa! Uns 20 centímetros pelo menos afunda. Pelo peso e cilindrada do carro o mínimo que deveria ter saído de fábrica era aro 14" e pinças maiores. As rodinhas 13" do Monza pesam muito pra isso e, Carlos, talvez seja esse o diferencial. Sistema de freios bem cuidado + pneus mais largos. 195 65 14" contra 175 70 13" é uma bela diferença! O S/R usa aro 14" e o SL/E 13" aqui em casa, é notória a diferença de aderência com o S/R. Ele assenta melhor nas freadas, isso é fato. Tanta é que se você bombar o pedal de freio consecutivamente ele endurece. E isso pode fazer diferença num momento de pânico. E como eu disse, as rodas muito fechadas não ajudam em nada.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

luiz sle escreveu:Pessoal, o freio tem limites. Algumas pessoas dirigem acima do propósito com que foram colocados, assim como eu. Não é culpa do freio em si, ele até cumpre bem o papel dentro da sua categoria, mas poderia ser melhor pelo porte do carro. Vejam que mesmo na época o freio perdia em eficiência para os concorrentes.
Concordo Luiz, porém em pouco mais de 20 anos com monza em casa, nunca achamos o limite do freio do monza, tanto eu como meu pai, e até meu irmão, ninguém dirige como "senhorzinho" todos lá andamos no fluxo do carro, meu irmão usou o monza verde que eu tinha antes de mim, ele usou aquele carro por uns 4 anos, e meu irmão é daqueles que acelera, acelera, e quando o carro da frente para, ele só freia em cima, vive colado na traseira dos outros, e NUNCA o freio do monza abriu o bico, várias vezes andando com ele, nunca bateu, e tinha momentos que dava desespero de ver a maneira que ele dirige.
Meu pai não é igual assim, não anda colado nos carros, porém anda chutado, por incrível que pareça, eu sendo o mais novo, sou o que dirijo mais tranquilo em casa, mas dirijo tranquilo só quando a rua está sem movimento, quando não tem transito, aí eu embalo o monzão e vou curtindo do delicioso conforto dele. Na hora do rush tenho que acompanhar os carros.
Já dirigi com 5 adultos no monza, e NUNCA senti o freio fadigar da maneira que vocês falam, claro que pode acontecer, mas nos MEUS monzas nunca da maneira que descrevem, mesmo cheio de pessoas. É OBVIO que, é necessário uma pressão maior no pedal, mas não de abrir o bico.
luiz sle escreveu: Tudo bem que a diferença fosse de meio metro? Pra mim não, meio metro dentro da traseira de outro carro é muita coisa! Uns 20 centímetros pelo menos afunda.
Luiz, me desculpe a sinceridade mas, você fala que dirige esportivamente, o freio do MEU monza segura freiadas TRANQUILAMENTE, uso pneus 185/65/14 Goodyear GPS 3 Sport, bom no seco, só no seco, no molhado patina FACINHO... Aliás não gostei NEM um pouco desse pneu, até o pirelli acho melhor...
Não adianta NADA, condenar o freio se o carro não estiver com pneus bons cara... NÃO ADIANTA...
Pirelli derrapa fácil por ter borracha dura dependendo do modelo, o goodyear tem borracha mais mole, mas o desenho desse meu não é bom pra chuvas.
Já tive Continental esse SIM... Jóia!

Agora estamos falando na eficiencia do freio do monza, vocês falaram que é uma merd@ e que não freia o carro, e que loguinho fadiga, NUNCA aconteceu comigo, já precisei frear bruscamente em rodovias, em ruas, a 60km/h, a 80km/h, em várias situações, lembrando que EU sempre faço isso jogando uma marcha reduzida, motor não serve só para acelerar, serve pra frear também.

Nesse ponto que vocês estão colocando, o freio do monza original, freia MUITO BEM... Não entendo essa "pegada esportiva" que falam, meu vocês andam a 140km/h em vias de 60km/h????
Acho que não né?

E outra, a eficiencia de um freio ser bom é, PARAR O CARRO, SÓ!!!

Se ele anda uns metros a mais que outro, NÃO SIGNIFICA QUE SEJA RUIM, estão confundindo as coisas, isso é característica de cada modelo, até carros da mesma marca e sistema de freio igual, terá essas diferenças.
Agora Luiz, se você ainda não aprendeu a frear o monza meu amigo... se um dia você bate na traseira de um carro, a culpa não é do freio que não segurou, e sim sua que andou colado, ou não andou atento ao transito...
Me desculpe Luiz, mas não tem como ser o sistema de freio o responsável, ele não corrige suas cagadas, o ABS TALVEZ???

Já parei meu monza a 60km/h em questão de uns 3 metros por que o anta da frete freou em cima do carro da frente dele, veja bem, eu PAREI o carro, porém o carro de trás, um vectra CD, MESMO COM ABS, não parou o carro do japonês, porque? Porque estava desatento, mais veloz que eu... ou seja, o carro não corrige a cagada do motorista...

Se você anda "esportivamente" da maneira que falam, deveriam manter uma distancia ESPORTIVA do carro da frente... é bom sabia?
luiz sle escreveu: Pelo peso e cilindrada do carro o mínimo que deveria ter saído de fábrica era aro 14" e pinças maiores. As rodinhas 13" do Monza pesam muito pra isso e, Carlos, talvez seja esse o diferencial.
TODOS carros da época eram aro 13", só os considerados esportivos tinham 14", isso foi até meados de 95, NO BRASIL. Só apartir disso que os carros passaram a ser 14" nos sedãs, e 15" nos sedãs só em 2000 mais ou menos, e olhe lá.
Pra você ter uma ideia o Ford Focus era aro 15" até o modelo anterior, o modelo atual é 16", na mesma categoria tem o vectra GTX que já tinha 17" de série.
Isso é tendencia.
BMW de 95 era aro 15", alfa romeo era aro 15", assim como o Omega...
luiz sle escreveu: Sistema de freios bem cuidado + pneus mais largos. 195 65 14" contra 175 70 13" é uma bela diferença!
Luiz, TODOS carros deveriam ser assim não acha?
O meu mesmo, está ruim, acha que eu vou abusar deles?
Felizmente tenho inteligência...
luiz sle escreveu: O S/R usa aro 14" e o SL/E 13" aqui em casa, é notória a diferença de aderência com o S/R. Ele assenta melhor nas freadas, isso é fato. Tanta é que se você bombar o pedal de freio consecutivamente ele endurece. E isso pode fazer diferença num momento de pânico. E como eu disse, as rodas muito fechadas não ajudam em nada.
É obvio que há a diferença entre tamanhos de roda, mas mais pelo tamanho da roda do que a largura dos pneus, porque é a mesma tanto no 13 como no 14 originalmente, ou seja, ambos 185.
O que muda na estabilidade é o perfil do pneus e o tamanho da roda, que faz com que o pneu tenha mais área de contato com o chão, isso é matemática.

Agora, me desculpe Luiz, mas não dá para comparar seu S/R com o SL/E, o S/R além das rodas, tem a suspensão retrabalhada para a tocada do carro, dizem que o S/R é até mais firme que o Kadett GSi, eu ouvi isso de um cara que tem os DOIS. Então sem parâmetros de comparação...

Agora essa de bombar o freio e ele endurecer???
NUNCA vi isso, e nunca aconteceu isso com o meu... Tem problemas aí... certeza! O meu só faz isso se desligar o motor, aí não tem vácuo, mas é normal, motor ligado, pedal Maciozão...

Me desculpe novamente a sinceridade, mas amizade é assim mesmo, quanto mais intimidade, mais palavrões e xingamentos tem, mas no fim tudo acaba em pizza...

É isso aí, abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

E Ronaldo! Poste mais fotos do teu Monza ai!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

Vinicius so uma coisa. nao é pq nunca aconteceu contigo seria motivo pra eles nao fadigarem. como falei aqui a nossa historia nao pode ser contestada. ou seja falhou com nos ok. e outra coisa 80 km/h qualquer freio freia. tenta colocar 120 e freia ele progressivamente sem travar. duvido que nao nao aguache com deveria, ele vai esquentar facilmente devido o pequeno tamanho e peso.
vrsilva escreveu:Nesse ponto que vocês estão colocando, o freio do monza original, freia MUITO BEM... Não entendo essa "pegada esportiva" que falam, meu vocês andam a 140km/h em vias de 60km/h????
Acho que não né?
cidade nao né. estrada a 140 e aparece um lesma na tua frente o que tu faz? acelera mais ou freia? :lol:
vrsilva escreveu:E outra, a eficiencia de um freio ser bom é, PARAR O CARRO, SÓ!!!
resumiu assim? nao é so isso rsrsrs. esqueceu o desgaste? esqueceu o fading? esqueceu aquecimento? nao é so freia.

reparem que os que escreveram aqui sao a maioria que nao aprova 100% os freios do monza e so 2 acham normal. bom eu tb nao contesto oque vcs alegam. pra mim so tem um coisa que passa pela cabeça voces nao colocaram esses freios em modo severo ainda.

so digo uma coisa. o vectra A foi a resposta de que os freios do monza eram sub dimensionados. se os freio do monza 236mm fossem bom de fato teria no vectra A como o Ronaldo me falou ontem. e concordo plenamente. ambos carros sao identico tecnicamente falando.

so pra aliviar. pra efeito de comparaçao de freios maiores o vectra GT 4 furos 280/270mm com 1250kg de 80 a 0 faz em 28metros. imaginem o 5 furos 288/286mm com 1150kg. vale apena investir nos freios. gostei muito do resultado pratico. nao estou comparando com o monza ok. é so pra ilustrar o poder de frenagem desse sistema :smt023
Responder