Gasolina comum, aditivada ou premium?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
vrsilva
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por vrsilva »

Eles fazem isso aproveitando dos carros Flex, quem vai sofrer serão os carros que não são flex, carros importados sem modificações, como bmw e mercedez por exemplo.
Sem falar que eu acho que isso é jogada de governo pra subir o preço do alcool, acho que eles querem é ferrar as usinas de alcool...

Se fosse realmente por questão de poluição, eles tomariam outro rumo, pois carro a gasolina com alcool misturado, acaba por gastando mais e poluindo mais do que se fosse gasolina 100% pura, ou se eles ainda aumentassem a porcentagem de alcool na gasolina pra reduzir o valor da mesma, e até incentivando as usinas a aumentarem suas produções, aumentando o numero de empregos nessas regiões, mas passa muito longe disso, é tudo interesse de $$$ dos corruptos malditos...
Questão de poluição, na europa os carros mais ecologicos são movidos a diesel, se o governo brasileiro realmente quisesse investir em redução do nível de poluição do ar nacional, eles iriam justamente contra a gasolina apoiando muito e incentivando o uso do alcool... E ainda tem a questão do povão que muitos acham o alcool ruim, que é ruim de manhã, e tals... mals eles sabem que mesmo um carro a gasolina, se tiver turbo, tem necessidade de aquecer o motor por alguns minutos para não dar problema na turbina, que para desligar o motor tem que esperar o mesmo estabilizar a temperatura para não cortar a refrigeração do motor antes mesmo deste baixar a temperatura...
Ou seja, povo brasileiro não está AINDA preparado para o 1º mundo, não adianta nos trazer tecnologia, que a massa da população não ta preparada... infelizmente nosso brasil...
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por RicardoDS »

vrsilva escreveu:Eles fazem isso aproveitando dos carros Flex, quem vai sofrer serão os carros que não são flex, carros importados sem modificações, como bmw e mercedez por exemplo.
Sem falar que eu acho que isso é jogada de governo pra subir o preço do alcool, acho que eles querem é ferrar as usinas de alcool...
A maioria dos injetados não sofre com isso. Quase todos rodam até com E75 sem problemas. (alguns GM, como os VHC a gasolina aceitam até E85).

Problema são os carburados e as injeções antigas, como a MPFI e a EFI do Monza, que não possuem sonda lambda. Essas não se adaptam sozinhas com essa mudança da % de alcool na gasolina.

Gasolina pura não é possível por causa da Octanagem.
O Alcool anidro é misturado com a gasolina para subir a octanagem. Foi uma ótima solução para retirar o chumbo da gasolina, que é extremamente poluente.
Antes de utilizar o Alcool anidro, era utilizado o tetraetilchumbo Pb(C2H5)4 e o tetrametilchumbo, Pb(CH3)4.

Neste caso, não vejo como um retrocesso do Brasil, mas sim uma preocupação ambiental.
Paises que não utilizam alcoois na gasolina, colocam chumbo.
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por Rafaelo »

vale lembrar que a podium tambem tem alcool nela a mesma proporçao. mais tem uma coisa! ela nao é batizada é pura mesmo... ninguem batiza uma gasolina que ninguem utiliza. alias sao poucos os postos que tem ela. ela seria a mais honesta das gasolina.

pra quem roda so final de semana é uma boa ter essa gasolina no carro, nao cria borra alguma. e praticamente zero de carbonizaçao. como alcool devido a alta octanagem.

concordo Vinicius, é tudo questao politica suja, esqueçem esse lance de limpar o meio-ambiente nao existe isso no brasil de ladrao. na europa é usado o biodiesel la sim pensam na natureza, ta na cultura, desde empresas ate as pessoas em casa. eu posso falar disso pq tenho meus parentes que moram e nasceram la e semprem comentam isso. biodiesel aqui nunca que vai ser utilizado pq?
pq tem interesses dos ladroes em vender gasolina batizada é muitooooo simples de intender, ate o mais cego encherga isso rsrsrsr

AH pra quem nao sabe olha só pesquisem ae... nos EUA existem varios tipos de "gasolina" ou gasolina mesmo, todas honestas. E85, E75,E10,E15.... o alcool é o E100% so pra intender, a pessoa escolhe na BOMBA oque quer por no seu carro. vejam isso! é a pessoa que faz a escolha se quer ou nao, iqualzinho a essa selva aqui huaauhauuauhaua ... ditadura comunista.

na europa em alguns países tem o E5 sim praticamente gasolina pura.

RicardoDS escreveu:A maioria dos injetados não sofre com isso. Quase todos rodam até com E75 sem problemas. (alguns GM, como os VHC a gasolina aceitam até E85).
Ricardo, E85 é 85% Etanol e 15% gasolina. E25 25% alcool / 75%gasolina ou atualmente E20. os flex ate pode ser, mais os gasolina taxa padrao sofrem ate mesmo com esses 25% alcool especialmente os antigos
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafaelo, é isso mesmo que escrevi.

A maioria dos injetados atuais aceita numa boa um E75.
No VHC a gasolina cansei de fazer um E85 nas coxas, acompanhei no scanner, nada de faltas, ponto até adiantava um pouquinho. Rodava legal. Melhor que carro flex.
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao concordo. se esta falando de flex que tem taxa alta ok. mais os antigos gasolina nem um pouco rodam em uma boa.

75% alcool em carro gasolina com taxa de 10:1 ou pior antigos como o monza 8,8:1 vao penar muito rodando quase 100% alcool

vo te dar um exemplo nosso omega 3.0 tem uma taxa 9.2, com essa "gasolina" E25 mesmo com 25% de alcool ele fica se pipocando em dias frios na lenta. imagina 75% alcool

outro exemplo é o i30 gasolina se coloca 75% alcool nele nem roda hehehe, agora flex ou gasolina de alta taxa ae o negocio muda. atual ne
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, o motor VHC que saiu no celta, foi muito falando pra essa questão de usar alcool nele, justamente pela alta compressão do motor, como o próprio nome sujere, Very High Compression... nessa época do celta, eu trabalhava em uma micro-empresa que vendia, justamente aparelhos e adaptadores para converesão de gasolina para alcool, era eu que montava os soquetes, e os módulos "flex", o celta era o carro mais facil de converter... nunca deu problema celta com os módulos... Meu chefe desenvolveu o módulo do zero, ele estudou a fundo o que era o sistema de injeção, para poder fazer a correção através do módulo flex, o aparelho era totalmente digital com processadores da motorla, que hoje se chama freescale, o cara é um gênio... Ele colocou no omega dele, 2.2, rodava que nem um capeta no alcool, no aparelho você escolhia, se iria usar 100%, 80%, 70%, 50% ou 25% de alcool, muito top...

Ele chegou inclusive a converter um monza a gasolina que meu pai teve, meu pai rodou sem brincadeira, uns 6 meses com o carro no alcool, só com o chip, que eu mesmo coloquei, depois meu pai tava pensando em vender o carro, e aí eu tirei pra ele, tenho até hoje a memoria guardada pra versão a alcool do monza.

O palio que tive, era o fire fase 1, nele meu pai chegou a colocar 50% de alcool, andava, mas ficou uma verdadeira carroça, e quando precisava mesmo dava falha. Dai ele parou de fazer isso, e o palio nunca mais foi o mesmo, até eu pegar estrada com gasolina premiu com ele, voltou outro carro, economico e andando muito bem... ou seja o alcool fez mal para o motor...

Eu não gosto desse tipo de coisa, eu penso que a engenharia dessas empresas, tem funcionarios dos mais capacitados do mundo, para desenvolver ou aprimorar os motores, os caras não fazem restrições atoa, fato que a injeção faz a correção existe, porém essa correção tem uma margem, e chega um certo ponto que a ECU já não tem mais controle, e cada vez piora...
Carro que é feito pra rodar na gasolina, tem que usar gasolina...

Exemplo, o civic quando "passou" a ser flex, a honda fez uma gambiarra sem tamanho, só pra "lançar" a versão flex, alteraram os mapas e tal, porém a mecanica era a mesma. Resultado: Carro gastão pra caramba, quem tinha o original somente a gasolina e trocou se arrependeu amargamente.
O Fit do meu pai mesmo, a antiga dona dele vendeu pra comprar o flex, ela própria falou pro meu pai, que não valeu a pena, que se arrependimento matasse ela taria morta, pois o fit flex no alcool bebe igual o zeca pagodinho, e na gasosa não chega nem perto do consumo do somente a gasolina... ou seja, carro flex PRA MIM não presta...

E o pior que nem é tão trabalhoso fazer versão de motor gasolina distinta do alcool, eles poderiam manter o mesmo padrão atual de flex, porém trocar o pistão, e remapeamento na central acertado pro alcool, e outro pra gasolina... Simples... a central, é só na hora de gravar a memória, só, o motor é só o pistão... Mas não, o povo quer poder escolher, quer "ter" os dois, e acaba que não tem nenhum deles... pois fica num meio termo ruim, e não num meio termo bom....
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

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vrsilva escreveu: fato que a injeção faz a correção existe, porém essa correção tem uma margem, e chega um certo ponto que a ECU já não tem mais controle, e cada vez piora...
Carro que é feito pra rodar na gasolina, tem que usar gasolina...
sem duvida Vinicius, exite uma margem de autoridade %. na MS por exemplo. exite essas margens pra diversos sensores. o mais conhecido deles é o da sonda lambda % de autoridade no ajuste fino da mistura momentania cargaXrpm. geralmente pra maioria dos motores é 10 a 15% de autoridade na regulagem AF/R. vale o mesmo pro sensor de batida % da autoridade de ajuste do retardo igniçao. e por ae vai.... se colocar 75% alcool em um motor programado 100% pra gasolina vai chegar ao um ponto que a autoridade de ajuste bateu o max e de la nao ajusta mais nada. oque faz perder rendimento,aumentar o consumo e a poluiçao. entao nao adianta socar mais de 30% alcool em um motor gasolina que nao vai prestar é basico isso. ja os VHC muda um pocado devido a alta taxa de compressao que anula muita coisa enganando a ECU(prog) :D mais nao vai enganar uma ECU gasolina e com taxa de gasolina.

um exemplo disso é a relaçao mistura que a sonda vai detectar um AF/R pobre devido alcool demais e regulagem de menos(vazao,ponto,etc) em um motor 100% gasolina(taxa,ecu). onde tem pouco avanço pro alcool. vai ficar fraco o motor, a sonda vai detectar uma mistura fora do padrao pra aquela area de atuaçao do motor PROGRAMADA PRA GASOLINA, a sonda vai corrir atingindo seus 10% de autoridade e morreu ali hehehe. vai fica uma porcaria. por isso que nao é bem assim mete alcool em um motor nao flex que ele vai ficar bom de guiar. quem monta mapa de igniçao,combustivel e especialmente o mapa da sonda lambda AFR sabe muito bem disso. cada combustivel tem um ajuste diferente e uma programaçao especial. exemplo meu motor tem 140 alcool em modo flex. se pegar esses mesmo motor, E100 e uma programaçao mais agressiva podem ter certeza que nao é 140cv que vai ter ali nao, muito mais. o mesmo vale pra gasolina com mizeros 133cv. pega um podium e faz uma programaçao brutal no avanço esse motor rende facil 155cv so na gasolina com taxa 11.5:1. tudo é questao de programação ae que entra a eng mecanica e larga o amadorismo de lado. quer um exemplo disso? veja a captiva com seus 11,7:1 gasolina. o manual fala claramente usem podium por favor :lol:
vrsilva escreveu:Exemplo, o civic quando "passou" a ser flex, a honda fez uma gambiarra sem tamanho, só pra "lançar" a versão flex, alteraram os mapas e tal, porém a mecanica era a mesma. Resultado: Carro gastão pra caramba, quem tinha o original somente a gasolina e trocou se arrependeu amargamente.
sem duvida, TODO sem exceção, ECU+ Eng.Motor monocombustivel é muito melhor que qualquer flex da vida. como expliquei acima, a programaçao alcool é uma coisa. programaçao gasolina é outra. e flex é generico de ambos. nao funciona bem nem um, nem no outro. o I30 é 100% gasolina ainda bem, mais infelizmente a ditadura flex e AT impera infelizmente dificilmente acha um carro mono. carros monocombustivel sao mais economico que um flex na mesma proporçao.
vrsilva escreveu: Ele colocou no omega dele, 2.2, rodava que nem um capeta no alcool, no aparelho você escolhia, se iria usar 100%, 80%, 70%, 50% ou 25% de alcool, muito top...
sim ele fazia é adiantar o grau da igniçao. sem duvida que aumenta a potencia,mais aumentaria mais ainda se tivesse com vazao alcool, AF/R alcool,taxa alcool,curva de avanço pra alcool,etc,etc. o grau de igniçao pra alcool fazia nesse simulador melhorando um pocado.
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

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Rafaelo escreveu:nao concordo. se esta falando de flex que tem taxa alta ok. mais os antigos gasolina nem um pouco rodam em uma boa.

75% alcool em carro gasolina com taxa de 10:1 ou pior antigos como o monza 8,8:1 vao penar muito rodando quase 100% alcool

vo te dar um exemplo nosso omega 3.0 tem uma taxa 9.2, com essa "gasolina" E25 mesmo com 25% de alcool ele fica se pipocando em dias frios na lenta. imagina 75% alcool

outro exemplo é o i30 gasolina se coloca 75% alcool nele nem roda hehehe, agora flex ou gasolina de alta taxa ae o negocio muda. atual ne
Os antigos não. Tem antigo que se passar de 40% de álcool já não sai do lugar.

Mas o Zetec 1.8 16v do Escort é um dos que aceita alcool numa boa. (não 100%, mas passa de 65% tranquilo)
Outro que vai bem, como escrevi alí pra cima, é o VHC a gasolina.

No VHC era curioso:
Ao ligar o scanner, o ajuste de tempo de injeção sempre estava em -20%, e a mistura sempre rica.
Quando colocava álcool, que a mistura ia empobrecendo, ela saia de -20% até quase 20%. Ou seja, tinha muita sobra de bico.
Aí o rabo de galo funcionava assim:
-13 litros de gasolina.
-30 litros de álcool.
Como na época a gasolina tinha aprox. 25% de álcool, essa mistura ficava próxima a um E75~E80.

Com 1 minuto esquentando, saia numa boa.
O VHC a gasolina é doido pra atrasar o ponto, devido a alta taxa (12,6:1), no álcool ele não atrasava quase nada, pois não batia pino.

Exagerei um pouco em falar que ficava igual flex, mas que rodava bem, rodava mesmo.
Álcool a 0,99 cents era uma festa.


Descambou o assunto do tópico, que era gasolina boa x gasolina comum.
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