luiz sle escreveu:Pessoal, o freio tem limites. Algumas pessoas dirigem acima do propósito com que foram colocados, assim como eu. Não é culpa do freio em si, ele até cumpre bem o papel dentro da sua categoria, mas poderia ser melhor pelo porte do carro. Vejam que mesmo na época o freio perdia em eficiência para os concorrentes.
Concordo Luiz, porém em pouco mais de 20 anos com monza em casa, nunca achamos o limite do freio do monza, tanto eu como meu pai, e até meu irmão, ninguém dirige como "senhorzinho" todos lá andamos no fluxo do carro, meu irmão usou o monza verde que eu tinha antes de mim, ele usou aquele carro por uns 4 anos, e meu irmão é daqueles que acelera, acelera, e quando o carro da frente para, ele só freia em cima, vive colado na traseira dos outros, e NUNCA o freio do monza abriu o bico, várias vezes andando com ele, nunca bateu, e tinha momentos que dava desespero de ver a maneira que ele dirige.
Meu pai não é igual assim, não anda colado nos carros, porém anda chutado, por incrível que pareça, eu sendo o mais novo, sou o que dirijo mais tranquilo em casa, mas dirijo tranquilo só quando a rua está sem movimento, quando não tem transito, aí eu embalo o monzão e vou curtindo do delicioso conforto dele. Na hora do rush tenho que acompanhar os carros.
Já dirigi com 5 adultos no monza, e NUNCA senti o freio fadigar da maneira que vocês falam, claro que pode acontecer, mas nos MEUS monzas nunca da maneira que descrevem, mesmo cheio de pessoas. É OBVIO que, é necessário uma pressão maior no pedal, mas não de abrir o bico.
luiz sle escreveu:
Tudo bem que a diferença fosse de meio metro? Pra mim não, meio metro dentro da traseira de outro carro é muita coisa! Uns 20 centímetros pelo menos afunda.
Luiz, me desculpe a sinceridade mas, você fala que dirige esportivamente, o freio do MEU monza segura freiadas TRANQUILAMENTE, uso pneus 185/65/14 Goodyear GPS 3 Sport, bom no seco, só no seco, no molhado patina FACINHO... Aliás não gostei NEM um pouco desse pneu, até o pirelli acho melhor...
Não adianta NADA, condenar o freio se o carro não estiver com pneus bons cara... NÃO ADIANTA...
Pirelli derrapa fácil por ter borracha dura dependendo do modelo, o goodyear tem borracha mais mole, mas o desenho desse meu não é bom pra chuvas.
Já tive Continental esse SIM... Jóia!
Agora estamos falando na eficiencia do freio do monza, vocês falaram que é uma merd@ e que não freia o carro, e que loguinho fadiga, NUNCA aconteceu comigo, já precisei frear bruscamente em rodovias, em ruas, a 60km/h, a 80km/h, em várias situações, lembrando que EU sempre faço isso jogando uma marcha reduzida, motor não serve só para acelerar, serve pra frear também.
Nesse ponto que vocês estão colocando, o freio do monza original, freia MUITO BEM... Não entendo essa "pegada esportiva" que falam, meu vocês andam a 140km/h em vias de 60km/h????
Acho que não né?
E outra, a eficiencia de um freio ser bom é, PARAR O CARRO, SÓ!!!
Se ele anda uns metros a mais que outro, NÃO SIGNIFICA QUE SEJA RUIM, estão confundindo as coisas, isso é característica de cada modelo, até carros da mesma marca e sistema de freio igual, terá essas diferenças.
Agora Luiz, se você ainda não aprendeu a frear o monza meu amigo... se um dia você bate na traseira de um carro, a culpa não é do freio que não segurou, e sim sua que andou colado, ou não andou atento ao transito...
Me desculpe Luiz, mas não tem como ser o sistema de freio o responsável, ele não corrige suas cagadas, o ABS TALVEZ???
Já parei meu monza a 60km/h em questão de uns 3 metros por que o anta da frete freou em cima do carro da frente dele, veja bem, eu PAREI o carro, porém o carro de trás, um vectra CD, MESMO COM ABS, não parou o carro do japonês, porque? Porque estava desatento, mais veloz que eu... ou seja, o carro não corrige a cagada do motorista...
Se você anda "esportivamente" da maneira que falam, deveriam manter uma distancia ESPORTIVA do carro da frente... é bom sabia?
luiz sle escreveu:
Pelo peso e cilindrada do carro o mínimo que deveria ter saído de fábrica era aro 14" e pinças maiores. As rodinhas 13" do Monza pesam muito pra isso e, Carlos, talvez seja esse o diferencial.
TODOS carros da época eram aro 13", só os considerados esportivos tinham 14", isso foi até meados de 95, NO BRASIL. Só apartir disso que os carros passaram a ser 14" nos sedãs, e 15" nos sedãs só em 2000 mais ou menos, e olhe lá.
Pra você ter uma ideia o Ford Focus era aro 15" até o modelo anterior, o modelo atual é 16", na mesma categoria tem o vectra GTX que já tinha 17" de série.
Isso é tendencia.
BMW de 95 era aro 15", alfa romeo era aro 15", assim como o Omega...
luiz sle escreveu:
Sistema de freios bem cuidado + pneus mais largos. 195 65 14" contra 175 70 13" é uma bela diferença!
Luiz, TODOS carros deveriam ser assim não acha?
O meu mesmo, está ruim, acha que eu vou abusar deles?
Felizmente tenho inteligência...
luiz sle escreveu:
O S/R usa aro 14" e o SL/E 13" aqui em casa, é notória a diferença de aderência com o S/R. Ele assenta melhor nas freadas, isso é fato. Tanta é que se você bombar o pedal de freio consecutivamente ele endurece. E isso pode fazer diferença num momento de pânico. E como eu disse, as rodas muito fechadas não ajudam em nada.
É obvio que há a diferença entre tamanhos de roda, mas mais pelo tamanho da roda do que a largura dos pneus, porque é a mesma tanto no 13 como no 14 originalmente, ou seja, ambos 185.
O que muda na estabilidade é o perfil do pneus e o tamanho da roda, que faz com que o pneu tenha mais área de contato com o chão, isso é matemática.
Agora, me desculpe Luiz, mas não dá para comparar seu S/R com o SL/E, o S/R além das rodas, tem a suspensão retrabalhada para a tocada do carro, dizem que o S/R é até mais firme que o Kadett GSi, eu ouvi isso de um cara que tem os DOIS. Então sem parâmetros de comparação...
Agora essa de bombar o freio e ele endurecer???
NUNCA vi isso, e nunca aconteceu isso com o meu... Tem problemas aí... certeza! O meu só faz isso se desligar o motor, aí não tem vácuo, mas é normal, motor ligado, pedal Maciozão...
Me desculpe novamente a sinceridade, mas amizade é assim mesmo, quanto mais intimidade, mais palavrões e xingamentos tem, mas no fim tudo acaba em pizza...
É isso aí, abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.